Desenvolvimento imobiliário próximo a estações de metrô e trem

O Desenvolvimento Orientado ao Transporte (termo originado do inglês Transit Oriented Development – TOD) estimula o crescimento urbano e o adensamento de uso misto, privilegiando distâncias curtas para trajetos a pé e proximidade a estações de transporte com o objetivo de diminuir o tempo de deslocamento diário e melhorar a qualidade de vida das pessoas (Leia mais sobre TOD aqui).  Além da crise trazida pela pandemia da COVID-19, veio também a oportunidade de aprimoramento desse conceito, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo o adensamento de pessoas e favorecendo o modelo de cidades mais compactas.

O conceito de Desenvolvimento Orientado pelo Transporte tem sido muito difundido e implantado em diversas cidades do mundo. No Brasil, o principal exemplo de cidade adaptada ao TOD é a cidade de São Paulo (SP). Em agosto de 2014, foi aprovado o Projeto de Lei 688/13*, Plano Diretor Estratégico, trazendo diretrizes para os Eixos de Estruturação da Transformação Urbana. Dessa forma, a produção imobiliária foi direcionada para áreas localizadas ao longo dos eixos de transporte coletivo público com novas formas de implantação de empreendimentos promovendo melhores relações entre os espaços públicos e privados além de contribuir para a redução dos tempos e distâncias de deslocamentos.

Outro objetivo do projeto era trazer o arcabouço jurídico que possibilitasse reverter o modelo de estruturação urbana e ampliar o direito da população à cidade, reequilibrando a distribuição entre moradia e emprego, por meio de uma estratégia de otimização da infraestrutura existente e potencialização do aproveitamento do solo urbano ao longo da rede de transporte coletivo de média e alta capacidade.

Desenvolvimento imobiliário em São Paulo

A metrópole paulista se adaptou perfeitamente a esse processo e, atualmente, é perceptível o desenvolvimento imobiliário que vem ocorrendo próximo aos corredores de transporte, principalmente próximo às estações de metrô. O movimento já existia e agora deve ser intensificado, uma vez que a pandemia trouxe a necessidade de repensarmos a cidade e a maneira como os espaços se conectam com as pessoas.  A população com maior renda já tem buscado moradia longe de grandes centros e trocado o uso do automóvel pelo transporte público ou mesmo pela bicicleta.

Partindo do princípio que já existe a cultura da utilização do transporte público pelo paulistano, o mercado imobiliário compreendeu que é possível explorar empreendimentos de alto padrão próximos aos corredores de transporte, principalmente estações de metrô na cidade de São Paulo (SP). Isso mostra que o Plano Diretor tem funcionado muito bem, já que tanto o mercado imobiliário quanto os cidadãos têm acatado essa tendência das grandes cidades.

Outras metrópoles

É importante ressaltar que o fato da cidade de São Paulo ter se adaptado ao TOD não significa que essa regra se aplica a qualquer metrópole brasileira. Em País de proporções continentais como o nosso, diverso em muitos aspectos, nem sempre é viável aplicar a mesma solução em locais diferentes.

O processo de adaptação envolve a questão legal de adaptação de Planos Diretores, a cultura do uso do transporte público e, mais atualmente, o comportamento da cidade e das pessoas frente à disseminação do coronavírus. É importante que tanto os governos quanto o mercado imobiliário entendam que essa não é uma questão taxativa, é gradual. Buscar um planejamento urbano eficiente e conectado é um processo longo, porém tende a ocorrer em todo o País e deve ser acelerado pela necessidade de diminuir o adensamento de pessoas criada pela pandemia.

Entendendo a sua cidade

Para promover o Desenvolvimento Orientado pelo Transporte é preciso entender em que estágio a sua cidade se encontra. Como está a relação da população com o transporte público e a infraestrutura? E a legislação, já está de acordo com as novas tendências?

É importante que os governos e os investidores estejam atentos às mudanças necessárias aos Planos Diretores e às questões culturais e particularidades de cada cidade/região, inclusive as especificidades do clima para que esse desenvolvimento faça sentido.

A experiência em inteligência de mercado da Urban Systems pode ajudar, tanto o poder público, quanto o mercado imobiliário a entender em que estágio a cidade se encontra. A consultoria acumula, em seus 21 anos de atuação, mais de 900 projetos, em mais de 700 cidades analisadas, em diferentes segmentos imobiliários e de negócios, contando com ampla experiência para auxiliar as prefeituras a desenvolverem esse planejamento de forma equilibrada e eficiente.

Para o mercado imobiliário a Urban Systems, por meio de pesquisas de mercado, mostra as tendências e ajuda a dimensionar a demanda para a exploração dos empreendimentos próximos aos corredores de transporte.

Quer saber mais sobre TOD e como implantar esse modelo na sua cidade? Fale com a Urban Systems!

André Cruz, diretor de planejamento urbano da Urban Systems

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