Destaques do Connected Smart Cities 2022
A cidade de Curitiba (PR) foi a 1ª colocada do Ranking Connected Smart Cities 2022, o Selo Connected Smart Cities foi uma grande novidade e os diversos temas das palestras do evento atraíram atenção do público para a busca de melhorias e soluções para as cidades brasileiras
O Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), recebeu a 8ª edição do Connected Smart Cities, que ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2022, sendo os dois primeiros dias presencialmente, e o último dia de forma online. Os eventos de Abertura e Apresentação do Ranking Connected Smart Cities & Mobility 2022, no primeiro dia do CSC 2022, também contaram com transmissão ao vivo pelo Youtube, e você pode ver novamente.
A edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities, principal iniciativa do setor de cidades inteligentes do Brasil, destacou as cidades mais inteligentes e conectadas do País. A vencedora da edição 2022 foi a cidade de Curitiba (PR), que foi seguida pelas cidades de Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), ocupando o 2º e o 3º lugar, respectivamente. Você pode acompanhar os resultados completos do Ranking CSC 2022 clicando aqui. Além disso, publicamos um texto destacando os primeiros colocados da edição 2022, tanto de forma geral quanto pelos 11 eixos temáticos abordados: indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
Imagem: Thomaz Assumpção e Willian Rigon na Abertura do Connected Smart Cities 2022
E os vencedores por eixo temático foram: Curitiba (PR), na categoria Empreendedorismo; Santos (SP) em Urbanismo; São Paulo (SP) em Mobilidade e Acessibilidade; Meio Ambiente foi para Balneário Camboriú (SC); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança foi vencida por Balneário Camboriú (SC).
Selo Connected Smart Cities
Já no dia 5 de outubro, segundo dia do evento, foi apresentada ao público a grande novidade da edição 2022 do Connected Smart Cities, o Selo Connected Smart Cities, que visa incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes.
A premiação do Selo ocorreu nos seguintes níveis: Ouro, Prata, Bronze e Aspiracional. As cidades vencedoras foram: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), São Paulo (SP) e Recife (PE), no nível Ouro; Mogi das Cruzes (SP), Tubarão (SC) e Goiânia (GO), no nível Prata; Campo grande (MS), Niterói (RJ), Caxias do Sul (RS), Foz do Iguaçu (PR), Jundiaí (SP), São Caetano do Sul (SP), Osasco (SP), São Luís (MA), Lucas do Rio Verde (MT) e Blumenau (SC), no nível Bronze; Primavera do Leste (MT), Pato Branco (PR), Quatro Barras (PR), Amargosa (BA), Suzano (SP), Rio Branco (PR), Jaguariúna (SP) e Palhoça (SC), no nível Aspiracional.
Imagem: Entrega do Selo Connected Smart Cities à Prefeitura de São Luís (MA)
Painéis Connected Smart Cities e Air Connected
Variados assuntos foram abordados durante os 3 dias de evento nos painéis do Connected Smart Cities 2022 e Air Connected pelos mais de 320 painelistas convidados, que realizaram apresentações em 77 painéis, nos 12 palcos simultâneos, para um público de quase 3.300 participantes do evento, incluindo profissionais, representantes de governos, parceiros, empresas, autoridades, entidades e o público em geral, que prestigiou as atrações. Além disso, o evento também teve 53 patrocinadores e expositores, além de mais de 170 rodas de negócios agendadas, onde foi possível debater sobre diversos temas e apresentar soluções entre empresas, municípios e demais atores do setor.
Os 12 painéis, divididos entre Connected Smart Cities e Air Connected, envolveram e debateram temas para o desenvolvimento de cidades inteligentes, buscando o melhor para a população e cidades brasileiras. E para ficar ainda mais interativo e tendo sinergia com o público, em cada palco era possível que o público enviasse suas dúvidas que foram respondidas pelos palestrantes integrantes de cada palco.
Imagem: André Cruz em painel do Air Connected 2022
A Urban Systems, correalizadora do evento e responsável pelos estudos do Ranking Connected Smart Cities, esteve presente em alguns dos painéis do evento. Nos painéis do Connected Smart Cities, Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing, foi mediador e palestrante do painel sobre A importância da utilização de indicadores para Gestão Pública; Paulo Takito, Diretor e Sócio Fundador, palestrou sobre Parceria público e privada (também) na elaboração de diagnósticos e plano estratégico para cidades; já Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems, foi mediador e palestrante sobre o tema Empreendimentos imobiliários associados no desenvolvimento de cidades inteligentes e eficientes; E no palco do Air Connected, André Cruz, Diretor de Planejamento Urbano, foi palestrante sobre o tema Integração dos aeroportos na lógica urbana e econômica das cidades brasileiras.
Imagem: Paulo Takito em painel do Connected Smart Cities 2022
Realmente foi um evento incrível. E não se esqueça, a edição 2023 do Connected Smart Cities já tem data e local definidos: 4 e 5 de setembro, novamente no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Acompanhe as redes sociais do Connected Smart Cities e da Urban Systems para saber mais informações. Até lá!
Acesse aqui o relatório completo do Ranking Connected Smart Cities 2022.
Consulte também o Portal Urban Systems elaborado para o Connected Smart Cities, trazendo todos os nossos conteúdos, serviços e soluções para auxiliar no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, clicando aqui.
Os resultados do Ranking CSC, por eixos, região, porte de cidade e por estado, podem ser consultados diretamente na plataforma online e este ano é possível comparar a evolução das cidades entre 2021 e 2022, confira aqui.
Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems