Encerramento dos Encontros Temáticos Connected Smart Cities 2022

Após 11 encontros temáticos com eixos do Ranking CSC, no último dia 02 de agosto aconteceu o encerramento com novidades para a edição desse ano

Os eventos temáticos sobre eixos da edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, aconteceram quinzenalmente, em formato 100% virtual, entre os meses de março e agosto de 2022. Foram 12 encontros onde especialistas, dos setores públicos e privados, debateram os atuais cenários de cada tópico e propuseram soluções para as cidades brasileiras. No último dia 02 de agosto, aconteceu o encerramento dos debates, com os destaques dos eventos anteriores e com a apresentação de novidades em relação ao Ranking CSC.

O encerramento contou com a participação de Vitor Antunes, Diretor de Projetos da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, e Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems, e correalizador do Connected Smart Cities, que apresentou os highlights abordados durante os eixos (você pode conferir os outros textos e vídeos aqui).

Encontros Temáticos

Os encontros temáticos começaram em março, com a discussão dos eixos de Saúde e Educação, que destacaram como o planejamento urbano pode impactar na saúde da população, bem como a defasagem de dados educacionais dos municípios.

Em seguida ocorreu o encontro temático do eixo de Energia, destacando a necessidade de democratizar a distribuição de energia e dificuldade dos municípios em obter dados a esse respeito. No eixo de Empreendedorismo os destaques foram relacionados à importância do incentivo à pesquisa e desenvolvimento.

No eixo de Segurança, o highlight foi em relação ao importante papel da tecnologia na segurança pública das cidades, principalmente com foco na prevenção. O eixo de Meio Ambiente, que traz diversos indicadores, destacou saneamento, distribuição de água e coleta de esgoto, relacionados também ao eixo de saúde, além de áreas verdes com monitoramento e preservação.

Já no eixo de Tecnologia e Inovação, o principal ponto tratado pelos especialistas foi a desburocratização dos serviços públicos, tanto no contato direto com a população quanto na gestão do município. Em Governança, foram tratados assuntos como desempenho dos funcionários públicos, limpeza urbana, entre outros.

Mobilidade, eixo bastante discutido aqui no blog, o destaque foi o planejamento urbano, integração dos modais no transporte, acessibilidade e caminhabilidade das cidades, fatores que impactam também na saúde da população. Sobre Economia, Rigon destacou a importância da diversidade econômica e a Independência do Setor público, que avalia a relação inversa da proporção de emprego no subsetor de administração pública.

O último eixo debatido antes do encerramento foi Urbanismo, relatando que a revisão constante e em prazos inferiores a 10 anos dos Planos Diretores dos municípios é bastante importante para atender às demandas da população e o dinamismo com que acontecem as mudanças nas cidades.

Formulário de Indicadores

Rigon destacou que, atendendo a uma demanda das prefeituras participantes do Ranking Connected Smart Cities, a Urban Systems disponibilizou, na segunda quinzena de julho, o formulário de Indicadores para o Ranking Connected Smart Cities 2022, onde os gestores podem atualizar dados ou indicadores que poderão ser utilizados na Edição 2022 do Ranking. “O objetivo do formulário, que está disponível no site e nas redes sociais da Urban Systems é permitir de forma ativa a participação das cidades na atualização de seus indicadores”. Rigon explicou ainda que, por se tratar de uma pesquisa com coleta e análise de dados, a data limite para as atualizações é o dia 19 de agosto.

O formulário permite que os municípios atualizem os indicadores disponíveis no link, principalmente no que se refere a soluções. Para isso é preciso que o gestor acrescente no formulário os dados/soluções e evidências relacionadas àquelas informações, como notícias veiculadas na mídia ou links.

“O formulário é separado por eixos, no entanto, não é necessário preencher todos os indicadores. É um questionário aparentemente longo, no entanto, o gestor pode focar nos eixos de seu interesse e aqueles em que se têm mais informações e evidências”, explicou Rigon, que salientou novamente a importância de os gestores acrescentarem as evidências relacionadas aos dados, uma vez que são mais de 700 municípios analisados, portanto, para que as informações sejam consideradas na elaboração do ranking precisam estar completas.

Outro ponto do formulário é a possibilidade de que o gestor ainda dê sugestões de indicadores para o Ranking CSC 2022. Além disso, também é possível consultar a edição anterior tanto no site da Urban Systems como na Plataforma Conected Smart Cities.

Selo de Boas Práticas em Cidades Inteligentes

Uma grande novidade é o Selo de Boas Práticas em Cidades Inteligentes, lançado como projeto piloto em 2022. “Nos últimos anos percebemos que algumas condutas municipais têm trazido excelentes resultados e externalidades positivas não de forma setorizada, mas de forma global para as cidades inteligentes”, explicou Antunes.

Entre essas práticas estão condutas como elaboração de planos de metas e iniciativas discutidas com a sociedade, questões da política nacional de cidades inteligentes, questões organizacionais, ou seja, como a cidade trabalha o tema de cidades inteligentes, são iniciativas que acabam não sendo mensuradas nos resultados e indicadores. “As cidades poderão se inscrever e pleitear esse reconhecimento demonstrando e compartilhando as boas práticas nos seus municípios”.

O formulário para o novo selo deve ser lançado nas próximas semanas, por isso, acompanhem as redes sociais, sites e portais da Urban Systems e do Ranking Connected Smart Cities.

Connected Smart Cities & Mobility 2022

A 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility será entre os dias 04 e 05 de outubro, em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Frei Caneca. Já no dia 6 de outubro o evento acontece em formato somente digital, integrado à 3ª edição do AirConnected. A programação já está disponível no site https://evento.connectedsmartcities.com.br/

É possível assistir a todos os encontros temáticos, na íntegra, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

 

Compartilhe

Post a Comment