Encontros temáticos Mobilidade, Economia e Urbanismo

Os eventos temáticos sobre eixos da edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta continuam acontecendo quinzenalmente e em formato 100% online. No texto de hoje abordaremos os últimos três encontros que trataram dos temas de Mobilidade (realizado no dia 21 de junho), Economia (ocorrido no dia 05 de julho) e Urbanismo (ocorrido em 19 de julho)

Os eventos temáticos reúnem entidades, especialistas, sociedade civil e setor público para pensar, propor e desenvolver novos indicadores para o Ranking Connected Smart Cities em 2022, a fim de construí-lo de forma colaborativa.

Todos os encontros são gratuitos, basta se inscrever, assistir e participar ao vivo, interagindo com os palestrantes e apresentadores. A série continua até o dia 02 de agosto, com o fechamento dos encontros (saiba mais).

Mobilidade

A Mobilidade nas cidades foi profundamente afetada e modificada pela pandemia da COVID-19, impactando diretamente na vida nas cidades e qualidade de vida das pessoas. Portanto, é um assunto constantemente discutido por especialistas, atualmente, e bastante abordado aqui no blog. O evento que tratou do eixo de Mobilidade, aconteceu no dia 21 de junho, utilizando como base de discussão a cidade de Joinville (SC), representada por Marcel Virmond Vieira, Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável do município. Também participaram do encontro Haydée Svab, Secretária da subcomissão da ABNT/CEE-268 e Carlos Eduardo Souza, Responsável e-city da Enel X.

Vieira, Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento de Joinville (SC), destacou que a gestão da cidade está atenta quanto aos indicadores e a posição da cidade no Ranking CSC, uma vez que os benefícios são muitos, desde a qualidade de vida na cidade até a atração de investimentos. Joinville ficou em 8º lugar no eixo Mobilidade do Ranking Connected Smart Cities de 2021. Para trazer resultados, a Prefeitura focou no desenvolvimento ordenado e sustentável incentivando o intercâmbio educacional, cultural e crescimento econômico, por meio de profissionais experientes na gestão pública e com grande conhecimento acadêmico.

Atualmente a gestão está concluindo a atualização do plano viário do município, por meio da contratação do consórcio Nipon, que está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Administração e Planejamento no desenvolvimento do plano viário, com previsão de conclusão ainda para 2022. O Plano tem foco nos próximos 30 anos e trata de acessibilidade, previsão de crescimento populacional, de empresas, além da ocupação nos bairros. O Secretário destacou também que foram selecionados 23 trechos de vias em 16 bairros nas margens de rios, aproximadamente 21 km de qualificação urbana.

O transporte público, o acesso a esse transporte, as ciclofaixas, e a importância do levantamento/atualização de dados sobre mobilidade para balizar o desenvolvimento, também foram lembrados pelos especialistas. O Ranking Connected Smart Cities se utiliza de diversos indicadores para avaliar o eixo de Mobilidade, entre eles: a proporção de automóveis por habitantes; a idade média da frota de veículos; a relação de ônibus x automóveis; as ciclovias; o acesso ao aeroporto; o transporte rodoviário; os veículos de baixa emissão; o bilhete eletrônico para o transporte público; os semáforos inteligentes; outros modais de transporte coletivo e a taxa de mortes em acidentes de trânsito.

Economia

Economia foi o tema do décimo Evento Temático 2022 do Ranking CSC, realizado no dia 05 de julho trouxe, novamente, o Secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville (SC), Marcel Virmond Vieira e Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas (SP).

No Eixo de Economia os especialistas destacaram a importância da desburocratização e apoio para a criação de empresas, bem como para a abertura de cadastros no MEI (Microempreendedor Individual). Tanto a Prefeitura de Joinville (SC) quanto a de Campinas (SP) têm projetos nesse sentido. Além disso, os palestrantes abordaram a importância de um arcabouço jurídico, ou seja, leis municipais, que possam dar apoio aos pequenos, médios e grandes investidores.

Um projeto de destaque citado por Adriana Flosi, de Campinas (SP), é o ‘Americas Girls Can Code’ (Garotas Americanas podem Codificar, em tradução livre do inglês). Se trata de um programa de cursos e lives de tecnologia, somente para meninas e mulheres, com programação gratuita. A iniciativa é coordenada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada das Nações Unidas para inclusão de meninas em programação e tecnologias digitais e que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.

O eixo de Economia tem 14 indicadores no Ranking CSC. De acordo com os estudos conduzidos pela Urban Systems, um dos indicadores é a Independência do Setor público, que avalia a relação inversa da proporção de emprego no subsetor de administração pública, indicando o dinamismo econômico, a capacidade da cidade em atrair empresas e, consequentemente empregos, principalmente em áreas que estão crescendo, como tecnologia e inovação. Além disso, a Empregabilidade, que é a relação de empregos por habitante, crescimento de empresas de tecnologia e crescimento de MEIS (Microempreendedor Individual) também são avaliados.

Urbanismo

Ocorrido em 19 de julho, o encontro de Urbanismo do Ranking Connected Smart Cities trouxe o Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica da Prefeitura de Hortolândia (SP), Junior Prataviera, O Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí (SP), Sinesio Scarabello Filho, a Consultora associada da SPIn Doutora da Escola Politecnica da USP e Comissão da ABNT, Iara Negreiros, além de Willian Rigon, pesquisador responsável pelo Ranking Connected Smart Cities.

Além dos destaques das cidades de Jundiaí e Hortolândia neste estudo, e em outros, os representantes da cidade comprovaram a conexão existente entre os eixos que tornam uma cidade mais inteligente, ao trazerem exemplos e estratégias de planejamento urbano em suas cidades, lincadas com os eixos de energia (com PPP de Iluminação Pública, Telegestão e geração de energia fotovltáica), mobilidade (com planejamento de novas vias, asfaltamento, transporte público e conexão intermunicipal), meio ambiente (com desenvolvimento de infraestrutura de saneamento e acesso a água), dentre outros.

Willian Rigon comentou sobre os projetos da Urban Systems que aliam Planejamento Urbano e Mobilidade, com os exemplos recentes de projetos realizados em Fortaleza, Natal, dentre outras cidades, que aderem aos conceitos de TOD (ou DOT em português: Desenvolvimento Orientado ao Transporte) e LVC (Land Value Capture).

Por fim, foi lembrado que além da participação das cidades na sugestão dos novos indicadores, as mesmas poderão atualizar alguns dos indicadores de suas cidades por meio de formulário liberado durante a semana no Portal Connected Smart Cities (clique aqui). Colabore!

É possível assistir a todos os encontros temáticos, na íntegra, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities, aqui. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site.

Se você tem alguma sugestão para indicadores do eixo Mobilidade, Economia ou Urbanismo, conte para nós aqui embaixo, ou envie sua sugestão para: contato@urbansystems.com.br.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment