Governo do Estado retoma os leilões e concessões com a publicação do Edital do Parque Caminhos do Mar

O Instituto Semeia contou com a Urban Systems para a elaboração do estudo de demanda que faz parte do edital recém lançado.

As parcerias público-privadas e concessões são importantes instrumentos para que os gestores públicos possam promover melhorias em espaços e serviços públicos, driblando a falta de recursos que predomina em todas as esferas administrativas. No dia 18 de setembro de 2020 o Governo do Estado de São Paulo retomou a pauta dos leilões e concessões com a publicação do edital de concorrência internacional 01/2020 do Parque Caminhos do Mar.

O edital de concessão* consiste em um projeto de delegação de atividades de ecoturismo, visitação e de uso público de parque estadual, por um período de 30 anos. A ganhadora deverá implantar atrações e serviços, realizar restauros nos monumentos históricos e fazer a gestão da visitação. Em contrapartida, poderá explorar serviços de ecoturismo e uso público. A modalidade é de concorrência internacional, vencendo o certame quem oferecer o maior valor de outorga fixa. O total em investimentos mínimo por parte da concessionária deverá ser de R$ 11 milhões, sendo R$ 5,5 milhões nos três primeiros anos.

O parque está situado entre duas das maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo e Baixada Santista), com grande potencial de visitação em um percurso de 8 km. Com natureza exuberante e monumentos históricos tombados, construídos em 1922, a concessionária será responsável pela restauração destes monumentos, que já contam com os projetos executivos aprovados e poderão ser explorados comercialmente.

As empresas já podem se inscrever e o leilão irá acontecer no dia 04 de novembro às 9h, em sessão pública no Palácio dos Bandeirantes.

Elaboração do edital

Para elaborar um edital que promova interesse e viabilidade, tanto para o poder público quanto para o privado, os órgãos públicos podem contar com o auxílio de instituições e equipes técnicas especializadas para a estruturação e elaboração de projetos competentes. Nesse caso, o Instituto Semeia – organização sem fins lucrativos que trabalha para o aprimoramento da gestão dos parques – contratou a Urban Systems para a elaboração do estudo de demanda que faz parte do edital.

Estudos de demanda bem fundamentados são importantes para dar mais segurança aos investidores e ao governo do potencial de atratividade do parque, em especial, às unidades cuja visitação ainda não está consolidada, como é o caso do Caminhos do Mar. A partir dos estudos é possível compreender com maior precisão o número de visitantes e o quanto de receita aquele atrativo pode gerar ao longo dos anos.”, comenta Victor Hugo Costa, gerente de projetos no Instituto Semeia.

O estudo trata do perfil socioeconômico, comportamental e de mercado oferecendo às empresas participantes da concorrência oportunidades de exploração e investimentos em melhorias que trarão retornos futuros tanto para a população, quanto para a concessionária.

“O objetivo do estudo era entender quais elementos podem ser agregados ao parque para transformá-lo em um equipamento atrativo, aumentando sua visitação, que hoje ainda é muito baixa. Como resultado, temos um rol de serviços e equipamentos, alguns obrigatórios listados no edital, e outros que poderão ser analisados pelos concorrentes e desenvolvidos pela concessionária vendedora. Para chegar neste desenho, a Urban Systems realizou um estudo de demanda apoiado em uma pesquisa quantitativa com 600 pessoas na Região Metropolitana de São Paulo”, explica Leandro Begara, diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems.

 Sobre o Instituto Semeia

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para as brasileiras e os brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida.

São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país.

Webinar Semeia

No dia 8 de Outubro Leandro Begara, diretor de inteligência de mercado da Urban Systems estará presente em um webinar junto com Elias Cavalcante Filho  da BRL Parcerias, para discutir sobre estudos de demanda no contexto de estruturação das parcerias em parques, realizado pelo Instituto Semeia, clique aqui e assista a transmissão.

Clique aqui e saiba mais informações sobre o estudo de demanda do Parque do Caminhos do Mar.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

*Fonte:

Edital de Licitação

Compartilhe

Post a Comment