Grupo Baumgart divulga criação de bairro planejado em São Paulo

Com um ambicioso projeto de desenvolvimento imobiliário chamado Cidade Center Norte, o Grupo participará da criação de uma importante nova centralização na capital paulista.

O grupo Baumgart detentor da Vedacit, Expo Center Norte, dos shoppings Center Norte e Lar Center inicia, em 2022, um grande e moderno projeto imobiliário que será responsável pela criação de uma importante nova centralidade na Zona Norte de São Paulo (SP). Em uma área contínua de 600 mil metros quadrados, existe um grande potencial construtivo a ser desenvolvido com prédios comerciais e residenciais, arena para shows e eventos esportivos, lojas, restaurantes, além de um polo de saúde e educação, que pode reunir pelo menos uma universidade, uma área para consultórios e um hospital. Além disso, o grupo também pretende ampliar o Shopping Center Norte e o Expo Center Norte

“Um primeiro ponto a se considerar é a importância desse projeto para o Grupo. Somos pioneiros na Zona Norte de São Paulo, com a fundação da Vedacit em 1936. Estamos na terceira geração desta família empreendedora que tem, entre outros objetivos, o de iniciar um novo ciclo de desenvolvimento urbano na região”, pontuou Flavio Fernandes, diretor-presidente da Cidade Center Norte. .

Segundo Fernandes, a ideia é utilizar melhor a área já existente na região e integrar as estruturas do grupo. “Integrando os shoppings existentes, a Expo Center Norte, ampliar esses negócios e implementá-los por meio de um importante desenvolvimento imobiliário no entorno será importantíssimo e trará diversos impactos para a cidade e Brasil todo”, comentou.

Foto: Divulgação

Centro de entretenimento

O Centro de Entretenimento, construído em parceria com a WTorre Entretenimento, previsto no local será o maior da América Latina, com arena para shows, eventos esportivos, hotel e restaurantes temáticos, que trarão novos moradores para a região além de visitantes de toda a cidade e País, inclusive do exterior se considerarmos as feiras e exposições realizadas no Expo Center Norte.

O complexo será desenhado primordialmente para shows, com um lugar delimitado para o palco, e poderá ser convertido em ginásio para esportes como basquete, UFC, hóquei e patinação no gelo. O espaço poderá receber até 18 mil pessoas nos eventos esportivos e 25 mil durante os shows.

Outro detalhe importantíssimo desse projeto é a interligação com o Terminal Rodoviário Tietê – que também tem uma estação de metrô –, o maior do País. “O terminal está a 300 m do empreendimento, no entanto não existe segurança viária para essa travessia, portanto iremos viabilizar, junto ao poder público, essa interligação para facilitar ainda mais a locomoção e a chegada das pessoas até a Cidade Center Norte”, disse.

Fernandes também destacou a importância da existência de uma área como essa em uma zona nobre da cidade, com diversos potenciais de utilização. “Uma área como essa é raríssima em São Paulo. Por isso a cidade se tornou um lugar onde utilizamos muito carro, e pouquíssimos lugares que trazem integração total com residências, áreas verdes, área comercial, saúde, educação, centro de entretenimento, tudo no mesmo lugar, em uma distância onde é possível fazer tudo caminhando”.

Foto: Divulgação

Fases do projeto

Atualmente o projeto está na fase de pesquisas de mercado e adequação, com novos conceitos e demandas, revalidando a tipologia dos produtos imobiliários, tanto residenciais quanto comerciais. Parte deste estudo está sendo conduzido pela Urban Systems que está avaliando as alterações no cenário macroeconômico, político e em relação ao comportamento de consumo (imobiliário ou não) das pessoas, gerados principalmente pela questão pandêmica.

A Urban Systems vem trabalhando com o grupo desde 2015, com estudos de demanda, viabilidade, potencial de mercado, de expansão e desenvolvimento imobiliário desenvolvidos nos anos de 2015, 2016, 2018 e, agora, em 2021.

“Poderia dizer que é o primeiro projeto de grande porte na região da Marginal Tietê que faz jus a característica econômica que este eixo da cidade de São Paulo representa, pois ali é um eixo de comunicação Leste-Oeste da capital e também com saída para o interior de São Paulo, caracterizando como um grande centro para imantar um desenvolvimento urbano qualificado, que hoje fica muito concentrado na região Sul de São Paulo, e que a gente entende que este eixo da marginal carece de projetos com estas características”, aponta André Cruz, diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems.

Para 2022 está previsto o início oficial do empreendimento, com a ampliação do Shopping Center Norte, possível expansão do Expo Center Norte, início da construção de hospital e do centro de entretenimento, além da etapa inicial do desenvolvimento imobiliário, provavelmente até o final de 2022.

Fernandes explica que muita coisa terá início em 2022, no entanto esse é um projeto de longo prazo, separado por diversas fases. Pelas projeções, serão entre 10 e 15 anos para a construção de todas as etapas do plano.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

1 Comment

  • saulo
    24/01/2024

    São Paulo esta carente de arenas para grandes eventos, espero que a construção acontece logo. Quero muito assistir os eventos nessa nova arena. Tive a oportunidade de ir ao jogo da WNBA no Scotia Bank área foi incrivel estrutura 100% completa desde a alimentação ao transporte tudo no mesmo lugar, metro e trem.

Post a Comment