CSul Lagoa dos Ingleses cria nova centralidade e diversificação de usos para a Região Metropolitana de BH

Localizado no entorno da Lagoa dos Ingleses o CSul é o maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina com empreendimentos residenciais, comerciais, industriais, culturais e de lazer

São aproximadamente 28 milhões de m² de área total, 10 milhões de m² de área a ser urbanizada, 60% do território preservado em terreno natural, 120 m² de área verde por habitante (o que corresponde a seis vezes mais de área verde por habitante do que a Região Metropolitana de Belo Horizonte), mais de R$ 2 bilhões em investimentos e 80 mil potenciais empregos. Os números falam por si e mostram porque o projeto CSul Lagoa dos Ingleses se destaca como o maior projeto de desenvolvimento urbano da América Latina.

Maury Bastos, CEO do Grupo CSUL Desenvolvimento Urbano, comenta como surgiu a ideia do projeto “O projeto surgiu através de um estudo feito pelo grupo controlador onde foi identificado a necessidade de diversificação econômica e de crescimento urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde nós definimos que a região da Lagoa dos Ingleses apresentava o maior potencial para o desenvolvimento da RMBH (Região Metropolitana de BH). ”

Bastos explica ainda sobre quais são os riscos de um projeto de longo prazo e como minimiza-los “Além de ser um projeto de grande porte e ser de longo prazo nós temos uma infinidade de riscos que precisam ser mitigados e isto é feito através de pesquisa, muita pesquisa, muito estudo do comportamento da região, do comportamento da população, do comportamento da economia e com isto a gente consegue planejar tendo uma linha mestra ao nosso Masterplan, ou seja, nós temos toda uma região pensada para um desenvolvimento nos próximos 30 anos e que ao longo do tempo nós ajustamos os projetos de acordo com o desenvolvimento econômico do país como um todo.”

O projeto está localizado no entorno da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), e contempla infraestrutura de lazer, habitação e trabalho, focado nos conceitos de sustentabilidade, tecnologia e mobilidade. A CSul Desenvolvimento Urbano, trouxe um novo olhar para a centralidade sul, transformando a região a partir do incremento de novas atividades econômicas de forma sustentável e planejada.

Estudo

Desde 2014, após a aquisição de áreas na região, a CSul vem desenvolvendo o seu Masterplan, criado pelo escritório do renomado urbanista Jaime Lerner, para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida, com a possibilidade de morar e trabalhar na mesma região, diminuindo o fluxo de grandes deslocamentos para as metrópoles.

Foi também entre agosto e outubro de 2014, que a Urban Systems realizou estudos de vocação imobiliária e potencial de mercado identificando mix de produtos e elaborando o dimensionamento de demanda, contribuindo assim com o Masterplan por meio de estudo detalhado de toda a região com destaque para os polos de desenvolvimento já existentes, o que ajuda a mitigar riscos para os investidores. O projeto é todo pensado na criação de uma nova centralidade, atraindo serviços, trabalho, moradia e lazer.

Maury Bastos, destaca sobre a importância do estudo realizado “a Urban Systems é nossa parceira desde o início das tomadas de decisões do projeto, os trabalhos realizados pela Urban Systems foram a base com as informações e pesquisas qualitativas que puderam nos dar as informações necessárias que nos auxiliaram na tomada de decisão tanto do investimento como do planejamento que está sendo realizado para aquela região como um todo.”

Trata-se de um planejamento voltado para a qualidade de vida, sustentabilidade e mobilidade urbana de longo prazo tanto do Estado, que se inspirou também no PDDI – Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI), e no Plano Diretor da cidade de Nova Lima (MG).

Pilares

A empresa CSul Desenvolvimento Urbano destaca em seu portal  que todo o desenvolvimento do CSul Lagoa dos Ingleses está diretamente relacionado aos pilares: Sustentabilidade, Pessoas, Planejamento e Desenvolvimento, além de Inovação e Tecnologia.

A sustentabilidade está relacionada à preocupação com o presente e ao compromisso com o futuro, que se manifestam no cuidado com aspectos ambientais, ecológicos, econômicos e sociais. Em relação às pessoas, o CSul destaca-se por criar uma centralidade voltada paras as pessoas, independente de faixa de renda, trazendo trabalho, moradia, natureza, lazer e comodidade, com foco na melhoria da qualidade de vida. O planejamento e desenvolvimento do projeto são dinâmicos, apresentando desenvolvimento ordenado, com conceitos modernos e visão clara dos objetivos, passando por adequações e melhorias constantemente. E, é claro, o bairro traz inovação e tecnologia, se tornando um ambiente propício para projetos transformadores, propostas únicas e mentes criativas. Um ponto de encontro para empresas inovadoras, preparadas para o futuro.

Quando perguntado sobre como o projeto Lagoa dos Ingleses tem atravessado todas as transformações e instabilidades macro econômicas do Brasil, Maury explica “Uma vez que nós tivemos o conceito do masterplan finalizado nós passamos a acompanhar isto através de novas pesquisas e novamente a Urban Systems é um importante parceiro do projeto para que a nós possamos acompanhar de perto, não só a modificação da região, mas também entender todo o contexto macro econômico do nosso entorno para que o projeto ao longo do tempo se ajuste a realidade de cada momento. Com isto nós conseguimos maximizar os projetos planejando o que vai ser feito nos próximos anos de uma forma muito mais assertiva. ”

Futuro

Nos últimos anos, a empresa vem firmando importantes parcerias comerciais e atraindo para a Lagoa dos Ingleses grandes investidores interessados no futuro desse projeto. Entre os marcos está a construção do Shopping Navegantes, que tem entre suas lojas âncoras a rede de farmácias Araújo, o Super Nosso, Americanas Express, o complexo do Grupo Cineart com três salas de cinema de última geração e diversos outros serviços.

Para além das atividades de comércio e serviços, o projeto vem consolidando na região um polo de biotecnologia, focado em indústrias limpas. Entre os exemplos estão a BiotechTown, a Biomm, Biocom e a Visontech além de outras que já estudam a região para se implantarem nos próximos anos. A CSul possui ainda parceria com a PUC Minas para instalação de um campus universitário na região nos próximos anos, com foco principalmente em cursos das áreas de saúde e tecnologia, fortalecendo ainda mais este polo.

“Nosso último empreendimento foi a BiotechTown, um projeto inovador no qual a CSul é parceira da Codemig e da Fundpar. Levamos para lá o 1º cluster de biotecnologia com laboratório de última geração preparado para pesquisas e desenvolvimento de produtos. A BiotechTown subsidia dentro deste ambiente 10 novas start ups de biotecnologia, isto faz com que vários outros projetos de biotecnologia acabem indo para aquela mesma região. Tudo isto fruto de muito trabalho, muita pesquisa e estudo prévio.” explica o CEO do Grupo CSUL Desenvolvimento Urbano. Em maio de 2021, a CSul Desenvolvimento Urbano, em parceria com a prefeitura de Nova Lima e a Bravo Motor Company anunciaram a produção do primeiro sistema de veículos elétricos para o transporte público do estado de Minas Gerais. A instalação do Parque Industrial Colossus Cluster ocorrerá na região noroeste da cidade de Nova Lima, próximo à BR-040, uma das principais rodovias do país. A área onde a fábrica será implantada faz parte do Masterplan do Projeto CSul Lagoa dos Ingleses.

Maury conta ainda quais são os próximos lançamentos “Nós devemos ter ainda este ano de 2021, um próximo condomínio de alta renda unifamiliar, onde temos uma demanda gigantesca na expectativa do lançamento. Hoje já temos quase o dobro de reservas já feitas antes do lançamento. Na sequência nós devemos lançar um novo empreendimento comercial de uso misto que vai transformar aquela região em um grande polo de gastronomia e de lazer . E em seguida devemos lançar junto com o grupo RKM os primeiros empreendimentos verticais de alta renda da Lagoa dos Ingleses.”

O Masterplan do projeto CSul Lagoa dos Ingleses está alinhado com o Plano Diretor de Nova Lima, que tem como objetivo definir o crescimento da cidade para os próximos anos, visando ordenar o seu desenvolvimento econômico e social, de modo que integre todas as regiões do município, levando em consideração as características de cada lugar e a preservação do meio ambiente.

A Urban Systems conta com metodologias exclusivas e customizadas para a consultoria e estudos e inteligência de mercado para todas as etapas do planejamento e desenvolvimento de um patrimônio imobiliário.

Quer saber mais sobre a estruturação de bairros planejados? Fale com a Urban Systems.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment