Mercado imobiliário busca opções além do Sudeste para investimentos

Estudo da Urban Systems identificou oportunidades de investimentos no Nordeste e auxiliou no plano estratégico e desenvolvimento da incorporadora nordestina Moura Dubeux

Antes da pandemia da COVID-19 o mercado imobiliário vivia um momento de bastante otimismo em todo o País, principalmente na região Sudeste que tradicionalmente concentra a maior parte dos lançamentos de imóveis. Foi nessa fase de otimismo que a incorporadora Moura Dubeux, com sede em Recife (PE) e atuação nos estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, solicitou estudo de mercado e demanda para a Urban Systems com o objetivo de nortear suas estratégias de lançamentos e desenvolvimento.

“Naquele momento sentíamos muita dificuldade em obter dados consistentes sobre o mercado das principais cidades do Nordeste, faltava referência e também informação aos investidores. Muita gente via o Nordeste como mercado exclusivo para produtos para a classe econômica o que não é a realidade da nossa empresa. Então com a ajuda do estudo da Urban Systems, percebemos que existia uma grande demanda e potencial de mercado a ser explorado”, comenta Diego Villar, CEO da Moura Dubeux.

Paulo Takito, sócio diretor da Urban Systems, explica que o estudo realizado em 2019 avaliou as principais cidades do Nordeste e identificou potencial de mercado muito grande para a região. “Percebemos que havia uma demanda reprimida e uma lacuna no mercado deixado por incorporadoras do Sudeste que deixaram de atuar no Nordeste, oferecendo oportunidades para as empresas regionais como a Moura Dubeux atuarem”, explicou.

Mercado Nordestino

Após a conclusão do estudo, em 2020, o mercado viveu momentos tensos em função da pandemia de coronavírus. No entanto, mesmo nesse período recessivo, a Moura Dubeux não abandonou a sua estratégia e a agressividade no mercado. Além das estratégias para longo prazo, o estudo foi a base para a oferta pública inicial (IPO) e a incorporadora estreou na bolsa em fevereiro de 2020, com muito sucesso. Hoje a Moura Dubeux, é a única incorporadora do Nordeste com ações na B3, a bolsa de valores brasileira.

Villar destaca que, mesmo durante a pandemia, os lançamentos da empresa têm sido muito bem aceitos. “Percebemos que os dados do estudo se comprovaram, considerando a facilidade com que vendemos nossos lançamentos. Além do estudo, sabemos que o fato de sermos uma empresa bem colocada na nossa região, com bastante conhecimento da demanda e cultura do Nordeste, nos ajudam nesses momentos de inconstância do mercado”, comentou.

Segundo estudo divulgado em 2020 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)*, foram vendidas 34.019 unidades residenciais na Região Nordeste, ante 22.719 em 2019, representando aumento de 49,7%. O volume significa 18% do total nacional, de 189.857 unidades. Trata-se do segundo maior índice de crescimento anual, atrás apenas do Norte (50,1%) e o terceiro maior volume de comercialização, seguindo-se ao Sudeste (95.720) e Sul (38.160). Olhando apenas para os números do mercado nordestino, porém, é possível identificar forte tendência de recuperação: no primeiro trimestre, registraram-se 4.019 lançamentos.

Segundo Villar, atualmente os lançamentos estão focados, principalmente, em imóveis destinados à segunda residência ou moradia na praia. “Nos últimos meses lançamos três projetos nesse modelo e todos tiveram suas vendas esgotadas em menos de 24h”, concluiu.

Precisa de um planejamento de longo prazo ou um estudo para priorizar o desenvolvimento patrimonial de sua empresa? Fale com a Urban Systems.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Fonte:

Blog Jamildo

Compartilhe

Post a Comment