Primeiro bairro planejado de Manaus alia boa infraestrutura, preservação ambiental, lazer e desenvolvimento

O Parque Mosaico em Manaus deverá atender diversas faixas de renda com o objetivo de democratizar a qualidade de vida e encurtar distâncias

De acordo com a Mixcon, incorporadora responsável pelo desenvolvimento do Parque Mosaico, a sua criação partiu da premissa de que todo agrupamento urbano deve ser encarado como um organismo vivo, plural, pulsante, dinâmico, envolvente e vibrante. O projeto, que teve estudos desenvolvidos pela Urban Systems, especialista em bairros planejados, traz para Manaus a experiência de uma área urbanizada de maneira planejada, organizada, com a preocupação da preservação da natureza e convívio saudável entre as pessoas.

Sua área de construção é de 2,5 milhões de m², e foi projetado para ter 100 mil moradores quando todas as etapas forem concluídas. O núcleo habitacional está situado na zona centro-oeste, abrangendo os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versalles e Tarumã. O empreendimento é da Mixcon Incorporadora, em parceria com a DPC Empreendimentos*

O objetivo do bairro é promover a qualidade de vida unindo diversas faixas de renda. As primeiras unidades foram entregues, em 2020, com ruas pavimentadas, guias extrusadas (tipo americana), calçadas largas, ciclovia, arborização dupla nas calçadas para propiciar sombreamento e um corredor de cores, faixas de pedestre elevadas no nível das calçadas, bem como o paisagismo.

Desde a entrada principal, o Parque Mosaico foi pensado para oferecer facilidade de acesso e fluidez ao tráfego, seja este feito de carro, bicicleta, a pé, ou de transporte coletivo. A praça destinada ao plantio que será realizado pelos próprios moradores e a trilha para caminhada são algumas das atitudes sustentáveis do Parque Mosaico. Outras estão previstas: vegetação nativa, vagas para carros elétricos, acessibilidade e educação ecológica.

Galeria e Associação

O Parque também possui uma galeria de grafites a céu aberto com a temática ambiental na entrada do bairro, dando vida à paisagem urbana. A ideia é que as obras de arte se integrem ao conceito sustentável do projeto, que contará com um grande parque ecológico de cerca de 730 mil m², dentro da área do futuro bairro, localizada na zona Centro-Oeste da cidade, entre os bairros Planalto, Lírio do Vale, Jardim de Versalles e Tarumã. A construtora deve entregar mais de 13 mil unidades, ao longo dos dez anos de projeto do Parque Mosaico.

Outra novidade é que foi criada a Associação Parque Mosaico Amazônia para os seus moradores. O objetivo é dar poder de decisão aos moradores em questões chave para o desenvolvimento do bairro e da cidade. Por meio da Associação será possível que os moradores se unam frente ao Poder Público para pedir investimentos necessários para que o bairro seja cada vez mais completo.

Urban Systems

Em 2014, a Urban Systems realizou o estudo de vocação imobiliária, dimensionamento de demanda e cenário de risco de mercado para o projeto de bairro multiuso no vetor de desenvolvimento na cidade de Manaus para a Mixcon incorporadora. O estudo resultou na estruturação de produtos e dimensionamento de demanda para segmentos de residencial vertical, horizontal, área de varejo, educação, saúde, lazer e serviços. Empreendimentos que devem ser implantados nas próximas fases do projeto.

Os produtos foram dimensionados sob o conceito de uso misto e bairro planejado, considerando ainda as questões de sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Trata-se de um bairro com múltiplos usos para ser uma extensão equilibrada da cidade. A proximidade do aeroporto e a construção de todas as tipologias previstas no projeto trazem um novo vetor de desenvolvimento para a região. Um grande projeto urbano que se deriva em uma série de outros projetos imobiliários. Com alta densidade demográfica e grande concentração de renda, todas as vertentes desse cenário proporcionam condições favoráveis para o investimento”, explica Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.

Está pensando em planejar um novo bairro planejado? Conte com a Urban Systems para os estudos de inteligência de mercado, para entendimento de produtos, faseamento e valor do projeto.

Para conhecer mais sobre o Parque Mosaico, acesse aqui.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Fonte:

A crítica.com

Compartilhe

2 Comments

  • SERGIO AUGUSTO MAGALHAES DE SOUZA
    11/05/2021

    Essa notícia é de 2019. É preciso saber se o projeto ainda está em andamento. Sou morador da cidade de Manaus e há tempos não ouço nada a respeito.

Post a Comment