Nos detalhes que fazemos a diferença
Após 33 meses do seu lançamento, o Blog da Urban Systems conta a partir de hoje com 200 textos publicados, um feito que deixa sua equipe cada vez mais empolgada, pois como notamos, o dinamismo de canais de comunicação, a criação e desaparecimento deles é cada vez mais rápida, ora pelo esvaziamento de conteúdo, ora pela falta de periodicidade de publicação e consequente fuga da audiência.
Trabalhando sobre o lema de transformar conhecimento em resultados, todas as áreas da Urban Systems atuam com foco na solução, buscando não apenas trazer conhecimento, informações e dados, mas propiciando direcionamento para projetos, planejamentos e negócios.
Diferenciais desde o princípio
Atuando com inteligência de mercado, desde o período anterior ao Google Maps, período em que ilustrar a realidade das cidades em mapas era um diferencial para empresas e desenvolvedores imobiliários que não tinham a facilidade de acesso deste tipo de informação geográfica, a Urban Systems mesmo destacando-se pela qualidade de suas análises espaciais, ainda assim oferecia sempre algo a mais aos seus clientes, com análises cruzadas, segmentadas e qualificadas dos espaços urbanos ou rurais, considerando dinâmica de pessoas e negócios.
O conceito de cidade mental, oriundo de autores internacionais, são usados pela Urban Systems desde os seus primórdios, considerando que apesar da espacialização geral de estabelecimentos, imóveis, serviços e demais usos da cidade, cada perfil de público-alvo em cada região de uma cidade, “consome” espaços de forma diferente, e o entendimento dessa forma de consumir e utilizar a cidade são primordiais para o sucesso de um empreendimento ou novo negócio na cidade.
Um bairro com ampla oferta de mercados e supermercados pode ser classificado, de forma genérica, como um bairro que atende às necessidades de seus moradores ou usuários (pensando em demanda residente ou flutuante), mas ao adentrarmos em segmentos desse público, ou aos seus nichos, a oferta existente pode ser insuficiente ou inexistente, para público de mais alto poder aquisitivo, ou menor poder aquisitivo, para público de nicho que consome orgânico por exemplo, para público flutuante de passagem que necessita de consumo de conveniência, dentre tantos outros recortes de demanda possíveis.
Assim, avaliar as cidades ou regiões apenas de forma geográfica e quantitativa, nunca foi suficiente para a Urban Systems e o olhar segmentado e qualitativo, trazem o diferencial do entendimento da dinâmica dos públicos-alvo de projetos e negócios avaliados.
Dinamismo das cidades
Outra questão importante, mas relegada a segundo plano por empresas e investidores imobiliários é o dinamismo das cidades e o risco de se aplicar a mesma lógica ou modelo para todas as cidades analisadas ou diferentes segmentos estudados.
No conceito de Lógica Urbana, a Urban Systems desde seus primórdios investiga a cidade de forma a compreender a espacialização de pessoas e negócios, considerando ainda seus fluxos, suas barreiras e seus vetores de crescimento, que em verdade não determinam uma radiografia da mesma ou uma foto, mas permitem compreender a dinâmica de uso das cidades, e assim, melhor definir conceitos de área de influência, índice de captura, eixos de expansão atual e futuro, e outros insumos que tornam cada análise única e mais assertiva em termos de entendimento de oportunidades e riscos ao negócio.
Assim, o que se entende por estudo de potencial de mercado em uma praça, para um determinado segmento imobiliário, pode ser completamente diferente do mesmo objetivo de estudo, em outra praça em similar ou diferente segmento de estudo, pois o objetivo da Urban Systems não é entregar análises, mas direcionar negócios e mitigar os riscos de investimentos.
E muito mais…
A consultoria de risco ou o estudo para desenvolvimento de negócio é muito mais do que geomarketing, pesquisa de mercado, ou uma análise de inteligência de mercado. Ela tem como objetivo atender às diferentes necessidades em cada oportunidade, trazendo respostas que podem se utilizar de metodologias ou etapas de pesquisa e inteligência, mas visam o direcionamento de negócios, para que saiam do papel em seu melhor formato e tempo.
Com experiência não apenas no estudo, mas também na elaboração de etapas de investigação e avaliação de patrimônio, estruturação e desenvolvimento de produtos, análises de viabilidade financeira, elaboração de planos de negócio, seleção de parceiros, definição de branding, estruturação de comercialização de produtos no mercado B2B, roadshow de negócios e estudos de projetos de longo prazo (patrimonial, concessões e PPPs) em diferentes segmentos de mercado, a Urban Systems tem internalizado conhecimentos aplicados de forma direta em seus mais de mil projetos realizados, com foco no sucesso de cada cliente.
Mais do que entender como cidades e mercados funcionam, olhamos para frente para identificar como estes se comportarão à medida que as cidades se inovem ou se transformem, acolhendo os novos projetos e produtos estudados.
Piscina de ondas, sênior living, shopping outlet, residencial de estudantes, turismo de experiência, PPPs de saneamento, Parques Tecnológicos, projetos de segunda residência, projetos inovadores, mudança de mix de shopping center, mobilidade nas cidades, receitas acessórias, concessão de parques, lojas de conveniência, strip mal, planos estratégicos, expansão de mercado, mudança de localização, projetos multiuso, novas centralidades, bairros planejados, smart cities, planos de mobilidade e urbanismo e muitos outros que são tendências e a Urban Systems auxiliou desenvolvedores e investidores a implantar com sucesso nestes últimos anos.
Olhar para frente e reduzir riscos de negócios é a nossa especialidade. Então, como podemos juntos utilizar nosso conhecimento em seus resultados?
Conteúdo elaborado por Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems