Residencial para locação: um segmento em expansão

O número de aluguel de imóveis vem crescendo constantemente e, hoje, aproximadamente 20% dos brasileiros vivem em apartamentos ou casas alugadas. Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)*, em maio de 2019, dos 71 milhões de domicílios existentes no Brasil em 2018, 12,9 milhões eram alugados. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua)* e revelam um aumento de 5,3% em comparação com 2017.

Entre 2017 e 2018, o aumento de residências alugadas foi observado em todo o País, mas varia de estado para estado. A elevação mais expressiva foi de 5,8% na região Sudeste. Atualmente, 20,5% de todos os domicílios situados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo são alugados.

No Brasil, quem mais explora esse mercado são os micros e pequenos investidores. Pessoas que, após realizarem o sonho da casa própria, adquirem outros imóveis para alugar e se utilizar dessa renda. Porém o número crescente de pessoas em casas ou apartamentos alugados, mostra que esse é um mercado em expansão e com a possibilidade de novos modelos de negócio.

 Tendência internacional

O mercado de locação no Brasil é bastante pulverizado, não existe um grande player no setor que detenha centenas ou milhares de imóveis para locação. No exterior, principalmente na Ásia, Europa e América do Norte, existem grupos investidores no mercado de locação há muito tempo.

Por exemplo, nos Estados Unidos são comuns as moradias para estudantes, que, muitas vezes, pertencem a fundos de grandes empresas. E não são apenas os residenciais para estudantes, mas para famílias também, existem empresas que detêm 15 mil, 30 mil apartamentos/casas para aluguel, que constroem prédios ou condomínios inteiros com olhar de exploração exclusiva do mercado de locação.

A tendência internacional desse modelo de negócios começa a atrair olhares no Brasil e investidores começam a buscar junto a Urban Systems estudos sobre o potencial desse mercado. Com a queda nas taxas de juros, vivemos um bom momento para investir e buscar novas opções de investimento.

Vantagens

Muitos proprietários de imóveis para aluguel já viveram problemas relacionados à manutenção, relacionamento com inquilinos ou inadimplência. Um empreendimento como este pode trazer vantagens e menos dor de cabeça já que traz diversas opções de participação. Por exemplo, uma empresa constrói um prédio apenas para aluguel e, em vez do investidor comprar uma unidade, é possível comprar uma participação no fundo de investimento que trará a rentabilidade do aluguel sem o trabalho de gestão e custos de manutenção.

Esse tipo de negócio pode ser feito tanto por grupos de investidores quanto por uma grande empresa. A maior tendência é que seja uma grande empresa que tenha por trás grupos de investidores, dessa forma a empresa irá assumir com maior facilidade os cuidados e a burocracia do empreendimento.

Mudança no perfil urbano e comportamental

Além do nicho específico para estudantes ou idosos, mercados potenciais no Brasil, é possível também explorar prédios ou condomínios para famílias voltados à locação. Também observamos uma grande mudança no perfil comportamental e urbano das pessoas nos últimos anos. Atualmente, para decidir como e onde morar as pessoas consideram a mobilidade e facilidade de mudança um fator importante.

Não é mais tão comum alguém pensar em comprar um imóvel para viver a vida toda. Com as mudanças de emprego e viagens constantes, as pessoas cada vez mais priorizam viver próximas ao trabalho e preferem ganhar tempo para usufruir de uma vida melhor do que ter uma propriedade longe e ficar no trânsito. Nesses casos o aluguel é uma ótima opção, uma vez que existe uma facilidade de mudar de moradia conforme altera o seu perfil familiar ou local de trabalho.

O mercado de locação deve se estruturar brevemente no Brasil. Prova disso é o sucesso de aplicativos e sites, voltados para locação. Como o Airbnb, no caso de aluguel de curta duração, ou o Quinto Andar para as locações tradicionais.

A facilidade em encontrar um imóvel, alugar, pagar e até assinar o contrato virtualmente vai de encontro a essa mudança de comportamento atual.

Se quiser saber mais sobre como entrar no mercado de locação no Brasil e soluções para o seu negócio procure a Urban Systems.

Paulo Takito, sócio diretor da Urban Systems

*Fonte: https://bit.ly/323AG0z

 

Compartilhe

Post a Comment