O Ranking Connected Smart Cities e a importância de debater indicadores

O Ranking Connected Smart Cities (CSC) chegou em sua quinta edição e a divulgação dos resultados finalizados em 2019 aconteceu em São Paulo (SP), nos dias 17 e 18 de setembro, com a presença de autoridades, representantes de empresas nacionais e internacionais. O estudo, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) e o resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

O ranking é composto por 11 principais eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Esses indicadores permitem que gestores públicos, administradores e outros atores importantes conheçam a situação existente e caminhos a seguir em busca do desenvolvimento sustentável. Os dados do ranking contribuem para planejar, acompanhar, avaliar, comparar e melhorar o desempenho das cidades ao longo do tempo.

A versão 2019 continua inovando e traz a incorporação de conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil se tornando ferramenta importantíssima tanto para gestores públicos, quanto para investidores e para a academia.

Capital Humano

Para José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), a discussão sobre indicadores e cidades inteligentes está avançando no Brasil. Ele destaca o pioneirismo da Urban Systems em abordar o tema.

“Há 20 anos, quando o tema era praticamente desconhecido por aqui, já fazia parte dos nossos debates. Nessa época já buscávamos vocações e resgates culturais analisando as cidades. O objetivo sempre foi fazer com que as cidades se planejem, busquem e mantenham seu capital intelectual e humano. As perguntas que temos levantado atualmente nos apontam que a solução está nas pessoas. O grande segredo para o desenvolvimento sustentável não é só a tecnologia, mas também as áreas social e humana”, comenta.

Referência

A urbanista, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Larissa Campagner, destaca que os rankings como o Connected Smart Cities são fundamentais para entendermos e planejarmos o desenvolvimento das cidades.

“É muito importante falar sobre cidades inteligentes, principalmente a partir do levantamento feito pela Urban Systems que tem uma metodologia científica muito rigorosa. Embora seja um conceito ainda novo no meio acadêmico, já temos cursos de graduação que trabalham esse tema. Acredito que o CSC e outros indicadores disponibilizados pela Urban Systems estão se tornando referência não só para a aplicação desses dados, mas também para pesquisas acadêmicas”.

Acesse aqui o Estudo completo do Ranking Connected Smart Cities e conheça também as outras publicações baseadas em indicadores que a Urban Systems elabora anualmente, apresentando visões de negócios das cidades brasileiras.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment