O Rio de Janeiro entra em uma nova fase de crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário - Urban Systems - Blog

O Rio de Janeiro entra em uma nova fase de crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário

Afirmação é de Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, ao participar do GRI Rio 2025, em Copacabana

Líderes do mercado imobiliário do Rio de Janeiro e do país trocaram insights importantes sobre tendências e outros temas do GRI Rio 2025, realizado no dia 27 de março, no JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, em Copacabana. E a julgar pelos dados observados pelos participantes, entre eles de Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, é possível afirmar que o Rio de Janeiro entra em uma nova fase de crescimento da economia, especialmente no setor imobiliário.

O evento, organizado pelo GRI Club, contou com as presenças de autoridades, incorporadores, gestores e investidores, além do prefeito Eduardo Paes, que deu as boas-vindas aos participantes. Entre os temas discutidos, potencial para novos desenvolvimentos, aquisições e vendas de ativos, além do apetite por investimentos nos segmentos residencial, corporativo, hoteleiro e de shopping centers.

“Investidores animados com a performance imobiliária, novos empreendimentos surgindo, especialmente no Centro, e hotelaria batendo recordes históricos de rentabilidade. O prefeito Eduardo Paes apresentou as ações para melhorar a atratividade da cidade e lembrou que o Rio teve um upgrade nos últimos dois anos, atraindo mais turistas brasileiros e estrangeiros com diversidade de atrações para lazer, entretenimento e negócios. Todo mês tem algum grande evento acontecendo no Rio, não é só Carnaval e Reveillon”, destaca Paulo Takito.

O executivo ressalta o esforço da administração municipal de qualificar o Centro do Rio. “O Prefeito Eduardo Paes tem essa visão de otimizar o uso do Centro que oferece excelente infraestrutura. Nesse sentido, o Masterplan Centro do Rio, estudo que desenvolvemos para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e para a prefeitura em 2023, é um grande marco. O masterplan é um estudo sólido que a prefeitura tem para dar sequência a essa estratégia de valorização e de recuperação do Centro”, observa Takito.

Nessa esteira de projetos que enaltecem o Centro, o sócio-diretor da Urban Systems indica os projetos da Cury, no Porto Maravilha, com mais de 5 mil unidades lançadas, e o retrofit do edifício A Noite. Com obras já iniciadas pela Azo Inc., 97% das unidades foram vendidas à Brookfield que pretende alugar os imóveis*. “A Azo é uma empresa paulista que acredita no potencial do Rio. Portanto, essa visão de que a cidade está bombando não é só do carioca. Ouvi muitos depoimentos de incorporadores falando do sucesso de vendas de seus empreendimentos e já adiantando detalhes dos projetos que estão em andamento para 2025-2026. O mesmo cenário pode ser observado no ramo da hotelaria, com taxas de ocupação nunca vistas antes”, conta Takito.

Esse otimismo nos mercados imobiliário e turístico tem dois motivos principais, na avaliação do sócio-diretor da Urban Systems: a retomada dos voos no Aeroporto do Galeão e o calendário de eventos. “A cidade agora tem eventos em quase todos os meses: shows, encontros corporativos e com líderes internacionais, entre outros. Tudo isso fomenta a economia, gera renda e faz a cidade se destacar em épocas que antigamente eram de baixa para o turismo”, lembra Takito.

O executivo diz ainda que fica orgulhoso em saber que tudo que a Urban Systems estudou e planejou em 2023 está, finalmente, acontecendo. “O carioca voltou a acreditar no Rio. O primeiro indicador dessa curva de crescimento é a do carioca que levou a família e o seu negócio para fora da cidade e agora quer voltar. O segundo indicador é ver paulistas e pessoas de outros locais do país querendo investir no Rio. E a terceira será quando os estrangeiros também perceberem esse movimento importante que acontece na cidade. Estou muito otimista!”, comemora Takito.

A Urban Systems oferece auxílio a entes públicos e iniciativa privada por meio de uma consultoria para planejamento urbano integrado e com uma visão de longo prazo, com enfoque no desenvolvimento sustentável e inteligente de cidades e regiões.

Conheça o futuro do Centro do Rio de Janeiro! Acesse aqui o estudo completo.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

*Fonte:

Folha de S. Paulo | Brookfield compra 97% dos apartamentos no retrofit do 1º arranha-céu da América Latina

Compartilhe

Post a Comment