Dois anos de Blog! O que mudou e para onde vamos?

Antes de começar nosso texto, é importante manifestar a alegria da equipe de comunicação da Urban Systems pelo desenvolvimento neste dois últimos anos de um canal de comunicação com o mercado que se manteve atualizado, dinâmico, e muitas vezes, na vanguarda das principais discussões dos setores imobiliários, patrimonial, de planejamento urbano, cidades inteligentes, infraestrutura e tantos outros, em um momento em que cada vez mais a comunicação se torna menos rígida e canais de comunicação nascem e morrem em um intervalo de tempo similar ao intervalo de doses das vacinas contra a COVID-19.

Humor a parte, é notável que nestes dois anos de existência do nosso blog muitos canais de comunicação empresariais foram criados (e encerrados) pelos mais diversos segmentos empresariais, muitos é claro, criados em virtude da pandemia.

Confesso que não achamos dados e indicadores deste fenômeno, e sobre isso a Urban Systems entende bem, mas é notável a quantidade de empresas que criaram blogs, canais no Youtube e podcasts para manterem-se em contato com seus clientes e sua rede de conexões e hoje encontram-se pausados, cancelados ou sem notícias. O motivo? Provavelmente vários. Mas entendemos, pela vida longa e qualidade do nosso blog, que planejamento, equipe dedicada e conteúdo são fundamentais para a permanência das atividades.

A jornada até aqui

Em junho de 2019, quando do lançamento do Blog da Urban Systems, tínhamos como meta trazer conteúdos relevantes e discussões sobre os diversos segmentos em que atuamos, tendo em vista que apesar da boa mídia espontânea que possuíamos, em diferentes canais digitais e físicos, ansiávamos também por poder controlar as pautas e discussões, uma vez que os grandes veículos tendem a defini-la de forma mais restrita. Para quem tem muito a contar, esta situação às vezes é um pouco frustrante…

Queríamos contar sobre nossos estudos e projetos de sucesso. Queríamos discutir novos mercados, como sênior living, residenciais de estudantes, cidades inteligentes, parques tecnológicos etc. Ansiávamos por contar um pouco mais sobre nossos processos, esclarecer sobre modelos de pesquisa, contar o que é a famosa “vocação de mercado”, apresentar os conceitos de TOD e LVC e outras formas de planejamento urbano, além de divulgar nossos eventos e participações para a nossa rede de clientes, parceiros, colaboradores e seguidores.

E o fizemos. Fizemos tão intensamente, que foram quase 150 textos publicados nestes dois anos. Praticamente um texto novo a cada 4,5 dias trazidos ao mercado por meio da atuação dos nossos diretores, colaboradores e equipe de comunicação. Neste período, fomos republicados, compartilhados, plagiados (sim, acontece no mundo digital) e recebemos feedbacks de parceiros, clientes e público em geral.

O Mundo mudou

E em dois anos o mundo mudou, de forma que não foi prevista ou imaginada por nenhum guru ou expert de mercado. O coronavírus (Covid-19) mudou a forma que vivemos e trabalhamos nas cidades, e aqui em nosso blog criamos até uma série especial, para discutir de maneira inteligente o impacto da pandemia nos diferentes setores em que atuamos, trazendo de forma inédita uma abordagem nova para muitos mercados. Neste período, nossos textos duplicaram seu alcance, dado a falta de conteúdo relevante para alguns dos setores abordados.

A pandemia ainda não acabou, mas superamos a crise de 2020, mais uma nestes quase 22 anos de Urban Systems, e seguimos para ajudar no planejamento e desenvolvimento de projetos imobiliários e urbanos nas cidades brasileiras, muito bem estruturados e qualificados para transformar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos em resultados para nossos clientes.

O futuro

E o que esperar do futuro?

Aqui na Urban Systems entendemos e sabemos que a inteligência e a resiliência serão aptidões necessárias para pessoas, empresas, projetos e cidades.

No âmbito da inteligência, pelo Connected Smart Cities, projeto realizado em parceria com a Necta, continuaremos discutindo, propondo e auxiliando as cidades brasileiras a se desenvolverem de forma sustentável (econômica, social e ambientalmente) trazendo qualidade de vida para a população, por meio de planejamento urbano, entendimento de vocações e desenvolvimento econômico, implementação de soluções e claro, auxiliando nos estudos e rankings realizados.

Quanto a resiliência, esta é uma característica da Urban Systems antes mesmo da popularização desta palavra. Nossas equipes, nossos estudos e os projetos desenvolvidos, tem como foco a superação de adversidades e desafios internos e externos para atingirem seu sucesso.

Planejamos, estudamos e dimensionamentos mercados para corrigir problemas, superar adversidades, adaptar projetos e buscar a guinada para um cenário confortável e vantajoso para investimentos e desenvolvimentos imobiliários e urbanos.

Daqui a 2 anos, estaremos aqui novamente para contar sobre a superação da pandemia, para mostrar o resultado do desenvolvimento das cidades brasileiras mais inteligentes, apresentar novos cases e projetos estudados hoje e já lançados com sucesso, acompanhar a evolução dos bairros planejados estudados e estruturados e contar um pouco mais sobre as nossas novas frentes de comunicação.

Enquanto junho de 2023 não chega, vamos nos encontrar semanalmente neste canal (aqui em cima, tem muito link e conteúdo, você já viu tudo?)

Agradecemos a companhia e a parceria.

Quer ver discutido aqui algum tema específico? Fale para nós.

Quer saber mais sobre os nossos estudos? Fale com a Urban Systems.

Willian Rigon é Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado e soluções estratégicas

Compartilhe

3 Comments

  • Valério
    01/06/2021

    É isso aí!!! Como digo sempre: Fé, Força e em Frente, forte abraço a todos.

  • Marcelo Adames
    01/06/2021

    Parabens pelo texto Willian,bem por ai mesmo!

  • alvaro lucas do amaral amaral
    01/06/2021

    WE GO AHEAD! EXCELENTE TRABALHO.!

Post a Comment