Parqville Figueira terá fazenda urbana, agrofloresta e jardins de chuva

Sustentabilidade e contato com a natureza são alguns dos destaques do condomínio fechado lançado pela CINQ Desenvolvimento Imobiliário, a partir de estudo de Potencial de Mercado desenvolvido pela Urban Systems

Aparecida de Goiânia (GO), na Região Metropolitana de Goiânia, irá contar com um condomínio fechado com grandes diferenciais. O Parqville Figueira, empreendimento da CINQ Desenvolvimento Imobiliário, irá contar com agrofloresta, jardins de chuva e fazenda urbana. O empreendimento é o quarto da linha de condomínios horizontais Parqville e foi desenvolvido a partir de estudo de potencial de mercado da Urban Systems.

Segundo informações do portal da CINQ*, o objetivo da linha Parqville é resgatar valores simples, contato com as pessoas e com a natureza. Dos três condomínios desenvolvidos, três já foram entregues, e um está em fase de lançamento, são eles: Parqville Jacarandá, Parqville Pinheiros e Parqville Quaresmeira, todos na Região Metropolitana de Goiânia em Goiás. O Parqville Figueira, será o primeiro a contar com uma agrofloresta e uma fazenda urbana exclusiva para os moradores com plantio de orgânicos. E para 2023 a CINQ prevê mais dois lançamentos do gênero.

De acordo com Eduardo Oliveira, diretor da CINQ, no pré-lançamento do empreendimento, que aconteceu em novembro de 2022, foram vendidas 52% das unidades disponíveis. “O lançamento oficial deverá acontecer nas próximas semanas, em abril. As obras já estão na fase inicial e o empreendimento deve ser entregue em novembro de 2025”, comentou Oliveira.

Imagem: Perspectiva artística do Parqville Figueira 

A sustentabilidade e o contato com a natureza, conforme citamos acima, foi uma preocupação muito grande dos desenvolvedores. Dessa forma, o condomínio prioriza o meio ambiente, trazendo alternativas sustentáveis para uma relação saudável entre as pessoas e a natureza.

Ainda segundo informações da CINQ, partindo da regulamentação do uso de solo disponível nos Planos Diretores dos municípios, cabe aos desenvolvedores imobiliários desenhar territórios que priorizem a convivência entre as pessoas e a natureza, por meio de um processo multidisciplinar, envolvendo diversos atores de desenvolvimento, sempre com a visão de criar uma identidade que faça parte do desenho urbano.

Parqville Figueira

O novo condomínio terá mais de 113.000,00 mil m² de área verde entre praças e APP. Além do contato com a natureza, o Parqville Figueira trará toda a infraestrutura necessária no que se refere à segurança, lazer e esporte.

Além de ronda externa e interna 24h, cerca elétrica e monitoramento por meio de câmeras, a pista de caminhada e a ciclovia não cruzam com as vias de veículos, as ruas são privativas e sem cruzamentos, o parque infantil conta com piso emborrachado e serão construídas ruas exclusivas para pedestres, além de passagens elevadas.

Imagem: Perspectiva artística do Parqville Figueira 

Os moradores também poderão contar com academia, piscina coberta e aquecida com raia de 25 metros para a prática de esportes, espaço pet, duas quadras de tênis, duas quadras de beach tennis, duas quadras de areia para vôlei e Futvolei além de quadra poliesportiva, pista de caminhada na agrofloresta, campo de futebol, dois parques infantis e futebol Society.

A acessibilidade e mobilidade não ficaram de fora. Todas as calçadas são padronizadas, com sinalização, guias americanas e passagem elevada para pedestres. Ou seja, um espaço 100% acessível.

Fazenda Urbana

Um dos diferenciais importantes do novo Parqville é a Fazenda Urbana que, além de possibilitar que o morador tenha disponível mais de 1000 m² destinados ao plantio de orgânicos para seu consumo, contribui para a convivência entre os vizinhos. “Acompanhamos alguns empreendimentos com essa ideia nos Estados Unidos e decidimos trazer para cá, adaptar para a nossa cultura. A localização criou um cenário muito especial de contato com a natureza e com as pessoas”, explicou Eduardo Oliveira.

Imagem: Perspectiva artística do Parqville Figueira 

A manutenção da fazenda urbana será feita por um trabalhador especializado, no entanto, as 295 famílias que vão viver no condomínio poderão participar do plantio. A própria administração do condomínio deverá desenvolver atividades de educação ambiental e alimentação saudável envolvendo os moradores e suas famílias.

De acordo com informações da Revista Exame*, a previsão é de que a fazenda urbana do condomínio produza cerca de 100 cestas de produtos orgânicos por semana, com 10 itens cada. Serão cerca de mil itens (pés de hortaliças) por semana que serão comercializados pela associação aos moradores, a preço de custo.

Agrofloresta e jardins de chuva

As agroflorestas têm aumentado pelo Brasil e se mostram eficientes para restaurar áreas verdes, principalmente próximas aos ambientes urbanos por meio do plantio que produz alimentos. Na agrofloresta do Parqville Figueira será possível encontrar frutas do cerrado, de quintal, junto de árvores nativas que fazem a restauração do ambiente, gerando um equilíbrio ecológico no sistema local. “A agrofloresta foi o primeiro licenciamento de agrofloresta em área urbana no estado de Goiás, então é um grande ativo que iremos entregar para a comunidade”.

Primeiramente serão plantadas hortaliças como: mandioca, pimenta, tomate, banana, alfaces, rúculas, agrião, cenouras, beterrabas, couve-flor, brócolis, couves e outras que precisam receber sol.  Em seguida, as espécies alimentares serão as frutíferas e culturas de meia sombra, que se desenvolvem bem sob as árvores que crescem.

Imagem: Perspectiva artística do Parqville Figueira 

Serão 2.700 mudas plantadas inicialmente, já na fase de obras do condomínio, em uma área de 2,4 hectares. O condomínio conta com duas Áreas de Preservação Permanente (APP), mais quatro Áreas Públicas Municipais (APM), que juntas somam 113.174,16 m².

Outro diferencial ambiental do projeto é a drenagem por meio de jardins de chuva, que são bastante utilizados em algumas áreas urbanas para evitar alagamentos e enchentes. No Parqville Figueira, os jardins de chuva serão integrados ao paisagismo com a função de absorver as águas das chuvas, que retornarão ao seu ciclo natural.

Aparecida de Goiânia

A cidade goiana que receberá o novo Parqville tem a 2ª maior população no estado de Goiás e é um dos principais centros industriais da região. O Turismo e a Cultura também são segmentos importantes na cidade.

O ranking Melhores Cidades para fazer Negócios 2022, elaborado pela Urban Systems, destacou Goiânia e Aparecida de Goiânia, as duas maiores cidades do estado de Goiás, como boas opções para investimentos imobiliários. Na lista, publicada pela revista Exame, a capital está em 6º lugar, e Aparecida aparece na 20ª posição, no que se refere a investimentos do setor imobiliário.

De acordo com o último levantamento, Goiânia manteve sua colocação, e o município de Aparecida, na região metropolitana da capital, saiu da 79ª posição em 2021, para a 20ª em 2022, subindo 59 posições.

O estudo

A Urban Systems desenvolveu, em 2021, o Estudo de Potencial de Mercado para o Parqville Figueira, a ser construído em Aparecida de Goiânia, cidade que teve um rápido crescimento no setor imobiliário graças a diversos novos empreendimentos, além do envolvimento dos setores público e privado. Mesmo que o município possa contar com a contribuição dos diversos atores de desenvolvimento e um Plano Diretor atualizado, para que se desenvolva um empreendimento com mitigação de riscos, é preciso aprofundar mais os dados.

Imagem: Perspectiva artística do Parqville Figueira 

Eduardo Oliveira explicou que a CINQ já havia trabalhado com a Urban Systems em outros projetos. “O foco desse estudo foi testar esse produto antes mesmo dele chegar no mercado, analisar os diferenciais, a aceitação do consumidor, além de definir toda a tipologia e precificação de forma bastante assertiva, facilitando todo o desenvolvimento”. O estudo feito pela Urban Systems nesse caso, identificou quais são os tipos de usos com maior potencial para desenvolvimento, além de analisar os potenciais clientes e públicos.

Segundo Leandro Bergara, Diretor de inteligência de mercado da Urban Systems, o estudo de potencial de mercado elaborado para o Parqville Figueira abrangeu uma investigação bastante completa por meio de levantamento de informações mercadológicas e a realização de pesquisa comportamental quantitativa, com foco no desenvolvimento do produto loteamento residencial, e qualitativa, para o entendimento das oportunidades e potencialidades para formatação de uma centralidade multiuso. “Como resultado, identificou-se excelente potencial de desenvolvimento imobiliário e urbano, que transformará a região da Avenida São Paulo, em Aparecida de Goiânia”, explicou.

Com o estudo, foi possível identificar detalhes a serem considerados para o sucesso do empreendimento, tais como: tipologia, tamanho das unidades, valor a ser praticado e infraestrutura complementar alinhada às necessidades do mercado e da demanda.

Saiba mais sobre o estudo da Urban Systems para o Parqville Figueira aqui.

Clique aqui e conheça mais sobre o Parqville Figueira.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

*Fontes:

Site CINQ

Compartilhe

Post a Comment