Porto Belo (SC) terá o maior bairro parque da região

As obras já estão em andamento e a área já está atraindo investimentos de empresas e instituições de educação. A Urban Systems é a responsável pelo estudo de vocação e demanda imobiliária do projeto.

No início desse ano a Vokkan Urbanismo anunciou a construção de um novo bairro em Porto Belo (SC) que será o maior da região. A obra, que já começou, será feita em etapas, com inauguração prevista para acontecer no próximo ano. Será o primeiro bairro parque de Santa Catarina, que ficará localizado na Avenida Governador Celso Ramos, logo na entrada de Porto Belo. Tudo será feito em etapas: a primeira será concluída em 18 meses, que será a inauguração do parque, com mais de 70 mil m² de área total.

Para que toda essa área fosse aproveitada da melhor forma, a Vokkan Urbanismo contou com a Urban Systems para a realização do estudo de vocação e demanda imobiliária do projeto. Dos 70 mil m², o parque ocupará 20 mil m² com dois lagos de aproximadamente 8,5 mil m², sistema de segurança e vigilância com câmeras de última geração, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica e alongamento, bebedouros, playground, arquibancada e balanços, além de brinquedos para toda a família. Tudo isso circundado por uma área verde de aproximadamente 50 mil m².

A ideia do projeto que, além da colaboração da Urban Systems traz a assinatura do urbanista Jaime Lerner, é agregar no espaço urbano uma estrutura construída com trabalho, lazer e moradia em um único lugar. O parque está sendo construído dentro de uma área útil do projeto do bairro parque, com o propósito de ofertar um espaço para uso comum para as pessoas e depois o desenvolvimento das moradias.

Diferentes usos

O empreendimento trará opções de moradia, comércio e prestação de serviços. Enquanto as obras estão sendo realizadas, alguns investimentos já foram confirmados, como um shopping a céu aberto e um polo de educação com unidades da UniAvan, que vai oferecer cursos de ensino superior, e do Colégio Bom Jesus. Outros serviços de saúde, gastronomia, cultura e entretenimento estão mapeados. A expectativa é que ali sejam gerados 2 mil empregos diretos.

O empreendimento também terá 205 mil m² de espaços residenciais, incluindo apartamentos com até quatro suítes. O parque de Porto Belo é o primeiro de três projetos que a Vokkan pretende construir em Santa Catarina – os outros dois, em Joinville e Navegantes, ainda estão em fase inicial de planejamento.

O estudo

A Urban Systems realizou um estudo de vocação imobiliária na cidade de Porto Belo (SC) e identificou grandes oportunidades de desenvolvimento de empreendimentos de diversos segmentos, desde uma ocupação residencial variada, à equipamentos de comércio e serviços. Essa demanda por produtos diversificados compõem um cenário propício ao desenvolvimento de um novo bairro planejado, que possuirá força de atração superior às ofertas existentes no mercado devido à sua sinergia interna.

“Toda a região do litoral norte catarinense apresenta um cenário de crescimento bastante acima das médias nacionais. O crescimento econômico, de empregos e de renda da região proporcionam oportunidade única de uma demanda pujante e ávida por empreendimentos diferenciados, inclusive que fujam um pouco da verticalização desenfreada que ocorre por lá, e isso pôde ser observado e dimensionado pelo estudo de vocação imobiliária realizado”, conta Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems.

Como resultado do estudo, entendeu-se exatamente a dimensão das demandas por cada tipologia de produto, desenhadas em um bairro completo, equilibrado e que promoverá qualidade de vida para seus futuros moradores e frequentadores, além de segurança para investidores.

Projetos a prova de crise

Considerando o impacto da pandemia de Covid-19 e a vivência de outras crises no Brasil, para que um empreendimento imobiliário seja bem sucedido e passe por todos os desafios desde a sua concepção até a implantação, os projetos têm sido cada vez mais elaborados e com uma visão de longo prazo, dessa forma, é possível mitigar os riscos do projeto.

Segundo Rafael Kirchner, sócio da Vokkan Urbanismo, a partir do estudo de demanda, o produto foi pensado para o benefício de todo o entorno, considerando a sustentabilidade ambiental e o convívio das pessoas nas áreas privadas de uso público.

“O projeto ficou bastante integrado com a área verde, as pessoas poderão contemplar e cuidar desse local. Isso é muito importante e irá impactar diretamente na qualidade de vida não apenas dos moradores, mas também das pessoas de toda a região. Nosso objetivo é integrar esse local à cidade, mostrando que não é preciso morar longe da cidade para morar bem”, comentou.

Todo esse trabalho na criação do projeto já rendeu frutos. Além de toda infraestrutura disponível o Viva Park já trouxe duas instituições educacionais, sendo uma delas de ensino superior, para o bairro, que deverá se tornar um polo educacional com cerca de 7 mil alunos de acordo com Kirchner. Ele lembrou ainda que, no lançamento do empreendimento, que aconteceu no último sábado dia 24 de outubro, todos os lotes foram vendidos em 7 horas.

Você possui uma área com potencial de desenvolvimento imobiliário e não sabe como desenvolvê-la? Entre em contato e conte com a Urban Systems para o planejamento e estruturação de seu projeto!

Confira aqui o programa Urban View que foi ao ar dia 27/10 e contou com a presença do sócio diretor da Vokkan Urbanismo, Rafael Kirchner.

Para conhecer e saber mais sobre o VivaPark, acesse aqui.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment