Ranking Connected Smart Cities 2021 aponta São Paulo como a cidade mais inteligente e conectada do País

A capital paulista manteve sua colocação do último ranking divulgado em 2020 e também conquistou a primeira colocação entre as cidades com mais de 500 mil habitantes

O Centro de Convenções Frei Caneca é a sede da 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do País com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece em formato híbrido, presencialmente, nos dias 01 e 02, e, de forma digital, até sexta, 03 de setembro.

A divulgação dos resultados do Ranking Connected Smart Cities 2021, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil, aconteceu no último dia 01 de setembro, consolidando a cidade de São Paulo (SP) como a primeira colocada, pelo segundo ano consecutivo, no Ranking Geral do Connected Smart Cities, e também entre as cidades com mais de 500 mil habitantes e as cidades na região Sudeste. O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguido por Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES). Na sexta posição está São Caetano do Sul (SP), seguida por Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA). A capital paulista lidera também pelo segundo ano consecutivo os eixos de Mobilidade e Acessibilidade.

Em relação aos demais eixos temáticos, o primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: Vitória (ES); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Niterói (RJ).

O estudo

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, quatro a mais do que a edição anterior. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades. Nesta edição o estudo conta com cinco novos indicadores.

O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (PSDB), cita que os destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities 2021 refletem os investimentos feitos em tecnologia nos últimos anos “Estamos ampliando o acesso à internet e digitalizando serviços de transporte, saúde, educação e negócios. São iniciativas que visam simplificar, facilitar, desburocratizar e ampliar o acesso dos cidadãos e cidadãs a serviços públicos municipais de qualidade, como os mais de 55 mil licenciamentos eletrônicos e automáticos para empresas de baixo risco no último ano.” Comenta o prefeito Ricardo Nunes

Centro financeiro do País, com o maior PIB, São Paulo é uma das cidades mais populosas do mundo. Além da primeira colocação geral no Ranking, São Paulo se destaca em Mobilidade e Acessibilidade, principalmente pela diversidade de modais existentes. A capital é uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público, que permite o pagamento até com PIX.

Também é uma das primeiras cidades a contar com semáforos inteligentes para que haja um trânsito mais fluido. A cidade conta hoje com mais de 600 km de ciclovias, modal inteligente por ocupar menos espaço, reduzir a emissão de poluentes e estimular o exercício e a saúde de seus praticantes, com uma relação de 5,53 quilômetros de ciclovia por habitante. A frota de veículos de baixa emissão passou de 0,06% para 0,1% do total, o que corresponde a quase 10 mil veículos.

Ainda em mobilidade, a população da capital paulista tem, em um raio de 100 km, acesso a 3 dos maiores e mais movimentados aeroportos do país (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), além de contar com transporte rodoviário interestadual para mais de 940 destinos brasileiros.

São 3 polos tecnológicos na capital paulista, percentual de 4,4% dos empregos formais no setor de tecnologia, e 4,5% no setor de educação, pesquisa e desenvolvimento. Em julho de 2021, São Paulo foi apontada como a 2ª melhor cidade da América Latina para empreender. No último mês de junho, a Prefeitura de São Paulo inaugurou o Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, instalado na Praça Victor Civita, em Pinheiros, na Zona Oeste. Este é o primeiro espaço entregue para a cidade, criado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de startups que atuam no setor de tecnologias sustentáveis, por meio de residências, mentorias e acelerações.

Além disso, São Paulo tem 100% da população urbana atendida com acesso a água, 97% com acesso a esgoto, 99,1% atendido com coleta de resíduos sólidos (indicadores de infraestrutura básica, deficiência de muitas cidades litorâneas e capitais), existência de cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado aos cidadãos, velocidade média de 93,7 mbs das conexões de banda larga da cidade, 99,8% da população coberta com sinal de 4G, densidade de banda larga de 88,6 para cada 100 domicílios, agendamento online de consulta na rede pública de saúde, Centro de Controle e Operações (de segurança), independência de empregos do setor público de 85%, e crescimento do número de empregos de 7,68% em 2021.

Neste ano, a cidade de São Paulo destaca-se ainda na 8ª colocação do recorte de Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo e está na 8ª posição em Economia. Educação é o único eixo em que a cidade está fora das 100 mais bem posicionadas. “Nossa cidade é um ecossistema de inovação vivo e em constante desenvolvimento. Vamos fazer de São Paulo um ambiente cada vez melhor e mais inteligente para os negócios e, principalmente, mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas”, comenta Nunes.

Outros destaques

A região Sudeste concentra a maioria das cidades mais inteligentes e conectadas do País: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, e uma do Centro-Oeste também são destaques. A região Norte conta com Palmas (TO) entre as 10 mais em 2021. A capital tocantinense está na 35ª colocação no Ranking Geral.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, São Paulo é a líder.

Acesse aqui à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis aqui

Confira aqui todas as novidades da 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities. 

Vamos discutir indicadores? Inscreva-se aqui e  selecione o tema de interesse e fique por dentro das discussões!

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment