Urban View: Cidades Policêntricas, novas formas de planejar as cidades!

A terceira edição do Urban View que ocorreu dia 1º de setembro, teve a participação de Marcelo Ignations, urbanista e assessor técnico da SP Urbanismo e Igor Melro, diretor comercial da Porte Engenharia. Thomaz Assumpção moderou o debate que teve como tema “Cidades Policêntricas novas formas de planejar as cidades”.

O Eixo Platina, localizado na zona leste de São Paulo, vem mudando a forma de se ver e pensar o desenvolvimento dessa região, com empreendimentos que irão atender as áreas comerciais, residenciais, lazer e entretenimento. Com um projeto tão grande  é necessário realizar pesquisas para ser desenvolvido de maneira correta comenta Igor: “Nas análises que a gente tem feito no departamento de ciência urbana para entender o antes, o hoje e o que pode acontecer mais para frente […] A gente tem percebido que vai gerar um impacto na região, mas não tão grande quanto a gente imagina no longo prazo […] e isso é um trabalho que a gente não conta apenas com o poder público, mas com a participação de outras empresas do setor privado”.

No atual plano diretor de 2014 a prefeitura de São Paulo teve a visão de conectar todas as centralidades por meio do Desenvolvimento Orientado através do transporte afirma Marcelo: “ Você tem a exacerbação do papel importante de uma cidade, das suas ruas comerciais, mas a gente precisa conectar efetivamente as cidades, e ai que o plano de 2014 leva a décima potência o plano de 2002 na medida em que a conexão entre as centralidades vai sendo gerada quase que orgânica, conforme os corredores de ônibus vão sendo feitos e as linhas de metrô sendo implementadas”.

Alinhado a esse pensamento Thomaz Assumpção acredita que esse raciocínio pode trazer o convivo entre todas as classes sociais: “Você tem diversas camadas socioeconômicas que podem conviver num bairro tranquilamente como, em muitos bairros de São Paulo você encontra casas de um milhão de dólares e casas de quinhentos mil reais”.

Foi discutido também sobre a satisfação do morador de morar em determinada região onde se tem tudo perto de casa, como trabalho, escola, faculdade, dentre outros atrativos; sobre os programas do governo como o Geo Sampa que disponibiliza de forma gratuita ferramentas de geoprocessamento para o planejamento imobiliário e urbano; e também sobre os planos de prefeitos em seu ciclo de mandato para implantar novas alternativas atrativas para centralidades.

Gostaria de saber mais sobre este assunto? Veja acima na integração Urban View sobre cidades policêntricas!

Voltamos dia 15 de setembro com a participação da Paula Faria, CEO da Necta e parceira da Urban Systems no Connected Smart Cities & Mobility DX e Marcus Rocha Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment