Urban View: Connected Smart Cities Digital Xperience

No programa Urban View realizado em 15 de setembro, os convidados Marcus Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis e Paula Faria, CEO da Necta, e Sócia da Urban Systems no Connected Smart Cities discutiram com Thomaz Assumpção sobre o Connected Smart Cities e os desafios na transformação das cidades brasileiras.

Paula Faria comentou sobre a NECTA Inova, uma empresa digital que logo no início da pandemia lançou diversos eventos virtuais como Saneamento, Mobilidade, Tecnologia, já se adaptando a necessidade de inovar em ambiente digital. Para o Connected Smart Cities a empresa se dedicou para procurar as melhores plataformas nacionais e internacionais para que o evento ocorresse de forma efetiva e com alto desempenho.

Com toda essa mudança para o meio 100% digital as redes sociais da empresa tiveram um boom de seguidores como informou a CEO da Necta: “De março até agora (setembro) a gente cresceu 300% a 400% nas nossas redes sociais, nosso alcance, nossas visualizações e nossos parceiros”. E completa que o intuito do Connected Smart é conectar pessoas com as organizações: “ O Connected Smart é para trazer pessoas como o Marcus e as organizações que ele quer se conectar para transformar cidades melhores para pessoas”.

Marcus que atuou durante quase 20 anos na área privada, assumiu a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pela primeira vez em 2017 e notou que os antigos governos apresentavam déficit de informações sobre a cidade, e após assumir a posição, sua prioridade foi abrir as informações para a população ter conhecimento da cidade. Marcus declarou: “as parcerias com a sociedade são fundamentais, e claro uma vez que a gente começa a conhecer números e indicadores por meio de Rankings como o Connected fica mais fácil a gente saber em o que investir, então com certeza os números dos anos anteriores do Conneted orientaram alguns trabalhos dentro da prefeitura”.

A cidade de Florianópolis atingiu a Segunda colocação no Ranking Connected Smart Cities, tendo um salto de cinco posições em um ano, ficando à frente de Campinas, vencedora do último Ranking. Segundo Rocha, esse salto ocorreu devido ao trabalho que se iniciou em 2017 e que agora estão gerando frutos: “É resultado de um trabalho, que começa em 2017 e agora a gente começa a colher os frutos mais interessantes. Então eu acho que esse salto se vem disso, dessa filosofia que foi implantada dentro da prefeitura e a gente espera que não seja apenas um legado como a gente diz um plano de um governo, mas ser um plano de estado e que esse legado permaneça em Florianópolis, independente de quem seja o próximo prefeito […] que a gente possa manter essa cultura de relação que foi muito saudável e que trouxe muitos frutos positivos para cidade”.

Quer saber o que mais foi discutido? Confira acima o debate completo.

O próximo Urban View será dia 29 de setembro, com a participação do Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo para discutir sobre: “Desenvolvimento Econômico Regional e Cidades Inteligentes em São Paulo”. Esperamos você!

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment