Solução patrimonial da vocação ao planejamento do negócio
Momentos de crise pedem boa gestão e modelos desenvolvimento do patrimônio inovadores e criativos
O mercado e a economia brasileira têm como uma das suas características principais a instabilidade. A pandemia da COVID-19, trouxe ainda mais incertezas e uma crise sem precedentes em diversos setores, o que aumentou a demanda das famílias, empresas e incorporadoras por serviços de gestão de patrimônio. Os efeitos econômicos da crise, além da incerteza em relação ao futuro, estimularam as pessoas a se preocuparem tanto com o planejamento sucessório quanto com o desenvolvimento de áreas ociosas.
A gestão patrimonial é cercada de elementos técnicos e precisa de atuação profissional para que seja possível identificar, explorar as potencialidades, com o olhar voltado a estratégias de curto, médio e longo prazo. A atuação da Urban Systems no desenvolvimento de patrimônios se adapta ao perfil do cliente, aos seus interesses finais e ao tipo de patrimônio analisado, seja ele uma grande propriedade, diversas propriedades ou patrimônio com propriedades desenvolvidas imobiliariamente.
Inovação
Como já destacado neste blog, dispor de patrimônio imobiliário não é garantia de estabilidade financeira e rentabilidade. Manter uma propriedade parada ou não diversificar sua utilização implica em grandes riscos a longo prazo.
O desenvolvimento patrimonial é realizado por meio de etapas de planejamento e gestão, que se inter-relacionam no decorrer do processo. Já abordamos aqui no blog as diversas etapas necessárias para o desenvolvimento adequado do patrimônio. Com o passar do tempo e as mudanças no mercado, na economia e no comportamento do consumidor, além de todo o processo já desenvolvido, é necessário acrescentar outros ingredientes como a criatividade na busca de soluções inovadoras e resistentes a crises.
A Urban Systems atua como parceira empresarial em todas as etapas da estruturação do negócio, do estudo a colocação de produtos de base imobiliária junto ao mercado de loteadores, incorporadores, operadores e investidores. Esse trabalho conjunto permite a busca de soluções inovadoras e criativas para a utilização de um ativo imobiliário.
Case Center Norte
Um exemplo de desenvolvimento diversificado de patrimônio, que utilizou estudos da Urban Systems, está o grupo Baumgart detentor da Vedacit, Expo Center Norte, dos shoppings Center Norte e Lar Center que inicia, esse ano, um grande e moderno projeto imobiliário e responsável pela criação de uma importante nova centralidade na Zona Norte de São Paulo (SP).
No entorno dos atuais empreendimentos existe disponibilidade de terrenos que serão ocupados por prédios comerciais e residenciais, arena para shows e eventos esportivos, lojas, restaurantes, além de um polo de saúde e educação, que pode reunir pelo menos uma universidade, e uma área para consultórios e um hospital. Além disso, o grupo também irá ampliar o Shopping Center Norte e a Expo Center Norte.
A área também irá contar com um Centro de Entretenimento, que será o maior da América Latina, com arena para shows, eventos esportivos, hotel e restaurantes temáticos. O complexo será desenhado primordialmente para shows, com um lugar delimitado para o palco, e poderá ser convertido em ginásio para esportes como basquete, UFC, hóquei e patinação no gelo. O espaço poderá receber até 18 mil pessoas nos eventos esportivos e 25 mil durante os shows. Outro detalhe importantíssimo desse projeto é a interligação com o Terminal Rodoviário Tietê – que também tem uma estação de metrô –, o maior do País . Todos estes novos produtos somados aos existentes formarão a Cidade Center Norte, empreendimento único a nível nacional, se considerarmos as dimensões e a multiplicidade dos produtos imobiliários.
A Urban Systems vem trabalhando com o grupo desde 2015, com estudos de demanda, viabilidade, potencial de mercado, de expansão e desenvolvimento imobiliário desenvolvidos nos anos de 2015, 2016, 2018 e, agora, em 2021. Em 2021 a Urban Systems avaliou as alterações no cenário macroeconômico, político e em relação ao comportamento de consumo (imobiliário ou não) das pessoas, gerados principalmente pela pandemia.
Neste ano, está previsto o início oficial do empreendimento, com a ampliação do Shopping Center Norte, possível expansão da Expo Center Norte, início da construção de hospital e do de construção do centro de entretenimento, além da etapa inicial do desenvolvimento imobiliário, provavelmente até o final de 2022.
Case Praia da Grama
Outro exemplo de desenvolvimento patrimonial inovador já em funcionamento é a Praia da Grama, construída no condomínio Fazenda da Grama em Itupeva (SP), que trouxe para o Brasil a empresa espanhola WAVEGARDEN®, líder mundial em tecnologia de ondas, com operações nos 5 continentes. O complexo tem ainda Beach Club, área para banho de sol e beach tennis, piscina, fitness center, spa, bar e restaurantes.
A Urban Systems participou desde o início do desenvolvimento do patrimônio, com a realização do estudo de dimensionamento de demanda elaborado por meio de levantamento de dados, estudos de oferta imobiliária, entendimento do mercado de nicho específico (surfistas de alta renda).
O estudo contou também com etapa comportamental, com a realização de entrevistas em profundidade com público alvo, onde foi possível identificar não apenas a aceitação do projeto, conceito e produtos, mas também identificar a valorização do condomínio Fazenda da Grama ao implantar a infraestrutura do Praia da Grama.
Durante a realização do estudo a Urban Systems identificou que diferentemente de outros projetos imobiliários, que não possuem atrativos para todos os perfis da família, o Praia da Grama oferece complexo de lazer com apelo para diferentes idades, principalmente os adolescentes, normalmente não atendidos em projetos imobiliários, se destacando entre a oferta existente.
E como anda o seu patrimônio? Planejado para retornos financeiros a curto ou longo prazo? Conte com a Urban Systems como parceira empresarial do seu patrimônio.
Clique aqui e saiba mais sobre os cases de Patrimônio da Urban Systems.
Conteúdo elaborado por João Bosco Silveira, diretor de patrimônio da Urban Systems