Estudos de potencial de mercado para o setor comercial e varejista

É fundamental para a segurança de todo investidor que todos os fatores relevantes para dirimir os riscos de seu negócio sejam avaliados, e no segmento de comércio e varejo isso não é diferente. Neste sentido, a compreensão das variáveis de mercado é preponderante para trazer o conforto mercadológico necessário à tomada de decisão.

Os setores do varejo e de grandes empreendimentos comerciais como os shoppings centers estão entre os mais afeitos ao entendimento das oportunidades e ameaças que o mercado pode apresentar. Estudos de demanda para implantação de novos equipamentos do segmento são já bastante consolidados, inclusive com metodologias consagradas em todo o mundo.

No entanto, embora tais métodos já sejam testados e comprovados e devam, de fato, ser realizados no processo de conhecimento dos mercados, muitas vezes são realizados de forma quase automática, ignorando outros vieses tão ou mais relevantes.

Estudo de Potencial de Mercado

A Urban Systems conta com enorme experiência na realização de estudos de potencial de mercado para os segmentos de comércio e varejo, desenvolvendo estudos muito abrangentes e completos, mas ao mesmo tempo realizados absolutamente sob medida para cada caso, com todos os cuidados que garantam elevado grau de assertividade.

Envolvem, por princípio, todo o levantamento e análise de informações da realidade de mercado, tanto do ponto de vista da demanda, considerada a partir da presença de público e seu perfil demográfico e econômico, quanto da oferta, através de levantamento completo e detalhado dos estabelecimentos já existentes no mercado.

A correlação entre a demanda potencial e a oferta existente nessa área de influência permite o entendimento do potencial de consumo ainda a ser explorado, ou até mesmo a ser conquistado da concorrência. Tal dinâmica deve ser interpretada e avaliada à luz das relações do público com o espaço em que vivem, onde a inserção dessa nova oferta – o projeto em estudo – tende a interferir na dinâmica pré-existente, redistribuindo e redimensionando os fluxos de consumo de acordo com o novo cenário do mercado.

O reequilíbrio encontrado a partir da análise dessa correlação apontará as diretrizes do futuro empreendimento, seu porte (indicado pelo potencial de ABL – área bruta locável – que o projeto pode possuir), perfil (centro comercial de compras, destino, comércio de apoio ao dia a dia, comércio de passagem, etc) e padrão (diretamente ligado ao perfil de renda dos seus futuros consumidores).

A minúcia dos estudos elaborados pela Urban Systems abarca, inclusive, análises de potenciais futuros ocupantes dos estabelecimentos comerciais em questão, elencados através das características do perfil do futuro público e da relação com os concorrentes e operadores já estabelecidos na cidade ou região. Isso garante maior qualidade do centro de compras por permitir melhor gestão do mix, que beneficiará também cada uma das operações instaladas.

Olhar diferenciado

No entanto, como já mencionado anteriormente, o modelo tradicional aplicado aos estudos de potencial de demanda para empreendimentos de comércio e varejo deve ser ampliado através de outras percepções muito importantes para o sucesso dos mesmos.

Assim, a visão mercadológica demográfica, econômica e espacial, abordadas na metodologia previamente apresentada, carece de ser complementada com uma visão comportamental, tão ou mais impactante do que a própria relação oferta-demanda.

A própria delimitação da chamada Área de Influência, tradicionalmente realizada unicamente através da leitura do tempo de percurso da origem do público, deve ser compreendida incorporando-se uma leitura urbana e espacial mais detalhada, através da compreensão dos padrões de deslocamento e consumo específicos do público local. A presença de barreiras físicas ou mercadológicas, características da acessibilidade e visibilidade ou a existência de elementos centralizadores das atividades devem fazer parte da leitura espacial e delimitação da área de influência.

Além dessa percepção do espaço de acordo com os elementos que o compõe (Lógica Urbana), também deve-se incorporar a este processo a forma com que as pessoas ‘consomem’ este espaço (Cidade Mental). Ou seja, os padrões comportamentais existentes, como os equipamentos já consolidados no registro mental do público, os movimentos e deslocamentos mais usuais e a dinâmica cotidiana inserida na vida das pessoas, além das tendências de desenvolvimento imobiliário locais (Vetores de Desenvolvimento) também imprimem fatores imprescindíveis ao entendimento do mercado.

Dada toda essa complexidade que se apresenta, os riscos de mercado para implantação de equipamentos dessa natureza devem ser analisados em seus mínimos detalhes, não apenas pelo viés estatístico dos tradicionais estudos de potencial de mercado comumente elaborados.

A Urban Systems, em seus 22 anos de experiência, desenvolve e realiza estudos profundos de mercado, somando metodologias consagradas às necessidades específicas de cada caso, promovendo uma compreensão mais adequada para o entendimento dos riscos e oportunidades para o desenvolvimento de cada projeto.

Com equipe multidisciplinar e experiência em todos os perfis e portes de empreendimento comercial, estamos prontos para estudar o seu projeto, seja ele um Shopping Outlet, um Power Center, um empreendimento multiuso, uma fachada ativa, um street mall, um shopping tradicional ou temático, uma área comercial alinhada com as novas tendências de experimentação e espaços de lazer, um projeto inserido em uma nova centralidade ou em um bairro planejado em desenvolvimento. Enfim, existindo projeto, ou precisando estudar a vocação de uma nova oportunidade, a Urban Systems é sua parceira para o estudo e desenvolvimento do projeto.

Precisa de ajuda para planejar seu empreendimento comercial? Fale com a Urban Systems!

Conteúdo elaborado por Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado na Urban Systems

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