Aplicação de pesquisa qualitativa em tempos de pandemia

A Urban Systems é uma consultoria que realiza estudos de inteligência de mercado a fim de mitigar o risco de empreendedores, desenvolvedores, investidores, Family offices, grupos empresariais, poder público entre outros tantos perfis de clientes. Compõe estes estudos, a pesquisa de mercado, etapa que compreende, em uma boa parcela destes estudos, as entrevistas qualitativas.

Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social surgiram novos desafios em relação à aplicação de pesquisas qualitativas. Vale lembrar que já tratamos aqui no blog e você pode rever, sobre a diferença entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, e também já abordamos o impacto da pandemia no modelo de pesquisa de grupo de discussão.

Mas voltando ao nosso tema, a pesquisa qualitativa individual em profundidade, com a inviabilidade de realização de entrevistas in loco devido ao isolamento social, que demandam questões de segurança para o entrevistador e para o entrevistado, além da adaptação de muitos segmentos ao teletrabalho, todas as pesquisas qualitativas da Urban Systems passaram a ser realizadas por meio remoto.

Tecnologia e qualidade

A Urban Systems já utilizava há alguns anos o método de realização de entrevistas qualitativas em profundidade por meio de telefone ou online, quando da inviabilidade de realização de entrevistas pessoalmente, havendo uma preferência notória entre os entrevistados, antes da pandemia, pela realização da pesquisa por telefone.

O que se percebe atualmente pela equipe de pesquisa qualitativa da Urban Systems ao longo deste último ano de pandemia, é a ocorrência de uma maior aceitação por parte dos entrevistados, pela realização das entrevistas por vídeo chamada, utilizando-se das mais diversas plataformas: Zoom, Meet, Whatsapp,  etc.

A nova preferência é resultado do aumento do trabalho remoto, que levou a familiarização dos mais diferentes perfis profissionais ao uso de tais tecnologias, possibilitando alguns benefícios em relação às demais formas de aplicação de pesquisa.

A realização de entrevistas qualitativas em profundidade no modelo on-line oferece diversas vantagens ao resultado final do estudo. A primeira delas é a maior conveniência para os entrevistados, por permitir que a entrevista ocorra em horário, local e dia de maior conveniência para ele, sem a necessidade de deslocamento, ou de dispêndio de horário adicional para os momentos que antecedem ou seguem ao da entrevista.

A utilização do vídeo também possibilita a apresentação de imagens, mapas e outros materiais, de forma mais ágil e eficiente, com possibilidade de zoom, de visualização de detalhes, entre outros, permitindo a realização de avaliação de conceitos, localização e outras características de projeto, possibilitando uma melhor compreensão do entrevistado em relação ao tema da pesquisa. Além disso, os entrevistadores conseguem visualizar expressões faciais dos entrevistados, tal como seria feito nas pesquisas cara a cara, gerando maior empatia entre entrevistador e entrevistado.

Dificuldades

Entretanto, apesar das facilidades, e melhorias no processo, a pandemia, como em praticamente todas as situações, trouxe alguns entraves ao processo. A maior dificuldade detectada pela equipe de pesquisa da Urban Systems tem sido o processo de primeiro contato com possíveis entrevistados em estudos de demandem entrevistas em profundidade com formadores de opinião.

Com a implementação do Home Office, e a mudança do local de trabalho, em muitos casos há maior dificuldade de contatar os possíveis entrevistados nos seus telefones comerciais, uma vez que estes não estão nestes locais. A solução encontrada foi o aumentado da utilização de ferramentas de mensagens eletrônicas, como Whatsapp, Linkedin e e-mail, para agendamento prévio das entrevistas.

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Marianne Alves integra a equipe de Inteligência de Mercado da Urban Systems

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