Bairros Planejados

Inspirados em projetos internacionais que unem lazer, moradia e trabalho em um mesmo local, os bairros planejados vivem um momento de superexposição no Brasil e chamam a atenção de investidores e incorporadoras imobiliárias. No entanto, o conceito acabou sendo banalizado pelo mercado, que muitas vezes apresenta um lançamento como um bairro planejado quando este é apenas um loteamento.

Bairros ou loteamentos que não foram planejados ou estruturados de forma inteligente e sustentável podem levar à ocupação desordenada das áreas urbanas, prejudicando a estrutura das cidades, criando novas demandas ou aumentando os problemas já existentes por demandas não resolvidas.

Como funciona um bairro planejado

O bairro planejado é muito mais do que lotes com moradias. É um projeto de intervenção urbana – normalmente desenvolvido em áreas a partir de 1 milhão de metros quadrados – com a inteligência de ofertar ao mercado multiprodutos que vão ao encontro a todas as demandas relacionadas a saúde, educação, trabalho e moradias para atender às diversas faixas de renda da população.

O foco do desenvolvimento de bairros planejados é prover qualidade de vida, na possibilidade de resolver todas as suas questões em um mesmo espaço, e trazer uma nova centralidade para a cidade. Um bairro planejado, além de possuir toda a infraestrutura necessária, pode se conectar à cidade criando uma nova lógica de usos da cidade, alterando descolamentos individuais.

Poder público

Para desenvolver um bairro planejado com eficiência é importante trabalhar junto do poder público. O empreendimento atua não apenas como transformador do espaço urbano, mas também como provocador, uma vez que resolve demandas imobiliárias, cria novos eixos de desenvolvimento e novas centralidades.

Reunindo, em um só lugar, áreas residenciais, comerciais e empresarias, além de espaços de convivência, os bairros planejados diminuem a necessidade de deslocamento diária até um centro consolidado que já esteja congestionado, melhorando a vida das pessoas de toda a cidade. Além disso, o bairro também acaba se transformando em um polo gerador de empregos, o que impacta de diversas maneiras uma região.

Os projetos devem estar alinhados às diretrizes da prefeitura e às necessidades da população para que o bairro funcione em harmonia com o que já existe na cidade. O governo municipal, por sua vez, além de auxiliar na instalação de infraestrutura básica para as áreas comuns, precisa se empenhar para adequar a legislação e o plano diretor a essa nova realidade que se alinha às necessidades da população.

Urban Systems

Em seus 20 anos de atuação e profundo conhecimento das necessidades e particularidades das cidades brasileiras, a Urban Systems se tornou especialista na estruturação e desenvolvimento de bairros planejados. Para planejar um bairro inteligente, estruturado e sustentável, a Urban Systems considera vocação imobiliária de uma determinada área, a sua lógica urbana, os fluxos existentes, os relacionamentos entre os clusters produtivos e as informações de oferta e demanda.

A Urban Systems também atua junto ao incorporador e ao poder público durante todas as fases do desenvolvimento do projeto, desde a fase de estudo até a sua implantação.

Granja Marileusa

O bairro planejado Granja Marileusa, em Uberlândia-MG, foi desenvolvido em uma fazenda, com 6 milhões de m². O espaço começou a ser estudado e estruturado pela Urban Systems em 2011 com o objetivo de valorizar a propriedade e integrá-lo ao planejamento urbano existente. A inauguração aconteceu em 2013.

Hoje, o bairro tem infraestrutura diferenciada com processo de tratamento de esgoto próprio, paisagismo, ciclovias, pontos de ônibus, área de convivência com wifi e segurança por meio de monitoramento com câmeras. O espaço corporativo reúne a Algar Tech, a universidade corporativa e a holding do grupo. Também atraiu a multinacional Cargill, que instalou no bairro um Centro de Serviços Compartilhados para os seus funcionários e, em parceria com o poder público, nasceu um micropolo tecnológico e espaço de coworking para atrair empresas inovadoras.

Quer saber mais sobre a estruturação de bairros planejados? Fale com a Urban Systems.

Thomaz Assumpção é fundador e CEO da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado e soluções estratégicas

Compartilhe

Post a Comment