Dinâmica Demográfica Brasileira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)* publicou, no segundo semestre de 2018, as projeções atualizadas até 2060 da dinâmica populacional e por faixa etária por Estados e Nacional. Entre os dados apresentados pelo estudo destaca-se o fato de que a população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será considerado idoso.

A fatia de pessoas com mais de 65 anos alcançará 15% da população já em 2034, ultrapassando a barreira de 20% em 2046. Em 2010, ano do último Censo, os idosos eram 7,3%.

Outro dado importante do estudo é a retração populacional. A população do País continuará a crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060.

É válido observar também que a tendência de retração populacional não acontecerá da mesma forma em todo os estados do Brasil. Por exemplo, enquanto na maior parte do País, esse movimento começa em 2047, no Rio Grande do Sul, a retração populacional começa dez anos antes, já em 2037. Por outro lado, o estado de Goiás, tende a manter o crescimento populacional, mesmo após 2060, em função, principalmente, da expansão da economia agropecuária.

Esses dados já começam a influenciar a dinâmica econômica desses locais. Portanto, é importante que os investidores, nacionais e internacionais, fiquem atentos à diversidade presente de fenômenos demográficos no território nacional.

Nova realidade

A maioria dos países que vivenciaram o envelhecimento populacional enfrentaram dificuldades em relação ao seu desempenho econômico nessa nova realidade, já que os governos precisam enfrentar o aumento dos gastos com saúde, aposentadorias (previdência) e a diminuição das pessoas em idade produtiva.

No Brasil, o desafio é equilibrar as contas da previdência social e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar da população idosa. Esse cenário resultará no surgimento de algumas demandas e na retração de outras.

Como exemplo, é possível citar o setor de educação infantil como o primeiro a se adequar à nova dinâmica demográfica brasileira. O IBGE aponta que a tendência é que as mulheres brasileiras tenham cada vez menos filhos, ou optem pela maternidade tardia, entre os 30 e 39 anos.

Dessa forma, tanto governantes como investidores, devem considerar a retração na demanda por serviços de educação para instalar novas escolas, abrir novas classes, entre outros.

Sênior living

Apesar de alguns setores sofrerem retração, em função da mudança da dinâmica demográfica brasileira nos próximos anos, surgem também novos mercados e oportunidades a serem exploradas por investidores atentos.

O mercado imobiliário deve seguir a tendência de segmentar seus empreendimentos para atender às exigências e necessidades de moradia de um segmento que cada vez mais cresce: o ‘Sênior Living’, condomínios específicos para idosos.

O objetivo é oferecer projetos seguros, criados para idosos ativos, que precisam de cuidados, mas também demandam um ambiente moderno. Em São Paulo existem alguns empreendimentos referência para esse público, como o Cora Residencial Sênior, com seis unidades na capital e o Solar Ville Garaude em Barueri.

Os espaços contam com arquitetura adaptada, equipe médica, localização privilegiada e qualidade de vida ao público morador acima de 65 anos.

Atualmente a Urban Systems desenvolve estudos de empreendimentos com foco em ‘Senior Living’ para diversos investidores, o que mostra que essa é uma oportunidade de negócio que ainda conta com bastante espaço para desenvolvimento no mercado imobiliário, porém que exige entendimento do perfil target, adaptações dos modelos de negócios e conhecimento desse novo nicho.

André Cruz, diretor de Planejamento Urbano na Urban Systems

*Fonte: IBGE – https://www.ibge.gov.br/estatisticas/todos-os-produtos-estatisticas/9109-projecao-da-populacao.html?=&t=resultados

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047

Compartilhe

Post a Comment