Ciclo de redução da Selic é favorável para o mercado imobiliário

CEO da Urban Systems explica os efeitos positivos para o setor, para o interessado em comprar um imóvel e para o investidor

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

A quinta redução da Selic, que passou de 11,75% para 11,25% ao ano, foi muito bem recebida pelo mercado imobiliário. Para especialistas, a mais nova decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC) vai ajudar a estimular a compra do imóvel, além de incentivar as incorporadoras a desenvolverem cada vez mais projetos para atender a demanda. Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems, também concorda. “A redução da Selic beneficia o mercado imobiliário e todos outros mercados. Para o setor imobiliário, essa decisão é mais percebida, pois os bancos vão financiar as construções a taxas menores e os compradores vão adquirir o imóvel também com taxas menores”, analisa Assumpção.

Isso acontece, segundo o CEO da Urban Systems, porque existe uma redução do spread (diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro) entre o Banco Central, entre a taxa de juros real e a taxa de juros que o banco cobra. Assumpção ressalta ainda que esse desdobramento não é de imediato e sim de médio prazo, pois será um elemento facilitador da tomada de empréstimo nos bancos. “Então, teoricamente, a taxa de juros deve cair para emprestar dinheiro para as pessoas comprarem seus apartamentos e também para as incorporadoras construírem prédios financiados com o dinheiro dos bancos. E isso não é um ciclo imediato, ele precisa de tempo para acontecer”, observa Assumpção. Este comentário foi destaque, inclusive, de matéria publicada pela coluna da jornalista Míriam Leitão (jornal O Globo). Leia a matéria completa aqui

O assunto pode ser olhado sob três aspectos: setor, cliente final e investidor. No caso do primeiro, Assumpção já explicou que uma Selic mais baixa anima o mercado imobiliário, pois ele irá encontrar taxas mais atraentes para financiar seus empreendimentos, alavancando então os lançamentos. Já para o cliente final, aquele que vai morar, o cenário é mais favorável, pois uma prestação menor significa que o interessado precisará ter uma renda menor para a aquisição. Ou seja, a pessoa terá maior poder de compra.

É muito importante destacar que o financiamento é a forma mais utilizada no país. Cerca de 80% do crédito imobiliário é subsidiado pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Estudo feito pelo Grupo OLX aponta que a modalidade é a principal opção de quem deseja adquirir o bem, com 51% dos entrevistados. Quitar o imóvel à vista aparece em segundo lugar com 47% e, em terceiro, está o consórcio com 16%*.

E para completar, está o investidor que também é beneficiado com o ciclo de redução da Selic. “Neste caso o investidor  poderá voltar a dar mais atenção ao mercado imobiliário, comprando imóveis para ter retorno com o aluguel. Além disso, há a própria valorização da unidade com o passar dos anos”, finaliza Assumpção.

Análise de riscos em investimentos imobiliários

Vale lembrar que o comprador de imóvel não considera mais preço e localização apenas como prioridades no momento de fechar negócio. A relação entre preço e valor ficou mais clara e, dentro do conceito de valor, existem várias informações e necessidades que deverão ser atendidas pelos desenvolvedores e incorporadores. Esse cuidado no novo ciclo de desenvolvimento imobiliário exige uma atenção maior ao risco de demanda.

Especialista em dimensionamento de demanda imobiliária de produtos a serem lançados ou de projetos de médio e longo prazo, a Urban Systems está sempre atenta às novidades e ao mercado para oferecer as melhores soluções para o seu negócio de base imobiliária. Confira alguns cases aqui!

Chegou a hora decisiva de colocar o seu projeto no mercado e ainda tem dúvidas? Conte com a gente!

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

*Grupo OLX

Compartilhe

Post a Comment