Esporte, natureza e desenvolvimento holístico são os pilares do Vila Carnaúba na região de Preá (CE)

Empreendimento do Grupo Carnaúba na região do Preá, no Ceará, contou com estudo desenvolvido pela consultoria da Urban Systems

A paixão pelo kitesurf fez o empresário Júlio Capua, fundador do Grupo Carnaúba, descobrir a região do Preá, no Ceará, local perfeito para a prática da modalidade por seus ventos fortes e constantes. A partir desta inspiração, Capua idealizou um projeto holístico para o local, pensado sob todas as perspectivas: ambiental, legislação, arquitetura vernacular (feita com recursos naturais e técnicas próprias da região), além da econômica. Foi assim que nasceu o Vila Carnaúba, primeiro empreendimento de um complexo que ocupará uma área de 12 milhões de metros quadrados (m²), que fica ao sul de Jericoacoara. E para entender quais eram os principais vetores de crescimento do lugar e o seu potencial de mercado, a empresa contratou a consultoria da Urban Systems, que tem mais de 20 anos de experiência em consultoria de negócios para projetos de longo prazo.

“A Urban Systems fez parte da nossa equipe de urbanismo, que teve também ambientalistas, arquitetos vernaculares e outras disciplinas, desempenhando um papel de grande ‘maestro’ no planejamento e no sentido de trazer dados e pesquisas tanto qualitativas quanto quantitativas que deram embasamento para as nossas decisões”, conta Maria Eduarda Migliora, sócia do Grupo Carnaúba. Ela confirma que o kitesurf foi o primeiro chamariz para o Préa, mas não é só isso. “A região tem uma beleza muito intocada e diferente das paisagens que estamos acostumados a ver. Dunas, ventos, areia branquinha e as lagoas são algumas atrações. Além disso, tem a questão do acesso que é muito privilegiado até em relação a outros destinos turísticos do Brasil e de fora. Isso porque é possível pousar a 10 minutos do Vila Carnaúba. Então, todos esses fatores despertaram a nossa intenção de desenvolver um projeto bem diferenciado”, ressalta Maria Eduarda.

Fonte da imagem: Site Vila Carnaúba

Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, complementa que o projeto foi pensado a longo prazo e não tem foco apenas nas oportunidades imobiliárias que surgem com o turismo. “Um projeto desse porte pede que todo o desenvolvimento urbano seja ordenado e planejado, pensado no turista e em toda a cadeia produtiva, contribuindo para o desenvolvimento da região”, analisa Takito.

Ele diz ainda que a Urban Systems já observou um desenvolvimento muito grande no Preá nos últimos dez anos, principalmente em função do turismo e do kitesurf. “O nosso estudo para o Vila Carnaúba identificou que o projeto vai requerer produtos residenciais de todas as faixas e tipos, tanto para o público residente quanto para o turista. Além disso, dimensionamos hotéis de várias categorias, sejam para turistas ou para pessoas que trabalham online, os nômades digitais”, destaca o executivo. E o estudo vai mais além. “Pensamos em toda a cadeia de negócios, desde alimentação, saúde, educação até a logística. Outra questão importante é valorizar a produção local de alimentos, cultura e artesanato, de forma a criar uma centralidade autossuficiente”, observa Takito.

Clube e hotel para kitesurfistas

Maria Eduarda explica que o Vila Carnaúba terá duas fases, que serão implementadas em uma área de 500 mil m². Na primeira, lançada em 2021, foram colocadas à venda cerca de 180 terrenos para a construção de casas de alto padrão, dos quais 80% estão vendidos. A entrega desta etapa acontecerá em junho deste ano. “Temos também o Carnaúba Wind House, um clube com hospedagem para kitesurfistas, que fica em terreno de 100 mil m². Vamos inaugurar em outubro”, adianta a executiva. Já a segunda fase está sendo estudada. “Temos uma preocupação enorme em como ocupar esse lugar da melhor forma possível e as fases dão segurança em relação ao que é mais adequado ao longo do tempo, já que estaremos em Preá por, no mínimo, 15 anos”, lembra a sócia do Grupo Carnaúba.

Segundo ela, entre os compradores da primeira fase estão pessoas do Ceará e de São Paulo, além de sócios da própria empresa. “É um público muito alinhado com o nosso pilar de reduzir ao máximo o impacto que a ocupação gera. Temos projetos de impacto ambiental, de resíduos, de educação profissionalizante para formar pessoas que vão trabalhar em nossos empreendimentos e de fazenda solar para ajudar na matriz energética da região, entre outros”, destaca Maria Eduarda.

A executiva também enaltece o projeto de arquitetura do Vila Carnaúba, que é assinado pelo renomado arquiteto e sócio do Grupo, Miguel Pinto Guimarães. “São assinaturas que agregam uma identidade a tudo que a gente faz. Desde o início, o nosso objetivo era ter uma arquitetura que refletisse um olhar contemporâneo sobre as raízes históricas da região. Ou seja, os nossos projetos não destoam do lugar em que estão inseridos porque usamos materiais naturais e muita coisa que já é do local. Trazemos a inovação com soluções de sustentabilidade, de energia e de tratamento de água e também fazemos uma releitura das raízes históricas”, pontua Maria Eduarda.

Fonte da imagem: Site Vila Carnaúba

O Grupo Carnaúba

Um grupo que cria destinos turísticos planejados e sustentáveis, que se desenvolvem junto com as pessoas, a cultura e o meio ambiente da região. O grupo nasceu a partir da junção de três segmentos diferentes: produtos imobiliários, planejamento e impacto positivo. Saiba mais aqui.

Conheça mais sobre o Vila Carnaúba aqui.

A atuação da Urban Systems no desenvolvimento de patrimônios se adapta à ótica do cliente, aos seus desejos e interesses, atuando como parceira empresarial em todas as etapas da estruturação do empreendimento. Clique aqui e conheça as etapas do ciclo de desenvolvimento de patrimônio imobiliário.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment