Eurogarden Maringá (PR) prova que sustentabilidade e desenvolvimento caminham juntos

O bairro planejado, no coração de Maringá, combina inovação urbanística e planejamento com foco na qualidade de vida da população.

O cenário urbano está em constante evolução e não é diferente na cidade de Maringá (PR). Em cidades de médio e grande porte como Maringá, no estado do Paraná, com mais de 400 mil habitantes segundo o último Censo 2020*, muitos bairros planejados, acabam por serem construídos em áreas que margeiam as cidades. O Eurogarden Maringá, iniciativa da Argus Empreendimentos Imobiliários e da Sisa Construções Civis (ambas do Grupo Nogaroli), quebra esse paradigma e dá um exemplo do compromisso da cidade em se reinventar e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, já que está situado estrategicamente no coração da cidade. O bairro não é apenas um empreendimento imobiliário, mas um marco de inovação e desenvolvimento urbano.

“É um jeito diferente de fazer urbanismo. Conhecemos muitos bairros e empreendimentos diferenciados fora do País e trouxemos o que há de melhor para o Brasil. Existem excelentes projetos dentro do território brasileiro, mas não há nada parecido com o Eurogarden, considerando a especificidade de estar dentro da malha urbana e a cinco minutos do centro da cidade” comentou o empresário Jefferson Nogaroli, idealizador do bairro e CEO do Grupo Nogaroli.

Bairro mais sustentável do mundo

O Eurogarden Maringá se destaca pela sua abordagem moderna e sustentável no planejamento urbano. Com uma visão que prioriza o bem-estar da comunidade e a preservação do meio ambiente, o bairro foi projetado com amplos espaços verdes, ciclovias, praças e áreas de lazer. Esses elementos não apenas proporcionam um ambiente mais saudável e agradável para os moradores, mas também contribuem para a melhoria da qualidade do ar e a redução do estresse urbano.

Além disso, a infraestrutura do Eurogarden é exemplar. O bairro conta com ruas largas e bem iluminadas, redes subterrâneas de energia e comunicação, além de um sistema de transporte público eficiente. Tudo isso foi planejado para garantir a mobilidade e a comodidade da população. “O bairro também contará com um Parque Linear público em uma área de 120 mil metros”, completou Nogaroli.

O projeto baseado no conceito das cidades-jardim europeias se destaca bastante pela sustentabilidade. O destaque vem das certificações já concedidas ou pré-aprovadas para a localidade. Segundo Nagoroli, o Eurogarden Maringá obteve 95 dos 110 pontos possíveis no processo de certificação LEED Platinum (na versão 4.1 Comunidades), conduzido pelo Green Building Certification Institute, desbancando o bairro chinês Shanghai Disney como o mais sustentável do mundo.

Grandes áreas e oportunidades

Jefferson explica que o projeto surgiu após o Grupo Nogaroli adquirir uma grande área que antes era um aeroporto. O passo seguinte foi contratar uma empresa francesa de arquitetura e planejamento urbano para criar um projeto único e sustentável, já ancorado no conceito de “cidade 15 minutos” onde é possível viver, trabalhar, estudar e ter lazer e serviços no mesmo lugar com o uso mínimo do automóvel.

“Nossa preocupação central com o bairro sempre foi segurança, porque beleza e conforto são importantes, mas a segurança é essencial. Em seguida, claro, o paisagismo e a qualidade de vida. É um conceito moderno numa cidade dentro da outra cidade, o conceito de “vida em um só lugar” e a importância do desenvolvimento misto e da conveniência dentro do projeto”, comentou.

A criação do Eurogarden representa um marco na expansão planejada de Maringá. A cidade, conhecida por sua economia dinâmica e qualidade de vida, agora conta com um bairro que amplia essas características. O Eurogarden terá torres residenciais e comerciais e atrairá investimentos e novos moradores, impulsionando a economia local e gerando empregos. Além disso, o bairro também serve como um modelo de desenvolvimento urbano para toda a região do Paraná. Seu compromisso com a sustentabilidade, a qualidade de vida e a inovação inspira outras cidades a repensarem suas abordagens urbanísticas.

Fases

Jefferson destaca a localização do bairro, que nasce ao lado do futuro Centro Cívico da cidade, e já conta com o Fórum do Trabalho, Justiça Eleitoral, Hospital da Criança e projetos de outros órgãos públicos encaminhados. Ele menciona também a alta demanda e a resposta positiva do público.

Com a abertura das primeiras avenidas em 2022, a população já começou a utilizar os espaços do bairro. Segundo Nogaroli, nos finais de semana, cerca de 8 mil pessoas caminham, correm, fazem piqueniques e se divertem no local. “Temos alamedas transversais e as pessoas podem atravessar o bairro na parte longitudinal dele se locomovendo a pé por caminhos arborizados e floridos”.

Nogaroli lembra que, hoje, mesmo nessa fase experimental, o local atrai pessoas mais do que qualquer outro ponto da cidade aos finais de semana. “Quando acontece o cinema a céu aberto em nosso gramado, o público chega até 5, 6 mil pessoas”.

A primeira fase, incluindo o sistema viário, foi concluída em agosto desse ano com a inauguração de um prédio moderno, voltado à recepção de clientes. O bairro conta ainda com um café, quadras de tênis, beach tennis e padel, um Centro Integrado de Desempenho Humano, além de um bistrô bar. O planejamento é implementar um shopping aberto, com restaurantes e serviços.

A implementação será feita em etapas, dependendo da demanda e das vendas. A previsão de início da construção das três primeiras torres é 2024 e, entre 2025 e 2026, deve começar a segunda etapa.

“A partir do ano que vem nós já vamos ter vendas para o consumidor final. Estamos trabalhando muito com esse conceito da cidade 15 minutos, com fachadas ativas e caminhabilidade. Nosso conceito de segurança aqui é que o bairro seja um lugar onde as crianças possam brincar na rua, por isso implantamos um sistema de inteligência bastante sofisticado”.

Urban Systems

A Urban Systems foi a responsável pelo estudo de vocação imobiliária para o bairro. Nogaroli explica que escolheu a Urban Systems com base em sua reputação e nas recomendações. Segundo ele, o estudo ajudou a validar suas ideias iniciais e forneceu insights baseados em dados para a implementação do projeto.

Para a concepção do projeto, a Urban Systems conduziu estudos abrangentes, avaliando aspectos como a viabilidade mercadológica, vocações imobiliárias, a infraestrutura necessária e o impacto ambiental. “Quando vamos desenvolver um projeto, sempre procuramos buscar as melhores referências. No segmento de inteligência de mercado, a referência é a Urban Systems. Ficamos felizes porque para fazer toda a estratégia do bairro foi necessário um estudo socioeconômico e dimensionamento de muitos aspectos, e a Urban Systems nos ajudou a criar parâmetros e diretrizes para a estratégia final do bairro”, finalizou.

A Urban Systems desenvolve soluções que irão agregar valor ao seu empreendimento, reduzir os seus riscos de investimento e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Conte com a gente!

Conheça aqui mais detalhes sobre o Eurogarden Maringá.

Conheça mais cases de Bairros planejados que contou com o estudo de mercado da Urban Systems aqui!

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems.

*Fonte:

IBGE

Compartilhe

Post a Comment