DealWall nasce com a proposta de democratizar investimentos no mercado imobiliário

A startup traz em seu time experts no mercado imobiliário, jurídico e de inteligência de mercado

“Já pensou se você pudesse investir em um empreendimento bem antes de ele ir ao mercado, tornando-se sócio da incorporadora no empreendimento?”. É com essa premissa que nasce a startup DealWall, que pretende democratizar os investimentos imobiliários conectando incorporadores e investidores, permitindo que qualquer investidor possa acessar uma das fases mais rentáveis do empreendimento, que é o período de pré-lançamento, normalmente restrito a fundos de investimento ou grandes investidores.

Saulo Nunes, ex-Gafisa e ex-OR Empreendimentos Imobiliários, com mais de 30 anos de experiência como executivo de construção e incorporação, foi o idealizador da startup. “Comecei em obras, e, há mais ou menos 15 anos comecei a derivar para a incorporação imobiliária, onde tive a oportunidade de conhecer diversos projetos e desafios como empreendimentos multiuso, corporativos, entre outros”, comentou.

Além de Nunes, participam da startup Henrique Oliveira, cofundador e executivo com larga experiência no setor imobiliário, os advogados especializados no segmento imobiliário Camilo Chodraui e Rodrigo Tambuque. A DealWall também será responsável pela validação das viabilidades de mercado e financeira dos empreendimentos, com a participação de Thomaz Assumpção por meio da Urban Systems. A DealWall buscará também parcerias para ofertar as oportunidades, seja uma DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) ou imobiliárias, que farão a captação dos investidores de varejo.

O início

Após muitos anos em empresas como a OR e Gafisa, Nunes conta que, em 2017 começou a atuar como consultor para desenvolvimento imobiliário e em 2018 iniciou o desenvolvimento e o estudo do que viria a se tornar a DealWall. “Após uma temporada em São Francisco, nos Estados Unidos, trouxe diversos insights e possibilidades de inovação para a DealWall e, em outubro de 2020, saindo da Gafisa, onde ainda atuava como COO (Chief Operating Officer), decidi me dedicar exclusivamente à DealWall. Desenvolvi o site, comecei a montar o time e agora chegamos ao momento do lançamento”, disse.

Nunes explicou que a DealWall é uma startup voltada para captação de recursos e visa atingir uma base de investidores grande, com investimentos via plataforma e aplicativo (em desenvolvimento). “Atualmente o investidor compra o empreendimento no estande de vendas e o preço já é resultado de todos os ônus e riscos do incorporador. Na DealWall o investidor pode entrar no negócio, no início do projeto, logo após a compra do terreno, como um sócio do incorporador. É possível negociar uma quantidade relevante de metros quadrados bem antes do lançamento. Dessa forma os riscos são mitigados e o investimento pode trazer mais metros quadrados e mais vantagens ao investidor do que uma aquisição de modo convencional”.

Henrique Oliveira, conheceu Saulo na OR e com base na sua experiência em obras e desenvolvimento imobiliário foi chamado para fazer parte do time DealWall. “Durante esses anos de trabalho sempre vivemos problemas com o funding inicial, foi algo que sempre faltou em projetos que já trabalhei, portanto achei esse desafio muito importante e fui para o time”.

Atualmente, Oliveira atua na curadoria e seleção dos projetos para a plataforma. “Estamos estruturando toda a ação da startup com ideias do que mais podemos oferecer para os investidores de maneira a facilitar ainda mais a sua participação. Um grande passo já é oferecer um estudo de mercado, para validar o seu empreendimento. Vale a pena tanto para o incorporador como também se torna um argumento de vendas, uma chancela do negócio para o investidor. Além de todo o respaldo jurídico que oferecemos”, completou Oliveira.

Urban Systems

A DealWall surgiu com o objetivo de democratizar os investimentos, oferecer respaldo jurídico e imobiliário. Para completar os pilares da startup e trazer um diferencial ao incorporador e ao investidor é que a Urban Systems, por meio de seu CEO, Thomaz Assumpção, passou a fazer parte do time.

“A DealWall é uma startup em que a Urban Systems entrou como sócia, para completar a configuração focada em três pilares, a democratização do acesso do mercado a estruturas de funding, a assessoria jurídica e a viabilidade mercadológica. A Urban Systems ingressa nesse conjunto com o papel de trazer consistência mercadológica, qualificando e quantificando os riscos de um projeto para que a tomada de decisão não seja baseada apenas no feeling do investidor”, explicou Assumpção.

Segundo Assumpção, a Urban Systems traz consistência numérica para as análises desses produtos para incorporadores e construtoras, uma vez que cada produto da plataforma já estará embasado em um estudo de viabilidade da empresa.

“Esse formato funciona para diversos tipos de investidores. Desde um investidor patrimonialista que queira continuar com o patrimônio e criar um produto que gere renda, até médios e grandes investidores. O diferencial é essa combinação muito saudável de estruturação financeira, mercadologia e jurídica”.

“A minha experiência me mostrou a necessidade de unir a minha bagagem de desenvolvimento imobiliário com o aporte jurídico e a inteligência de mercado, com a chancela da Urban Systems, para validar os projetos. Se não existir viabilidade de demanda e de mercado, o projeto nem estará na plataforma. Além disso, para estar na DealWall, o terreno deverá estar compromissado entre as partes ou até pago, escriturado na SPE do projeto e com estudos de viabilidade prontos”, completou Nunes.

Com a chegada na Urban Systems, os investidores vão ter mais uma validação da viabilidade do empreendimento devido sua experiência e reconhecimento no mercado. “A vinda da Urban Systems foi essencial para a solidez do negócio, por se tratar de uma empresa com 22 anos no mercado e que validará os projetos. Desta forma, um negócio via DealWall tem dois grandes upsides: um é que oferecemos ao incorporador este estudo expedito, que a Urban Systems vai fazer, e que servirá como um double check dos números do empreendimento. E o outro será dar ao investidor uma segurança sobre a viabilidade do negócio. ” afirma Henrique Oliveira.

Próximos passos

Na plataforma DealWall, o investidor poderá escolher o produto imobiliário com maior aderência ao seu perfil, seja ele residencial, comercial (salas), corporativo, nas incorporações ou lotes (residencial ou comercial), nos desenvolvimentos horizontais. A plataforma terá âmbito nacional e internacional, de forma que mesmo os não residentes poderão investir em empreendimentos disponíveis no Brasil.

Até o fim do primeiro semestre do próximo ano, a atuação da DealWall vai se concentrar em projetos dos estados de São Paulo e Minas Gerais e, a partir daí, se estenderá a todo o País, com destaque para as capitais. Será disponibilizado um número determinado de cotas para cada empreendimento e cada cota equivalerá a uma quantidade de metros quadrados. O investidor poderá adquirir uma ou mais cotas. Ao final, terá como retorno uma quantidade de metros quadrados no empreendimento escolhido, podendo optar em ficar com unidade autônoma, ou obter uma fração dos resultados de venda dos metros quadrados adquiridos.

Segundo Saulo Nunes, após o lançamento da empresa no mercado, que aconteceu no início de novembro de 2021, a demanda de clientes que desejam colocar seus projetos na plataforma vem crescendo diariamente. “A receptividade tem sido muito boa, temos tido diversas reuniões por dia com possíveis clientes e incorporadores”, comentou. “Nos próximos meses teremos diversas oportunidades de investimento, já validadas pela DealWall, disponíveis para os investidores”, completou Oliveira.

Atualmente o aplicativo DealWall está em desenvolvimento e deve ser finalizado no primeiro semestre de 2022. Já para o segundo semestre, a previsão é de que todas as operações devem estejam digitalizadas oferecendo relatórios periódicos aos investidores.

Saiba mais da DealWall aqui.

Siga a DealWall no Linkedin aqui.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

 

Compartilhe

Post a Comment