Distrito de Inovação BioTIC promete mudar a cara de Brasília (DF)

O ambicioso projeto deve iniciar nos próximos meses a fase de captação de recursos e deve receber mais de mil empresas, com locais para moradia, lazer e serviços.

A BioTIC é um projeto antigo dos governos de Brasília (DF). O Distrito de Inovação da capital Federal começou a ser concebido em 1991, mas foi a partir do ano 2000 que começou a buscar outros usos e formatos. Em dezembro de 2002 foi aprovada a Lei Complementar Distrital 697 que permitiu a criação do Distrito. O local escolhido é um terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília.

Com foco na inovação em Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação, o BioTIC será o principal polo de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal. O projeto viabilizará a instalação de diversas empresas, além de instituições de pesquisa e centros de inovação. Para essa finalidade, estão disponíveis 95,9 hectares de propriedade da Terracap, com possibilidade de expansão.

A previsão é de que mais de mil empresas, entre startups e multinacionais estejam presentes no local. Nos próximos anos serão captados recursos para o empreendimento no mercado financeiro, por meio de um fundo imobiliário, para financiar a Biotic, subsidiária da Terracap que vai gerir o Distrito de Inovação de Brasília. O fundo está sendo organizado pela Integral Brei, uma das maiores estruturadoras desse tipo de carteira no mundo. Um dos principais objetivos da Biotic é produzir tecnologia, inovação e melhorar a qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal.

Sobre a Integral BREI

A Integral BREI, fundada em 2014, possui uma equipe experiente e multidisciplinar, com amplo conhecimento do mercado financeiro imobiliário, histórico de pioneirismo e liderança no mercado financeiro e de capitais para o setor imobiliário, no desenvolvimento de soluções de equity e crédito.

Segundo o CEO e sócio fundador da Integral BREI, Vitor Bidetti, a empresa foi contratada por meio de chamamento público para transformar uma área de 1 milhão de metros quadrados do Distrito de Inovação de Brasília em um distrito de inovação, no modelo de smart city (cidade inteligente), abrigando residências, escritórios, centros de ensino e pesquisas, empresas – muitas startups – e rede de transporte, comércio e preservação ambiental.

Bidetti conta que a empresa contratou a Urban Systems para dar apoio ao projeto e desenvolver o estudo de demanda e mercado. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois atendeu as nossas expectativas em relação a diversidade de usos e aproveitamento do local”, comentou.

Estudo de demanda

De acordo com as pesquisas e estudos realizados pela Urban Systems, os empreendimentos tecnológicos envolvendo conceitos de bairros planejados e smart cities podem ser desenvolvidos separadamente, porém apresentam grande sinergia juntos. Dessa forma, além de combinar uma alta capacidade de empreendedorismo e de inovação, consegue articular os principais atores ou partes interessadas (stakeholders) para dinamizar a cidade/região e fazer com que as capacidades de fato gerem impactos e benefícios econômicos e sociais.

“O projeto deverá se preocupar em fomentar uma rede formal e informal para facilitar o fluxo de recursos e informações entre as cinco esferas (Academia, Funding/Insentivos Fiscais, Governo, Setor Privado e Serviços de Suporte)”, comenta André Cruz, sócio e diretor de Planejamento Urbano da Urban Systems.

Saiba mais detalhes sobre esse estudo realizado perla Urban Systems nos próximos textos do nosso blog.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment