Parque Capivari em Campos do Jordão (SP) se transforma em centro de lazer completo

O turismo em Campos do Jordão vai entrar numa nova fase de crescimento ao oferecer melhores equipamentos aos turistas como o que está sendo feito em Capivari.

Depois de alguns meses fechado em função da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), o Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), reabriu no final de agosto de 2020 com as primeiras fases de revitalização concluídas. O Parque foi concedido à Eco Parques do Brasil S/A. O espaço de 40 mil m², que detém umas das mais belas vistas da cidade, está sendo transformado num centro de lazer e entretenimento a partir do estudo realizado pela Urban Systems para o Projeto da Natureza Urbana, escritório de arquitetura, urbanismo e planejamento estratégico.

A concessão vale por 30 anos. Durante esse período, R$ 35 milhões deverão ser investidos na revitalização e reestruturação do conhecido Parque Capivari. Desde que tomou posse, em 14 de junho de 2019, a primeira ação da empresa foi reativar as mais tradicionais atrações que figuram os principais cartões-postais da estância: o teleférico e o pedalinho. A nova administração pretende também implantar atividades de aventura e atrações culturais para moradores e visitantes. Além disso, estão sendo realizadas reformas e manutenção dos 40 mil m² de área que o espaço abrange, assim como o primeiro Teleférico do Brasil, que desde 1970 recebe milhares de visitantes todos os anos.

A entrada no parque é gratuita, porém algumas atrações são cobradas como contrapartida da concessão, como é o caso do pedalinho e o teleférico (as famosas cadeirinhas).

Sobre a Eco Jordão

A Eco Jordão, concessionária administradora do Parque Capivari, é formada pelos sócios da Soul Parques (Tucumann + Pattac + Dines + Soifer + FSX + GS) em parceria com a Greenspan. A Eco Jordão é a concessionária responsável pela operação do Parque Capivari, localizado em Campos do Jordão, em São Paulo. O contrato com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em 4 de abril de 2019, permite à concessionária a operação dos 40 mil m² do parque por 30 anos, prorrogáveis por mais 5 anos.

O contrato de concessão, assinado com o Governo do Estado de São Paulo, contempla investimentos em construção, readequação, requalificação, manutenção, conservação de toda a infraestrutura envolvendo o parque.

A concessionária Eco Jordão não cobra ingressos para entrada no parque, porém seu retorno financeiro virá da realização de shows e eventos no local, da venda de ingressos das atrações do parque, dos estacionamentos, de espaços publicitários e de parcerias nas áreas comerciais. Segundo a concessionária, o espaço completo deve ser entregue em 2022, com diversas melhorias e novas atrações, é nesse momento que o Parque começa a mudança em seu design arquitetônico e reurbanização mais efetiva.

A empresa, parceira da Urban Systems em diversos projetos, desenvolve e implementa soluções exclusivas de inovação, criatividade e modernidade para todos os parques que administram, com elevado padrão de qualidade em serviços e atendimento ao público.

Natureza Urbana

A Natureza Urbana, escritório de arquitetura, urbanismo e planejamento estratégico, participou de diversos projetos de estruturação de parcerias público-privadas, tais como do Parque do Ibirapuera, Orla do Guaíba de Porto Alegre, Parque Nacional de Itatiaia, Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), entre outros.

Através dos projetos a Natureza Urbana busca inovar, atendendo as demandas da sociedade, com os resultados e equilíbrios econômicos necessários, e sobretudo de forma integrada e respeitosa com a natureza, tendo como premissa os princípios da sustentabilidade.

O escritório de Arquitetura conta com uma percepção aguçada, criativa e sistêmica, para ajudar os clientes a identificar demandas e desenvolver oportunidades, solucionar necessidades, detectar potenciais, estruturar um negócio, atender um desejo.*

Urban Systems

Paulo Takito, diretor e sócio fundador da Urban Systems, explica que o projeto foi concebido com o objetivo de mudar não somente Campos do Jordão (SP) como todo o entorno. “Esse projeto vai transformar a qualidade de vida e mudar a visão que as pessoas têm da cidade como um todo. Ainda existem novas atrações para serem inauguradas e o projeto continua e deve refletir no crescimento do turismo da região, comércios e restaurantes também irão se beneficiar”, comentou.

O Estudo de mercado e o dimensionamento de demanda identificaram as intervenções que além de agradáveis para o público, também seriam atrativas para a exploração da iniciativa privada e para o poder público. “Nas pesquisas notamos uma grande deficiência em infraestrutura básica no Parque, então foi uma das nossas primeiras considerações ao projeto”, explicou.

A Urban Systems realiza estudos de mercado para diferentes seguimentos de mercado, avaliando não apenas as possibilidades de receita principal, e seu dimensionamento, como também identificando receitas acessórias que compõe a renda de projetos e minimizam seus riscos de investimento.

Conheça também nossos outros estudos para parques: Orla do guaíba;  e o estudo de demanda do Parque Caminhos do Mar.

Está com planos de investir em concessões ou projetos de lazer, entretenimento ou turismo?

Fale com a Urban Systems e conheça nossos estudos que permitirão a estruturação do seu melhor projeto.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

*Fontes:

Natureza Urbana, escritório de arquitetura, urbanismo e planejamento estratégico.

Compartilhe

Post a Comment