É dada a Largada para as Discussões Regionais do Connected Smart Cities

Realizado desde 2015 o Connected Smart Cities é reconhecido como o principal fórum nacional envolvendo empresas, entidades e governos que buscam encontrar o DNA de inovação e melhorias que contribuam com a formação de cidades mais inteligentes e conectadas entre si, sejam elas pequenas ou megacidades.

A Urban Systems participa do projeto desde sua idealização pela Necta, que havia mapeado a necessidade de elaboração de um estudo de cidades inteligentes brasileiras, ainda inédito naquele momento, que pudesse nortear as discussões e trazer um primeiro diagnóstico das cidades brasileiras.

Assim foi que iniciamos nossa participação junto ao Connected Smart Cities, hoje também com papel de sócios nesta plataforma que conta com o ranking, o prêmio, o Learn, as rodadas de negócios, as soluções, uma ampla plataforma de conteúdo e claro, o evento nacional.

Um olhar que diferencia o Ranking Connected Smart Cities de outros estudos internacionais de cidades inteligentes é o seu resultado também apresentado com recorte regional e por porte de cidades, uma premissa da Urban Systems em seus estudos econômicos, imobiliários e de negócios, que entendem que as lógicas das cidades e as necessidades de sua população, são diferentes, de acordo com a região em que se inserem e os aspectos comportamentais da população.

Inovação nos Encontros

Com o contexto apresentado, é importante lembrarmos também que no início do Connected Smart Cities, em 2015, o tema de cidades inteligentes era pouco discutido, bem longe da popularização que seus termos encontram hoje, já inseridos no entendimento de gestores públicos, empresas, academia e até mesmo a sociedade.

Desde o início, nosso objetivo sempre foi a realização, após o evento nacional, de encontros regionais que pudessem aprofundar as discussões iniciadas e focá-las às necessidades de cada região. Mas existiam empecilhos.

Há 6 anos atrás um “evento” era sinônimo de grandes espaços, muitos dias de encontro, salas segmentadas, muitas pessoas, exposições e discussões. Mas o Connected Smart Cities, que é inovador desde o início soube lançar tendências e renovar estes conceitos mais quadrados. Já em sua segunda edição, realizada no Rio de Janeiro, abandonou as salas de discussão e criou espaços amplos onde os participantes, por meio de headphone, podiam transitar entre as palestras e exposições, sem incomodar e sem grandes movimentos.

Ainda assim, eventos no Brasil eram majoritariamente presenciais, o que pela questão de infraestrutura, agenda e deslocamentos tornam-se mais complexos de se multiplicarem pelo território nacional.

Não que a questão logística seja algo limitante, porque a Necta com seu perfil empreendedor e inovador, supera todos os desafios e entrega os melhores eventos e encontros no país.

Primeiros Encontros e Mudanças no setor

Assim, mesmo diante da realidade de encontros presenciais o Connected Smart Cities realizou entre 2016 e 2018 seis encontros regionais, para discutir o desenvolvimento das cidades brasileiras em um modelo mais específico e segmentado à realidade de cada região. Os encontros foram realizados em Recife (abril de 2016), Florianópolis (outubro de 2017), Salvador (março de 2018), Brasília (abril de 2018) e Belo Horizonte (junho de 2018). Esses encontros avaliaram GAPs e possibilidades para às regiões, destacam a tecnologia e inovação, iluminação, empreendedorismo, desenvolvimento econômico e serviços.

A experiência, que foi sucesso regionalmente, precisava ser repetida. Mas, em 2020, todo o mundo foi impactado pela pandemia do coronavírus (COVID-19), que além de impactar diversos setores da economia (leia mais em nosso segmento especial sobre o tema) atingiu em cheio o setor de eventos.

Novamente, inovando e saindo na frente, o Connected Smart Cities realizou uma série de eventos online, com segmentação por eixo de discussão (mobilidade, energia, saneamento, tecnologia dentre outros), ainda no segundo trimestre do ano, logo no início do isolamento social, e realizou o evento nacional totalmente online, batendo recorde de participantes.

O sucesso nas empreitadas digitais e a forçosa digitalização do setor público, empresarial, sociedade e academia tornou possível a multiplicação do modelo e o aguardado lançamento dos eventos regionais, agora a nível estadual.

Encontros Regionais 2021

Com todas as possibilidades geradas pela aceleração do uso de tecnologia neste último ano de 2020, e mais uma vez ousando e ampliando às discussões, o Connected Smart Cities lançou no início de 2021 seu calendário de Encontros Regionais, que contará com evento online em todas as capitais brasileiras, iniciando com Salvador (BA), no dia 23 de fevereiro e encerrando com Boa Vista (RR) no dia 17 de agosto.

As inscrições para o primeiro encontro já estão disponíveis, e a Urban Systems participa ativamente das discussões. Em todas as edições, iniciaremos trazendo os resultados da cidade no Ranking Connected Smart Cities, apresentando sua evolução ao longo dos anos, bem como identificando pontos fortes e pontes que necessitam de atenção.

O assunto irá pautar parte das discussões, que não se limitam ao entendimento dos dados da cidade, mas que vão aprofundar no entendimento das dinâmicas de cada cidade, trazendo palestras e exposições de profissionais envolvidos no desenvolvimento da cidade e também propostas de inovação.

O evento, conta também com a realização de rodadas de negócios, entre empresas, poder público e fornecedores, bem como espaço para interagir com os palestrantes e apresentadores. É a oportunidade que faltava, mas sempre esteve nos planos do CSC, para aprofundar as discussões sobre o desenvolvimento econômico e social sustentável e inteligente das cidades brasileiras.

No primeiro encontro já estão confirmados: o secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de Salvador, Samuel Pereira Araújo; o diretor de Resiliência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Secis) da Prefeitura de Salvador, Ivan Euler Pereira de Paiva; o diretor Técnico da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Cláudio Maltez; o presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; o executivo Principal em Cidades Inteligentes e Municípios Digitais – CAF – Banco de Desarrollo de América Latina, Marcelo Facchina.

As inscrições são gratuitas e a agenda dos primeiros eventos já está disponível aqui.

Confira e participe da transformação das cidades brasileiras em cidades inteligentes, pois como abordamos no Connected Smart Cities, a transformação de nossas cidades depende de ações colaborativas, participativas, inovadoras e conectadas!

Vamos lá?

Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment