River One chega com proposta inovadora em Petrolina (PE)

Além de proporcionar conveniência e qualidade de vida, o empreendimento multiuso incorpora recursos inovadores em sua infraestrutura, bem como uma integração sustentável com a cidade e região

Os empreendimentos multiuso têm se mostrado uma solução inteligente e vantajosa para o desenvolvimento de grandes áreas, principalmente dentro ou próximas do perímetro urbano. Como destacamos em diversos textos do blog, esses empreendimentos são caracterizados por reunir, em um mesmo complexo, diferentes produtos imobiliários, como residências, escritórios, lojas, restaurantes, espaços de lazer e serviços diversos. No entanto, com o aumento de oferta e, consequentemente, da procura por estes tipos de empreendimentos, o nível de exigência do público consumidor também tem aumentado, tornando essencial realizar um planejamento extremamente estruturado e embasado.

Dessa forma, além de oferecer diferenciais importantes, é necessário desenvolver produtos que resistam ao teste do tempo e atendam às necessidades futuras dos moradores e de seu mercado. E é com essa proposta que chega à Petrolina (PE) o River One, desenvolvido pela incorporadora BRAESPA.

O lançamento do empreendimento aconteceu em outubro de 2022, trazendo uma proposta que remete à integração do produto imobiliário e o desafio de reimaginar a cidade como o seu quintal: um edifício sem muros, com fachada ativa ofertando um convite a visitantes e acesso direto ao River Shopping (primeiro produto imobiliário desenvolvido pelo grupo da família em Petrolina). Além de buscar levar um senso de pertencimento aos moradores, o River One incorpora soluções inovadoras através de novas tecnologias, soluções sustentáveis e infraestrutura moderna.

O projeto envolve, desde a sua concepção, estudos aprofundados sobre as necessidades atuais e futuras da demanda do mercado, propondo um uso eficiente e integrado do espaço urbano, o que contribuirá para o desenvolvimento da região, além de garantir atemporalidade ao projeto, seguindo as tendências de cidades inteligentes no mundo todo.

De acordo com Ricardo Garcia, sócio-diretor da BRAESPA Incorporadora, o River One foi muito bem recebido tanto pela cidade de Petrolina quanto pela região, sendo um sucesso de vendas. As obras de fundação começaram em maio desse ano e a previsão de entrega é para o ano de 2027, podendo ocorrer antes disso. O empreendimento trará unidades residenciais e comerciais em duas torres, com acessos separados que compartilharão algumas estruturas de instalações como geradores, subestação elétrica e edifício garagem. Serão 200 apartamentos residenciais entre 32 a 51 m²; 123 salas comerciais entre 32 a 52 m²; lojas de 76 até 218 m², além de 323 vagas de garagem.

River One Petrolina

A cidade de Petrolina, fica no interior do estado de Pernambuco e está a 712 km da capital, Recife. Segundo Ricardo Garcia, a cidade tinha uma cultura que favorecia bastante a implantação de condomínios horizontais. Portanto o projeto é bastante diferenciado para o município, trazendo torres comerciais e residenciais, fachada ativa, serviços, lazer e áreas integradas à cidade. “De fato, o River One é um projeto inovador em vários sentidos, a começar pela sua concepção e modelo de empreendimento multiuso. Petrolina, por ser uma cidade do interior, é muito horizontalizada ou possui apartamentos com tipologias maiores, diferentemente dos que ofereceremos no River One”.

Tendo vivido nos Estados Unidos por quase 10 anos, Garcia contrasta a falta de empreendimentos que unisse as funções de trabalho, moradia e lazer, atrelado também ao conceito de cidades inteligentes, onde as distâncias para a realização das atividades do dia a dia são reduzidas, permitindo a mobilidade a pé. “O fato do empreendimento estar localizado na região central de Petrolina, com toda essa funcionalidade, traz justamente a conveniência e a qualidade de vida para que a pessoa possa ter mais liberdade e tempo para si própria. Hoje em dia, a percepção do luxo está relacionada com algo cada vez mais intangível, como, por exemplo, ter tempo livre e acesso à facilidades e serviços para poder se dedicar às coisas que se mais gosta”.

O empreendimento conta com Rooftop Skydeck, opção de lazer única com uma vista panorâmica a mais de 90 metros de altura. Além disso, contará com piscina com deck molhado, espaço gourmet, academia, pet spa, espaço para coworking, brinquedoteca, quadra de squash e sala de jogos.

Já a área empresarial, contará com estrutura completa para acomodar os empresários, suas equipes, clientes e parceiros, com recepção exclusiva, auditório com foyer para eventos, salas de reunião compartilhadas, tecnologia e segurança completa.

Além disso, o River One traz mais diferenciais como espaço para coleta seletiva de descartes, geradores que abastecerão 100% da demanda das duas torres, vagas com carregadores para carros elétricos, elevadores inteligentes, lavanderia compartilhada, fechaduras digitais em todas as unidades residenciais, além de uma subestação em média tesão que permitirá futuramente o consumo de energia renovável e mais barata diretamente do mercado livre de energia.

Sobre a BRAESPA

Garcia explica que a BRAESPA Incorporadora abriu oficialmente os negócios em 2021, no entanto, o River One já estava em desenvolvimento alguns meses antes. “Em meados de 2020 começamos o trabalho com a Urban Systems para nos auxiliar no desenvolvimento desse projeto. Foi um momento em que novas oportunidades e necessidades surgiram em função da pandemia. As questões comportamentais, o fato das pessoas passarem mais tempo em casa impulsionou muito o mercado imobiliário, aumentando a demanda por novos imóveis ou mesmo segunda moradia”, comentou.

Mesmo que o desenvolvimento do River One tenha sido um marco no início dos negócios da BRAESPA, o grupo familiar já atuava há mais de 30 anos no mercado imobiliário Pernambucano em diversos projetos de incorporação, como de edifícios de alto padrão em Recife, na capital. Além disso, o grupo tem participação no shopping center de Petrolina (PE), o River Shopping, além de outros projetos de desenvolvimento em seu pipeline.

“Foi o River Shopping que iniciou nossa ligação com a cidade de Petrolina, onde estará localizado o nosso novo empreendimento, o River One. No momento do desenvolvimento do shopping, acabamos por adquirir outras áreas no entorno e ao longo do tempo formamos um landbank com terrenos tanto em Petrolina quanto no Recife. Entre os anos de 2020 e 2021 (como citado acima) passamos a buscar novas oportunidades de negócio e se tornou interessante voltar à incorporação imobiliária, visando incorporar inicialmente nesses terrenos próprios que havíamos adquirido”.

O River One tem seu nome derivado do primeiro empreendimento do grupo, o River Shopping, inaugurado em 1995, já mostrando a identificação da BRAESPA com a cidade de Petrolina (PE). Garcia explica que toda a identidade e comunicação visual do empreendimento foram concebidas com base em aspectos marcantes da região, como o Rio São Francisco, de onde veio a inspiração para o nome do empreendimento, e a fruticultura, principal matéria prima e fonte de riqueza da cidade. “Nosso objetivo é ajudar a região a se desenvolver ainda mais. Trazer soluções inovadoras para impactar a cidade de uma forma positiva em todos os seus aspectos sociais mostra que nossa ligação com a cidade é realmente de longo prazo”, comentou.

Ainda segundo Garcia, as análises de mercado no início da concepção do River One, mostraram Petrolina como a cidade mais oportuna para o início dessas novas incorporações. “Identificamos que Petrolina se mostrou o mercado mais atraente em função da conjuntura econômica que se tinha na cidade e sua perspectiva de crescimento, principalmente em relação ao mercado imobiliário. Recife já é uma cidade bem desenvolvida, com restrições territoriais e um mercado bem mais competitivo, com diversas construtoras já consolidadas. Como já tínhamos um histórico com Petrolina, em função do shopping e dos terrenos, pensamos em atrelar a nossa imagem ao empreendimento, criando uma nova marca. Ao mesmo tempo que poderíamos gerar valorização do próprio Shopping, contribuiríamos para o desenvolvimento de Petrolina, que segue num caminho de crescimento muito interessante, com uma boa gestão pública trazendo investimentos para a cidade, que já é a terceira maior de Pernambuco, tanto em termos econômicos como populacionais”.

Ele explica que a tendência é de que o crescimento da cidade faça com que a demanda por moradias, serviços, investimentos imobiliários continuem crescendo. “Imagina-se que nos próximos 15 a 20 anos, Petrolina possa se tornar a segunda cidade de Pernambuco. Isso demonstra uma oportunidade muito interessante, porque teremos crescimento populacional e da demanda imobiliária muito representativo na cidade”.

O estudo

A Urban Systems iniciou os estudos para a BRAESPA com o objetivo de identificar o potencial de mercado para desenvolvimento de apartamentos residenciais, com tamanhos não superiores a 50 m² e escritórios com cerca de 45 m², além de sugerir outras opções multiuso que diferenciassem o empreendimento.

Garcia conta que buscou indicações para o desenvolvimento do River One, chegando até a Urban Systems. “A empresa se destacou tanto na nossa pesquisa interna, entre colegas do setor, quanto no mercado. Assim entendemos que uma empresa que é referência nacional em termos de pesquisa e inteligência de mercado seria o parceiro ideal para a nossa empreitada. A Urban Systems fez um trabalho excelente para o nosso empreendimento”.

Segundo o sócio-diretor da BRAESPA, o estudo identificou as vocações imobiliárias do terreno, com dados que mostram as projeções da cidade e como esse produto poderia ser formatado para melhor atender as demandas atuais e futuras.

Garcia destacou que o levantamento demográfico e econômico da cidade ajudou a BRAESPA a entender quais seriam os potenciais públicos-alvo do empreendimento e alguns pontos de atenção com relação ao mercado imobiliário tanto de Petrolina quanto da região. Como exemplo, Garcia citou a identificação de uma demanda hoteleira reprimida, principalmente no estilo Airbnb (plataforma digital de aluguéis e hospedagens geralmente por curtos períodos). “As unidades residenciais precisam ser adequadas para receber esse tipo de hospedagem e público, e o estudo nos ajudou nessa adequação e a validar nosso entendimento sobre quem seria o público do nosso empreendimento, quais as características que esse empreendimento deveria ter para se diferenciar e estar modelado para as necessidades regionais”.

Ricardo Garcia também destacou que o estudo ajudou na formatação correta do produto no que se refere à precificação e a trazer ideias de novos modelos de negócios. “Percebemos que Petrolina poderia receber um produto bastante arrojado, como ainda não existia. Isso nos deu confiança em investir, e certamente deveremos explorar novas oportunidades na região”, explicou.

Saiba mais sobre o River One aqui!

Clique aqui e saiba mais sobre a BRAESPA Incorporadora

Em seus 23 anos de atuação a Urban Systems se tornou referência em estudos de mercado e de dimensionamento de demanda para empreendimentos imobiliários.

Confira aqui as soluções da Urban Systems para desenvolver seu projeto imobiliário.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

1 Comment

  • Sergio da Silveira
    15/10/2023

    Muito oportuno a ideia de multiuso BRAESPA Incorporadora inovando o mercado de Petrolina

Post a Comment