Importância do Ranking Connected Smart Cities na visão do Setor Público

O Ranking Connected Smart Cities (CSC) é o primeiro e mais importante levantamento sobre a ótica do desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado das cidades brasileiras. Está em sua quinta edição e a divulgação dos resultados da edição 2019 aconteceu em São Paulo (SP), nos dias 17 e 18 de setembro, com a presença de autoridades, representantes de empresas nacionais e internacionais. O estudo, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) e o resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

Urban Systems - Ranking Connected Cities

O Ranking é composto por indicadores de 11 principais eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. Em 2019 os indicadores apontaram Campinas (SP) como a cidade mais inteligente e conectada do país, seguida por São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Caetano (SP). Na sexta colocação está Santos (SP), seguida por Florianópolis (SC), Vitória (ES), Blumenau (SC) e, na 10ª posição, Jundiaí (SP). Campinas conquistou, ainda, o 1º lugar nos recortes dos eixos Economia e Tecnologia e Inovação.

Novos indicadores

A versão 2019 continua inovando e traz a incorporação de conceitos e novos indicadores baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. Mais do que isso, o estudo é uma ferramenta importantíssima para que os gestores públicos conheçam as necessidades e os pontos fortes das suas cidades e definam suas prioridades de investimento e políticas públicas.

Ciclo Político

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking CSC novamente se antecipa às discussões mais recentes e traz aos gestores públicos uma visão moderna de rompimento com o ciclo político e planejamento futuro. “O Ranking mostra em que ponto as cidades se encontram, com quais cidades é possível se comparar e aprimorar políticas públicas, com foco não apenas no período eleitoral, mas pensando nos benefícios futuros para as cidades e para a população”, comenta.

Setor público

Diante de um momento em que a população está mais engajada em buscar soluções que impactem suas vidas nas cidades, da escassez de recursos públicos e dificuldade em administrá-los, os gestores têm visto a necessidade de buscar novas maneiras de governar. As cidades que mais se desenvolvem no País parecem ter percebido a necessidade de planejar o futuro e romper com o ciclo político. Desta forma, os indicadores do Ranking fazem parte dessa mudança de postura e auxiliam os gestores na definição de prioridades e tomada de decisões.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lembra que, em 2018, a cidade ocupava o 4º lugar no Ranking, passando para a primeira colocação em 2019. “Quando o Ranking foi criado, cinco anos atrás, estávamos em 20º lugar. Campinas é uma cidade que tem muitas possibilidades com universidades, institutos de pesquisas, empresas e a Prefeitura estava muito distante. O que percebemos com esses indicadores é que era necessário integrar todos esses atores para promover o desenvolvimento da cidade. A partir dessas informações, criamos um plano de trabalho para 10 anos, a Secretaria de Inovação de Campinas elaborou esse plano e uniu todas as outras secretarias para que cada uma se apropriasse da sua área e criasse soluções com o objetivo de melhorar a vida das pessoas não só em curto, mas também em longo prazo. No Brasil não é comum o hábito dos gestores planejarem a longo prazo, então acho que isso foi fundamental para que conseguíssemos chegar à posição que atingimos”, conclui.

Prefeito de Campinas

O Secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Santos, Rogério Pereira dos Santos, ressalta que o Ranking é muito importante para as cidades, não apenas pelo reconhecimento de um trabalho (neste ano Santos conquistou a 6ª colocação), mas pela possibilidade de conhecer os indicadores e as experiências desenvolvidas nas outras cidades. Segundo Barbosa, essa interação fará diferença para o desenvolvimento do País. “É muito importante trocarmos informações com os outros municípios utilizando os nossos indicadores e os demais. Podemos entender soluções utilizadas em outras cidades, compartilhar o que estamos fazendo, o que tem trazido bons resultados. O evento Connected Smart Cities promoveu debates muito ricos entre os gestores. Tenho certeza de que essa troca de experiências, além de conhecer as soluções tecnológicas disponíveis no evento será fundamental para o crescimento do País”.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o ranking é um grande estímulo para entender e transformar a cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Em 2019 a cidade ficou com a 10ª colocação, enquanto que, em 2018, ficou com a 19ª. “Em Jundiaí, prezamos pela qualidade de vida das pessoas e entendemos que é bastante pertinente a convergência entre o desenvolvimento tecnológico e o que entendemos como uma cidade inteligente, que é aquela que provê bons serviços públicos, emprego e oportunidade às pessoas. O prêmio é um grande incentivo para a trilha desse desenvolvimento e para o envolvimento, não só da população, e da prefeitura, mas também o apoio da iniciativa privada” ressaltou.

Prefeito de Jundiaí

Para Felicio Ramuth, prefeito de São José dos Campos, o Ranking se tornou uma ferramenta que auxilia no planejamento do desenvolvimento das cidades e na definição de prioridades de investimento. A cidade evoluiu do 34º lugar em 2018, para o 30º, em 2019. “Não tenho dúvidas de que os indicadores do Ranking são fundamentais para que possamos perceber quais as melhores ações a serem desenvolvidas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento sustentável da cidade. E o mais importante do conceito de cidades inteligentes é o planejamento de longo prazo, entre várias gestões. Um trabalho sério que priorize uma melhor qualidade de vida para o cidadão não é projeto de uma gestão de quatro anos. É um excelente caminho desenvolver projetos que avancem e se integrem entre as gestões municipais”.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, conhecido como Guti, comemorou a grande evolução da sua cidade no Ranking que, no ano de 2016 estava no 66º lugar chegando agora ao 45º lugar. “Estamos comemorando essa evolução de indicadores, mas sabemos que temos muito trabalho e muitos desafios pela frente. Guarulhos é a segunda cidade do Estado em termos de população, temos o maior aeroporto da América do Sul, então acredito que conseguiremos avançar muito e, em breve, estar entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Começamos em 2017 uma nova modelagem de PPP (Parceria Público Privada) de iluminação pública e acreditamos que essa seja a porta de entrada para colocar a tecnologia empregada nas ruas”.

Gestores de Cidades podem contar com a Urban Systems para o desenvolvimento de Diagnóstico e Plano Estratégico de suas cidades. Conheça mais acessando aqui.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

3 Comments

Post a Comment