Impulsionada pela pandemia, a procura por bairros planejados aquece o mercado imobiliário

Segundo as últimas informações compartilhadas por 18 empresas associadas à Abrainc* – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em abril desse ano, os lançamentos de imóveis somaram 34.876 unidades no último trimestre móvel (que inclui dezembro/2020, janeiro/2021 e fevereiro/2021), contribuindo para uma alta de 30,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Considerando esse resultado, o número de unidades lançadas nos últimos 12 meses totalizou 126.800 imóveis novos no mercado, superando em 7,5% a quantidade registrada nos 12 meses precedentes. Considerando os segmentos, os empreendimentos participantes do Programa Casa Verde Amarela (CVA) mantêm sua posição de destaque, sendo responsáveis por 85,3% dos lançamentos e 83,6% das vendas residenciais nos últimos 12 meses. Já os lançamentos de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram alta expressiva de 51,2% no último trimestre móvel. Em contraste, considerando os últimos 12 meses, o segmento acumula uma queda de 19,0% na quantidade de unidades lançadas.

Os números mostram que, mesmo diante da pandemia, o mercado imobiliário está aquecido e em retomada. Isso se deve, principalmente, às mudanças comportamentais, novas demandas e necessidades trazidas pela pandemia. A procura por residências com áreas livres, com espaço para o home office, áreas de estudo para crianças e adolescentes, principalmente em condomínios, loteamentos e bairros planejados, é um dos fatores responsáveis por esse crescimento e cada vez mais cidades, desde as metrópoles, até médias e pequenas, têm oferecido esse tipo de empreendimento.

Bairros planejados e o desenvolvimento das cidades

Temas como cidades inteligentes e bairros planejados têm sido muito debatidos nos últimos tempos, principalmente após a pandemia e todas as mudanças comportamentais do público consumidor, impulsionando muitos lançamentos nesse sentido. No entanto, todo produto de sucesso corre o risco de sofrer um desgaste ou banalização no mercado, e o desenvolvimento de um bairro planejado não tem nada de banal, exigindo intenso planejamento e estrutura.

Como o conceito de bairro planejado parece um tanto quanto subjetivo, muitas incorporadoras lançam produtos imobiliários baseados nessa tendência de mercado, entretanto, sem o planejamento e infraestrutura necessária para realmente desenvolver um bairro planejado.

Alguns princípios dos bairros planejados são mais significativos no ponto de vista do planejamento urbano, do que simplesmente de um projeto imobiliário. Um bairro planejado é um produto de extensão urbana, uma intervenção que somada a esse legado que a pandemia irá deixar, de trabalho em casa e busca de maior qualidade de vida, se torna importantíssima para as cidades, pois cria uma nova centralidade.

A lógica do bairro planejado não está limitada a sua área, mas sim a todo seu entorno e ao desenvolvimento da cidade. A escolha dos produtos imobiliários que irão compor o bairro deve estar pautada na diversidade, porém sempre de acordo com a demanda local. Um bairro planejado pode trazer moradias para diversas faixas de renda, casas, apartamentos, varejo, clínicas, escolas e empresas.

Quanto mais diversos os produtos, maior será a retenção de demanda e o sucesso do projeto. O sucesso do bairro planejado não está restrito às vendas, mas à criação de uma nova centralidade equilibrada na cidade, à melhoria da qualidade de vida e redução da necessidade de mobilidade, tudo isso faz parte da inteligência necessária para o seu desenvolvimento. Se todos esses ingredientes não forem considerados, se não houver uma conexão adequada com a cidade, com foco na qualidade de vida de seus diferentes habitantes, não se terá desenvolvido um bairro planejado, podendo até prejudicar a ocupação e a estrutura da cidade.

Urban Systems

Para planejar um bairro inteligente, estruturado e sustentável, a Urban Systems considera a vocação imobiliária de uma determinada área, a sua lógica urbana, os fluxos existentes, os relacionamentos entre os clusters produtivos e as informações de oferta e demanda. Com as novas demandas e a mudança de comportamento do consumidor, os bairros planejados podem trazer ainda mais elementos.

É possível, por exemplo, trazer residências de alto padrão, prédios para outras faixas de renda, moradias para aluguel, moradias para compra, além de diversas modalidades de varejo, áreas de lazer com diferentes funções, empresas, escolas, clínicas, entre outros. A Urban Systems atua junto ao desenvolvedor e aos diversos outros atores em todas as fases do desenvolvimento do projeto, desde a fase de estudo até a sua implantação, sempre considerando as peculiaridades de cada região e cidade e também das necessidades do desenvolvedor.

Quer saber mais sobre a estruturação de bairros planejados? Fale com a Urban Systems.

Thomaz Assumpção é fundador e CEO da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado e soluções estratégicas

*Fonte:

Abrainc

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