Park Meraki em Indaiatuba é exemplo de bairro planejado integrado com o sistema de transporte da região

O bairro, que fica próximo a estradas importantes e o Aeroporto de Viracopos, deve ser entregue ainda no início do segundo semestre de 2021 e negocia novos espaços residenciais e comerciais

O Park Meraki propõe o conceito de uma nova centralidade urbana: um bairro planejado que une vida, comércio, trabalho e lazer em Indaiatuba, no interior de São Paulo. O empreendimento moderno e inovador, localizado em um importante centro no interior de São Paulo, próximo às principais rodovias do País e do Aeroporto de Viracopos (Campinas-SP), traz, em um só local, contato com a natureza, qualidade de vida, convívio social, conforto e segurança para toda a família.

Com 364 mil m² de terreno e 83 mil m² de área verde, o bairro planejado traz, hoje, uma nova centralidade urbana com áreas residenciais (em loteamentos e em dois condomínios fechados integrados ao bairro), comerciais, infraestrutura 100% subterrânea (Fibra óptica, telefonia, energia elétrica e gás encanado), projeto paisagístico diferenciado, equipamentos urbanos e lazer integrado, quadra poliesportiva, ciclovia, pet place e câmeras de vigilância. “Devemos receber as obras com paisagismo e lazer prontos ainda no segundo semestre de 2021”, comentou Paulo Lisboa, arquiteto, urbanista e idealizador do bairro planejado Park Meraki. Atualmente o Park Meraki está em negociações com diversos players do mercado para os lotes que ainda estão disponíveis.

Vista dos condomínios exclusivamente residencias frente para o parque municipal

Lisboa explica que, o espaço do bairro Park Meraki era parte da antiga Cerâmica Indaiatuba. Segundo ele, a indústria desocupou a área e depois houve uma recomposição de glebas com a proposta de reurbanização. “Em 2012, essa região já estava rodeada por uma malha urbana consolidada, então pensamos em criar uma nova centralidade multiuso, em quadras com calçadas amplas e fachada ativa, estruturadas em torno de um  boulevard verde, com áreas de convívio e  lazer,  culminando num parque municipal e formando um loteamento aberto e  completamente integrado ao viário existente”, disse.

Importância de estudar o mercado

“Sabendo de todo o conhecimento que a Urban Systems detinha da região, com o desenvolvimento do Aeroporto de Viracopos, em 2014, contratamos a empresa para validar as nossas ideias e concepções iniciais com o estudo de demanda e mercado. Uma das nossas motivações era criar um ponto de interesse, espaço urbano qualificado, para quem chega em Viracopos, por exemplo. Estava também sendo elaborado pela Prefeitura de Indaiatuba, o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável  que propunha  o planejamento dessa ligação do aeroporto de Viracopos com a cidade ”, comentou Lisboa.

O estudo da Urban Systems mediu as ideias e conceitos colocados, qual seria o retorno e implementação do projeto. Já a Paulo Lisboa Arquitetura, com mais de 35 anos de história, mais de 600 projetos criados e 6 milhões de m² de áreas construídas por todo o Brasil, coordenado pelo Arquiteto Paulo Lisboa, foi responsável pelo Projeto urbanístico trazendo novos conceitos à região de Indaiatuba. “Configuramos o masterplan de desenvolvimento urbano com um mix de  padrões de ocupação e usos para as diferentes situações de lotes que associados a tipologias arquitetônicas dariam uma ideia da qualidade desses espaços e do retorno do empreendimento”, disse.

De acordo com Lisboa, quando o País passou pelas  crises políticas e econômicas, iniciadas em  2014 ,os empreendedores solicitaram  a revisão do projeto  e dos produtos imobiliários. “Nesse momento criamos dois condomínios fechados, junto a um polo comercial de rua em parte da área e totalmente integrados ao bairro. Esses elementos permitiram uma nova liquidez para o projeto. A prova disso é que quando esses empreendimentos foram lançados, em 2019, e colocados à venda, todos os lotes e espaços foram comprados rapidamente. Hoje esta etapa está 100% vendida. Agora estamos iniciando uma nova fase mais focada em empreendimentos residenciais e corporativos.

Vista do boulevard ,mostrndo fachada ativa e usonda area de lazer

Lisboa destaca a importância do estudo de mercado e demanda complementando o desenho urbano que deve prever adequação no longo prazo, garantindo mais segurança para os investidores. “Temos que pensar que o ambiente urbano está em permanente mudança. Então o desenho proposto, a ideia geradora, deve ser clara para não perder qualidade e manter a resiliência, aguentando modificações advindas de crises políticas e econômicas que impactam diretamente na definição de produtos imobiliários. Por isso a importância de um estudo urbanístico e de mercado consistente, de longo prazo e integrado ao desenvolvimento da cidade e da região”.

Urban Systems

Para planejar um bairro inteligente, estruturado e sustentável, a Urban Systems considera a vocação imobiliária de uma determinada área, a sua lógica urbana, os fluxos existentes, os relacionamentos entre os clusters produtivos e as informações de oferta e demanda. Com as novas demandas e a mudança de comportamento do consumidor, os bairros planejados podem trazer ainda mais elementos.

A Urban Systems atua junto ao desenvolvedor e aos diversos outros atores em todas as fases do desenvolvimento do projeto, desde a fase inicial de estudo até a sua implantação, sempre considerando as peculiaridades de cada região e cidade e também das necessidades do desenvolvedor.

Está pensando em planejar um novo bairro planejado? Conte com a Urban Systems para os estudos de inteligência de mercado, para entendimento de produtos, faseamento e valor do projeto.

Para conhecer mais sobre o Park Meraki, acesse aqui.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment