Niterói (RJ) sobe duas colocações e chega ao 9º lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021

Além de estar entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do País, o município carioca também ficou com o primeiro lugar em Governança

Niterói (RJ) está entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do País segundo o Ranking Connected Smart Cities 2021, ficando com a 9ª colocação geral. O município carioca lidera, ainda, no eixo Governança. A primeira posição ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, se posicionou Vitória (ES). Em sexto lugar, ficou São Caetano do Sul (SP), seguido do Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e na décima posição, Salvador (BA).

A 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, aconteceu em formato híbrido, presencialmente, nos dias 01 e 02 de setembro, e, de forma digital, até o dia 03 de setembro.

Evolução no ranking

Niterói subiu duas posições e chegou ao 9° lugar geral do Ranking Connected Smart Cities 2021. O município ainda conquistou o 1° lugar no eixo Governança. Em 2020, Niterói estava em 11º lugar na classificação geral do Ranking e no 7° lugar em Governança. Na primeira edição, em 2015, a cidade estava em 17° lugar no País. O Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Segundo o prefeito de Niterói, Axel Grael, a cidade vem avançando por meio da execução de projetos estruturantes e planos temáticos visando a melhoria dos seus indicadores. “O município vem investindo em ações que integram os indicadores relativos à governança, como a realização de projetos de monitoramento de área de riscos e contenção de encostas; realização de projetos urbanísticos inovadores, aumento dos investimentos em segurança, saúde e educação, bem como por meio de uma gestão comprometida com a transparência e racionalização dos gastos públicos” explicou.

O prefeito destacou ainda que a cidade vem avançando em quase todos os quesitos, com investimentos importantes principalmente na tecnologia para a área da segurança pública, para a área da mobilidade para melhoria da capacidade de gestão do trânsito na cidade. “Além disso, estamos avançando muito também na tecnologia para melhorar o acesso remoto dos alunos a toda atividade escolar”.

Destaques nos eixos

Nos eixos Governança, Urbanismo, Saúde, Educação e Meio Ambiente, Niterói ficou em 1°, 3°, 6°, 11°, 10° lugares, respectivamente. Na área de tecnologia e inovação, a cidade deu um salto do 48° para o 10° lugar no País. No caso do eixo de Urbanismo, Niterói é a única cidade fora do Estado de São Paulo entre as 10 mais bem colocadas.

Diversas ações contribuíram para esses resultados. A cidade de Niterói registrou nota 9,9 na Escala Brasil Transparente, oferecendo atendimento ao cidadão por meio de Aplicativo e Site da prefeitura. A cidade também conta com 8 conselhos municipais participativos, dentro dos setores analisados, e registrou na última edição nota 0,778 no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. “Nos últimos anos, nós investimos muito em transparência. Somos uma das cidades mais bem avaliadas no Brasil em termos de transparência, isto está expresso também no ranking do Connect Smart Cities, a participação da sociedade através de todas as nossas rotinas de audiências públicas, com um trabalho exaustivo de ir lá na comunidade, de ir em cada bairro, buscar entender qual é a expectativa do cidadão, o que ele espera da prefeitura de Niterói”.

Em Urbanismo, a cidade conta com a Lei de Plano Diretor revisada em 2019, emissão de alvará disponível no site da prefeitura, cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado aos cidadãos. No Meio Ambiente, destaca-se a universalização do acesso a água e de coleta de resíduos sólidos residenciais, além de tratamento de 100% do esgoto coletado (nível de 95,6%). Em Saúde, Niterói oferece 4,72 leitos para cada mil habitantes, 475,8 médicos para cada cem mil habitantes. A cidade conta com serviço de agendamento de consulta na rede pública de saúde no site da prefeitura, e investe R$1.254,22 por habitante.

Importância do Ranking

Para Grael, uma iniciativa como o Ranking Connected Smart Cities traz visibilidade ao trabalho que é feito nas cidades, permitindo a comparação e troca de experiências relativas a políticas públicas com as demais cidades. “Além disso, o Ranking permite também que o próprio cidadão entenda o trabalho realizado na sua cidade. A metodologia mais abrangente da abordagem relativa às cidades inteligentes, focando não só na tecnologia e inovação, mas em políticas públicas de um modo geral, é uma forma interessante de mostrar como uma cidade inteligente de fato muda o cotidiano das pessoas”, comentou.

O prefeito lembrou também da importância da política baseada em fatos, indicadores. “Ter indicadores é sempre muito importante para se medir a eficácia das políticas públicas. Nós temos nossos próprios indicadores, temos inclusive uma forma bastante transparente de disponibilidade destes indicadores ao cidadão, mas o Connect Smart Cities coloca estes indicadores em comparação com as outras cidades e com a metodologia exclusiva desenvolvida pela Urban Systems. Por isso o Ranking dá uma dimensão maior desta medição das políticas públicas”.

Acesse aqui a plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities

Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis aqui

Confira aqui o caderno especial do Estadão sobre o Ranking Connected Smart Cities 2021

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment