O valor da terra

Estimar o valor real e possível de uma propriedade não é tarefa fácil. Embora, para o proprietário, envolva questões sentimentais, para determinar o valor de uma porção de terra ou propriedade urbana é preciso analisá-la tecnicamente, avaliando questões já intrínsecas àquela terra, fatores externos e possibilidades de trabalhar a sua valorização.

Quando pensamos em aspectos para valorar uma fazenda, por exemplo, o primeiro deles é a qualidade do solo e o relevo. Existem locais onde o solo é mais propício a determinados produtos agrícolas como soja, eucalipto ou cana de açúcar e outros onde não é possível trabalhar a agricultura, o que pode valorizar ou desvalorizar a propriedade.

No entanto, o solo não pode ser propício para a agricultura, mas pode ter outras utilizações relevantes. Exemplo disso é o Norte do estado de Minas Gerais e o Sul do Piauí que possuem uma terra considerada fraca para o cultivo agrícola, porém a alta insolação facilitou o desenvolvimento de fazendas solares com alta geração de energia. Entre outros exemplos a serem lembrados estão propriedades localizadas no Rio Grande do Norte e o Ceará que, se utilizando dos ventos, possibilitaram investimentos bem-sucedidos em geração de energia eólica.

Se pensarmos em áreas urbanas, o solo pode ser determinante para o valor de uma propriedade, considerando também o seu relevo plano ou acidentado, e o seu histórico de ocupação, como solos com contaminação (Brownfield) que precisam ser descontaminados ou receber novos usos (Leia mais sobre o desenvolvimento imobiliário em Brownfield aqui).

Localização

Outro fator que contribui para atribuir valor a uma terra é a sua localização. No caso das fazendas, a facilidade de acesso, a proximidade de canais para escoamento de produção ou mercadorias e a proximidade de centros urbanos são fatores impactantes. Terras próximas a capitais apresentam valores mais elevados por estarem perto do mercado consumidor ou dos meios de escoamento, por portos e aeroportos.

Em áreas urbanas a localização também é fator determinante para definir o seu valor imobiliário. A proximidade a eixos de mobilidade, centros comerciais, escolas, hospitais, infraestrutura urbana no geral, equipamentos públicos e privados impactam no valor da propriedade. Além disso, existem os parâmetros de parcelamento, uso e ocupação do solo, as leis urbanísticas do município, como por exemplo o coeficiente de aproveitamento do terreno e os usos do solo que são permitidos para determinada área. (Leia mais sobre LVC – Land Value Capture aqui)

Desenvolvimento

Além de todos esses fatores, algo importante a ser considerado é a qualidade dos projetos de desenvolvimento aplicado tanto nas fazendas quanto nos terrenos urbanos. Conhecendo as características de uma propriedade, seus pontos fortes e deficiências, questões econômicas e imobiliárias, é possível sugerir novos usos e rentabilidade para o patrimônio.

A atuação da Urban Systems no desenvolvimento de patrimônios se adapta ao perfil do cliente e ao tipo de propriedade, seja uma grande área rural, diversos terrenos ou imóveis urbanos.  (Leia mais sobre desenvolvimento de patrimônio aqui)

Quer saber mais sobre o valor da sua terra e seus melhores usos? Fale com a Urban Systems?

João Bosco Alves Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment