Otimização e Desenvolvimento de Patrimônio Imobiliário

Dispor de Patrimônio Imobiliário não é garantia de estabilidade financeira e rentabilidade

Investir em terrenos, casas e pontos comerciais é, tradicionalmente, uma das opções considerada mais segura pelos brasileiros, seja para lucrar com a sua valorização, ou ainda para ter uma renda estável com aluguel. Porém, em um País imprevisível como o Brasil, dispor de patrimônio imobiliário não é garantia de estabilidade financeira e rentabilidade.

Diversificação de utilização de propriedade parada

Manter uma propriedade parada ou não diversificar sua utilização implica em grandes riscos a longo prazo. Os exemplos são muitos e vão desde interferências governamentais diretas como o imposto progressivo, desapropriação, alteração na legislação incidente ou indiretas como a expansão das fronteiras urbanas, até desmatamento, e o surgimento de aterros clandestinos.

Proteger o valor de um patrimônio imobiliário e aumentar sua rentabilidade só é possível com gestão e planejamento. É necessário analisar e projetar o futuro além das movimentações do mercado, pensando também no desenvolvimento demográfico da população, suas questões comportamentais e peculiaridades de cada região.

Análise especializada do patrimônio imobiliário

Seja uma grande porção de terra, diversas propriedades, imóveis como casas, lojas ou apartamentos, é preciso seguir alguns passos para aumentar a rentabilidade e proteger o seu Patrimônio Imobiliário. Um dos mais importantes deles é a análise ou diagnóstico especializado. Somente conhecendo profundamente a situação atual é possível sugerir a diversificação de usos, extrair o melhor que o patrimônio pode oferecer e minimizar os riscos do proprietário.

Essa análise permite a estruturação de um projeto de desenvolvimento de negócios diversificados, uma vez que pode se tornar arriscado manter seu patrimônio vinculado a somente uma atividade econômica.

Urbam Systems - Granja Marileusa

Granja Marileusa e a Urban Systems

A expertise da Urban Systems em estudos de mercado e projeção de cenários a longo prazo permitiu o desenvolvimento de trabalhos importantes na área de Patrimônio Imobiliário como o bairro planejado Granja Marileusa, inaugurado em 2015, na cidade de Uberlândia-MG.

O bairro mineiro foi desenvolvido em uma fazenda do fundador do Grupo Algar, Alexandrino Garcia, com pouco mais de 2 milhões de m². O espaço começou a ser vocacionado e estruturado pela Urban Systems em 2011 com o objetivo de valorizar a propriedade e integrá-lo ao planejamento urbano existente.

Hoje, o bairro tem infraestrutura diferenciada com processo de tratamento de esgoto próprio, paisagismo, ciclovias, pontos de ônibus, área de convivência com wifi e segurança por meio de monitoramento com câmeras. O espaço corporativo reúne a Algar Tech, a universidade corporativa e a holding do grupo. Também atraiu a multinacional Cargill, que instalou no baicrro um Centro de Serviços Compartilhados para os seus funcionários e, em parceria com o poder público, nasceu um micropolo tecnológico e espaço de coworking para atrair empresas inovadoras.

Urban Systems - Granja Marileusa

O empreendimento é o primeiro e único na cidade de Uberlândia e, também, um dos poucos no País. Acompanhe mais notícias sobre diversos temas no blog da Urban Systems.

Urban Systems - Otimização de Patrimônio

João Bosco Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

Acompanhe uma nova era de conteúdos no Blog da Urban Systems.

Compartilhe

3 Comments

Post a Comment