Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), investe em infraestrutura turística com a concessão à iniciativa privada

Sob a administração de concessionária Soul Vila Velha, com estudos de demanda feitos pela Urban Systems, o local teve melhorias e novos atrativos estão previstos

Paulo Takito, Socio Fundador da Urban Systems introduz este texto, dizendo: “Os parques naturais podem se tornar fortes âncoras para o desenvolvimento do turismo atraindo turistas de todo Brasil e até do exterior quando bem planejados. Os visitantes dos parques gerarão recursos para ajudar a manter os parques, contribuindo com a preservação ambiental e também extravasando para a sustentabilidade econômica de toda região entorno gerando demanda para hotéis, pousadas, restaurantes, operadores turísticos, transportes e toda cadeia produtiva do turismo.”

Em fevereiro de 2020 a concessão do Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa (PR), foi oficializada pelo Governo do Paraná. O contrato de concessão de áreas do Parque Estadual Vila Velha, nos Campos Gerais, ficou com a empresa Eco Parques do Brasil S/A. O grupo está investindo em serviços de apoio à visitação, turismo sustentável e recreação. O prazo de exploração é de trinta anos. A gestão ambiental segue de responsabilidade do Governo.

A Urban Systems foi parceira da Eco Parques para a realização do estudo de demanda e possíveis melhorias. No local, a empresa irá implantar atividades como arvorismo, ciclismo, tirolesa, além da construção de um campo de desafios, entre outros. O Governo do Paraná informou que projeta uma economia de R$ 4 milhões por ano com a concessão do parque.

Com algumas melhorias já implantadas o parque foi reaberto ao público em setembro de 2020, com capacidade de público limitada a 50%, além de outras medidas de prevenção ao coronavírus. Nos cinco meses anteriores à reabertura, período em que o parque permaneceu fechado, a equipe implementou melhorias para oferecer ao visitante uma experiência mais completa e rica durante todo o passeio.

Além disso, a concessionária está preparando novas atrações para os visitantes, como o circuito de Arvorismo com Tirolesa em Furnas, o voo estacionário de balão e o circuito de Cicloturismo. A histórica ponte sobre o rio Quebra Perna, que faz parte do passeio para Furnas e Lagoa Dourada, também será restaurada, possibilitando a implantação do transporte interno mais harmônico com a identidade do Parque.

Até 2022 o Parque também vai ganhar um novo, amplo e moderno Centro de Visitantes, com novas áreas de estacionamento e opções de lojas e de gastronomia, além de mais atrações de lazer e aventura, incluindo um espaço de hospitalidade.

Sobre a Soul Parques

A concessionária Soul Vila Velha é uma empresa do grupo Soul Parques, holding brasileira que atua para transformar espaços públicos e privados e promover experiências inesquecíveis aos visitantes. Formada pelos sócios fundadores do Grupo Cataratas, pioneiros no Brasil em concessão de parques nacionais, a Soul Parques desenvolve e executa projetos de parceria público-privada e de terceirização de serviços para operações de turismo, lazer, entretenimento e cultura. A empresa realiza investimentos em infraestrutura qualificada e moderna e em atrações inovadoras e diferenciadas, sempre com elevado padrão de qualidade em serviços e no atendimento ao público.

A Soul Parques, parceira da Urban Systems em diversos projetos, desenvolve e implementa soluções exclusivas de inovação, criatividade e modernidade para todos os parques que administram, com elevado padrão de qualidade em serviços e atendimento ao público. “É muito importante que esses projetos sejam muito bem planejados e desenhados. O setor público normalmente precisa investir em infraestrutura básica, para que o privado possa melhorar o espaço e explorar as atrações”, comenta Cadu Guimarães, CEO da Soul Parques.

Urban Systems

A Urban Systems tem desenvolvido diversos projetos para o aprimoramento e desenvolvimento de parques brasileiros, sempre se utilizando de sua expertise e conhecimento das cidades brasileiras, valorizando as particularidades de cada região.

Paulo Takito, sócio e diretor fundador da Urban Systems, reforça a visão da empresa de que a expansão das parcerias público privadas para parques será importante para a transformação das cidades brasileiras. “O Parque de Vila Velha é natural, tradicional na região, com formações rochosas e muitos recursos naturais, com uma função cultural e educacional”, comentou.

Conheça outros projetos e estudos de Parques: Parque Caminhos do Mar e Parque da Orla do Guaíba.

Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems

Compartilhe

1 Comment

Post a Comment