Patrimônio e Sucessão e a nova ótica de negócios

Histórias complicadas envolvendo heranças, disputas entre sucessores e dissolução do patrimônio são bastante comuns no mundo dos negócios. Isso acontece, principalmente, porque divisão de bens ou planejamento sucessório são assuntos que acabam se tornando tabus entre familiares. No entanto, discutir sobre esses temas antecipadamente pode evitar problemas, muitas vezes irreparáveis. As novas gerações têm demonstrado maior conhecimento desta situação e cada vez mais buscam análise especializada no assunto, além de diferentes alternativas de administração financeira e patrimonial.

O que fazer?

O ideal é analisar e planejar a divisibilidade do patrimônio com antecedência, antes de ser pego de surpresa por uma situação inesperada que exija decisões emergenciais ou litígios entre os herdeiros. Porém, na maioria das vezes, apenas no caso de necessidade, de venda ou sucessão, é que a família irá se dar conta da dimensão do patrimônio que possui e da dificuldade em sua gestão.

Qualquer que seja o caso vivenciado pela família, o primeiro passo é fazer um diagnóstico profundo desse patrimônio. Essa análise possibilitará traçar uma estratégia, separando os ativos que poderão ser vendidos – gerando liquidez imediata-, aqueles que valem a pena serem mantidos no portifólio da família, além daqueles que podem ser desenvolvidos imobiliariamente, com usos diversificados por meio de parcerias ou investimentos próprios.

Estratégia

Para que a estratégia traçada seja eficaz, é preciso considerar diversos fatores durante o diagnóstico. A falta de documentação específica dos imóveis, além de questões fiscais ou tributárias que exijam regulamentação são bastante comuns no Brasil. O trabalho de regularização deve fazer parte da estratégia de desenvolvimento, pois, além de gerar custos, é fundamental para que seja possível realizar qualquer movimentação posterior relacionada a esse patrimônio.

Também é importantíssimo considerar, além das principais necessidades, o perfil comportamental e cultural da família. O patrimônio precisa ser analisado não somente pela ótica dos negócios, mas também pela ótica dos proprietários, considerando opções que possam ser mantidas a longo prazo sem conflitos familiares.

Nova ótica de negócios

Em seus 20 anos de atuação, a Urban Systems é conhecida pela condução de estudos que resultaram em um profundo conhecimento de centenas de cidades brasileiras e das particularidades de cada região do país.

Essa expertise auxilia tanto o poder público no conhecimento das necessidades da população, quanto o setor privado a direcionar seus investimentos. Na área de patrimônio, o diferencial da Urban Systems é proporcionar uma nova ótica de negócios.

Além das análises técnicas comumente solicitadas – mercado, jurídica e financeira – a Urban Systems considera também a ótica do proprietário, o perfil da família, da cultura e da região onde aquele patrimônio está inserido.  Além, é claro, de promover estudos e projeções de demanda, mercado e infraestrutura a curto, médio e longo prazo. Essa nova ótica de negócios visa minimizar os riscos e trazer, para o grupo familiar, soluções diversificadas e sustentáveis do ponto de vista econômico.

Em sua jornada, a Urban Systems atuou com familly offices em diferentes momentos da decisão patrimonial e com diferentes perfis de patrimônio: com imóveis urbanos e industriais, glebas rurais, imóveis com operação comercial e outras variações, trazendo sempre a solução ideal às expectativas de seus clientes.

Veja aqui as dicas sobre otimização de patrimônio, em texto anterior publicado no nosso blog.

João Bosco Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment