O Círculo virtuoso do desenvolvimento do patrimônio

O modelo de desenvolvimento de patrimônio praticado pela Urban Systems está baseado em um ‘círculo virtuoso’, que tem sempre como foco principal o proprietário DO PATRIMÔNIO. Essa sequência de análises que compõe o círculo começa e termina nas necessidades e desejos do proprietário.

O objetivo na utilização desse sistema é, principalmente, se adaptar ao perfil do cliente, aos seus interesses e ao tipo de patrimônio analisado, seja ele uma grande propriedade ou diversos imóveis. Em todos os casos, para que esse patrimônio seja desenvolvido e os riscos de investimento ou perda minimizados, é preciso seguir algumas etapas essenciais baseadas no círculo formado pelo proprietário – patrimônio – mercado – produto – negócio, finalizando com decisão do proprietário.

Proprietário

Existem muitas questões que tornam difícil a tomada de decisão do proprietário sobre como desenvolver um patrimônio: heranças com problemas jurídicos, grande número de herdeiros, necessidade imediata de gerar renda com esses ativos, grandes empresas que pretendem agregar valor ao seu patrimônio ou mesmo o desejo de desenvolver um bairro planejado dentro de uma propriedade.

Para facilitar e embasar essa decisão, primeiro é preciso entender os desejos e particularidades que envolvem o proprietário. Toda pessoa que detém qualquer patrimônio tem ideias, expectativas e prioridades em relação ao uso desses ativos. Essas questões devem ser respeitadas e fazer parte de todo o processo de análise e estruturação do desenvolvimento do patrimônio.

Patrimônio

Após entender as necessidades e desejos específicos do proprietário chegamos a outro ponto do círculo: o patrimônio propriamente dito. Normalmente, o proprietário, até por estar envolvido emocionalmente tem dificuldade em mensurar o valor real dos seus bens ou se existem imóveis que precisam de regularização de documentos, por exemplo.

O papel da Urban Systems nesse momento é analisar se os desejos e expectativas são factíveis. Essa análise envolve a quantidade e a tipologia dos imóveis, quais são seus usos atuais, legislação, matrículas e restrições fundiárias, além do valor do patrimônio.

Mercado, produto e negócios

Em seguida chegamos ao ponto de olhar para o mercado, o que irá possibilitar o desenvolvimento de um produto. A análise considera o valor de mercado, a área de influência, a demanda a concorrência e os riscos. A partir daí é possível desenvolver um ou mais produtos para o desenvolvimento e aproveitamento desse patrimônio.

As alternativas de produtos desenhadas pela análise da Urban Systems se transformarão em possibilidades de negócios. O plano de negócios considera uma estratégia de desenvolvimento, fases e cronograma, além da viabilidade jurídica financeira.

Círculo virtuoso

Quando toda essa estrutura é montada o círculo se fecha e volta ao proprietário. A partir do momento que ele recebeu uma solução, com alternativas de produtos/negócios, que o patrimônio permite e o mercado aceita, é possível decidir seguir ou não com a implantação dos projetos com mais tranquilidade e embasamento.

Esse círculo virtuoso irá percorrer todas as etapas do desenvolvimento do patrimônio, desde o diagnóstico, planejamento, estruturação até a implantação e operação. Nos próximos textos falaremos detalhadamente sobre todas essas etapas do desenvolvimento do patrimônio.

João Bosco Alves Silveira, Diretor de Patrimônio na Urban Systems

 

Compartilhe

Post a Comment