Teste de Produto: A última oportunidade para o sucesso definitivo do seu lançamento imobiliário
Os últimos ajustes de um projeto imobiliário também podem ser decisivos para o sucesso de vendas, e o Teste de Produto é a ferramenta ideal para sua última chance de acertar
Uma das maiores angústias que costuma tomar a cabeça de empreendedores imobiliários é se o produto que ele está prestes a colocar no mercado está realmente aderente ao desejo de seu público-alvo. Como visto anteriormente neste blog, no texto “Urban Systems: soluções para seu projeto”, de Willian Rigon, os diferentes momentos de desenvolvimento de cada projeto demandam necessidades e soluções distintas. Nele, fica claro que toda a trajetória percorrida no planejamento do empreendimento vai construindo camadas sobrepostas de conhecimento do mercado e da demanda, trazendo cada vez maior segurança para as tomadas de decisão necessárias.
Ainda assim, aqueles momentos de protocolar o projeto, solicitar o RGI e finalmente lançar o empreendimento podem gerar novas dúvidas até nos mínimos detalhes. Além do mais, as próprias características do mercado imobiliário, com sua dinâmica concorrencial um tanto fluida, podem trazer à luz novas situações criando fontes de preocupações de última hora.
É nestes momentos que se pode realizar um Teste de Produto para mais uma vez garantir uma redução dos riscos do projeto, uma ferramenta minuciosa e eficaz, e que permite os últimos ajustes para alcançar o maior sucesso possível.
Metodologia e resultados
A metodologia mais usual e prolífica no momento de testar um produto imobiliário é a realização de uma pesquisa quantitativa com o público target. Essa abordagem, além de oferecer a possibilidade de uma validade estatística para os resultados, com índices de aceitação e percentuais de conversão, inclusive com margem de erro, também permite avaliar informações mais genéricas ou detalhes mais sensíveis.
Embora o momento não permita mais alterações muito abrangentes nos rumos do empreendimento, pequenos detalhes podem fazer grande diferença. Dentre os principais elementos passíveis de teste antes do lançamento encontram-se detalhes como pequenas alterações de layout, seja do condomínio ou da unidade (apto, casa, sala etc.), preferências de forma de comunicação, sistema de vendas e financiamento, oferta de diferenciais, serviços ou ‘kits’ complementares (acabamento, móveis planejados, churrasqueira) e até – e principalmente – ajuste final do preço de lançamento.
Imagem: Perspectiva do Condomínio Extension Berrini – Site Extension Berrini
Dentre os inúmeros testes de produto realizados pela Urban Systems, recentemente foi lançado o empreendimento Extension Berrini, da Galli, para o qual identificamos toda a cadeia de valor a ser oferecida pelo condomínio, desde sua abundante área de lazer até serviços diferenciados pay-per-use, e sobretudo a elasticidade de preço de acordo com o que seria ofertado. Saiba mais sobre este case aqui.
A solução não nasce pronta, se constrói
Mas não se engane. Para cumprir com seu principal objetivo de validar ou rejeitar as características do produto, desde sua localização, tipologia e infraestrutura até o preço pretendido, é absolutamente imprescindível que o teste de produto alcance o perfil exato do público, com suas características sociodemográficas, sua renda e sobretudo entre aqueles que estão em momento de compra. São estes que poderão entregar as respostas e informações precisas para refinar os últimos detalhes do seu lançamento.
Sendo assim, também podem-se identificar situações nas quais encontrar o público certo em quantidade suficiente para garantir uma validade estatística com margem de erro segura pode ser um enorme desafio. Em casos nos quais o perfil do público é muito específico e/ou a renda muito elevada, esta pode se tornar uma tarefa insustentável para o projeto.
Mais uma vez a Urban Systems se diferencia da concorrência ao não padronizar e engessar suas soluções. Entra em jogo nosso know how e 23 anos de experiência em análises de inteligência de mercado para encontrarmos a solução que melhor se adequará ao desafio posto. Ainda que a pesquisa quantitativa, quando respeitadas as condições apresentadas anteriormente, seja a metodologia mais adequada para o teste de um produto imobiliário, também é possível realizá-lo utilizando outras metodologias de pesquisa comportamental.
Foto: Daniel Grubba – The One Agency
Outro exemplo de grande sucesso onde a Urban Systems aplicou sua inteligência de mercado foi a Praia da Grama, empreendimento para o qual o teste do produto necessitava de grande especificidade do perfil do público target: surfistas, de alta renda, com intenção de comprar imóvel para segunda residência. A solução desenvolvida foi a realização de entrevistas em profundidade exatamente com este público target que apresentaram elementos muito assertivos das necessidades de ajuste do projeto e o preço ideal para o lançamento. Resultado, um projeto de enorme sucesso que você pode conferir mais aqui.
Oscar Segall, CEO da KSM Realty, comentou sobre os estudos realizados pela Urban Systems e sua importância: “Fizemos uma pesquisa muito apurada sobre a tecnologia, e a Urban Systems nos ajudou com o dimensionamento da demanda e de preços. A pesquisa testou valores de R$ 800 a R$ 1000, e as pessoas aceitaram, entendendo a proposta, com as ilustrações de alto nível que a gente fez, então foi muito importante a pesquisa da Urban Systems, ela nos deu segurança. O sucesso de vendas é a prova da importância desse estudo”.
Não importa o tamanho do desafio, a Urban Systems possui décadas de experiência, um time multidisciplinar e inovador, e um track record que fala por si só!
Chegou a hora decisiva de colocar seu projeto no mercado e ainda tem dúvidas? Conte com a gente!
Na Urban Systems encontramos a melhor solução para seu projeto, confira mais aqui
Saiba também sobre outros Estudos elaborados pela Urban Systems
Conteúdo elaborado por Leandro Begara, Diretor de Inteligência de Mercado da Urban Systems