Urban Systems: 23 anos transformando conhecimento em resultados

A rapidez e radicalidade das mudanças trazidas, exigiu das empresas uma maior capacidade de adaptação e resposta ao novo mercado

É fato que o mundo está em constante evolução, e que as mudanças tendem a acontecer cada vez mais rapidamente. Hoje observamos velhos hábitos deixando de fazer sentido, enquanto novos modelos, recursos e comportamentos surgem na condução da vida em sociedade. Se por um lado muitas empresas acabaram sucumbindo à uma crise inédita (pandemia), que trouxe mudanças extremamente rápidas e radicais, outras encontraram meios para se reinventar, sobreviver e, inclusive, crescer.

A Urban Systems tem uma trajetória de 23 anos e, é preciso dizer que, o crescimento da empresa se deu pela capacidade de se desenvolver, adaptar e inovar, para atender as mudanças que o mundo e o Brasil sofreram ao longo desse tempo. O trabalho da Urban Systems, desde a sua fundação em 1999, sempre esteve na vanguarda das discussões mundiais dos setores imobiliários, patrimonial, de planejamento urbano, cidades inteligentes, infraestrutura, além de tecnologia e metodologia de pesquisa exclusiva.

São mais de 1.200 projetos em 900 cidades brasileiras. Para trazer consistência a todo esse trabalho é necessária, não somente experiência na construção de índices e indicadores, mas também a capacidade de interpretar todos esses dados corretamente e trazê-los para a realidade de diversos mercados de atuação da Urban Systems, como cidades inteligentes, bairros planejados, turismo, estudos para parcerias público-privadas, que já envolvem muito além dos transportes e infraestrutura – trazendo agora áreas como saneamento, iluminação pública, parques públicos, entre outras -, análises de risco e desenvolvimento de patrimônio imobiliário.

Dados e informação

Existe um elemento em particular que deve ser considerado primordial no novo mundo em que estamos: a revolução tecnológica. A tecnologia precisou avançar em tempo recorde para que fosse possível manter relativa normalidade. A população, os gestores públicos e as empresas também precisaram lidar e se adaptar à grande quantidade de ferramentas tecnológicas disponíveis em um contexto de isolamento social.

A transformação digital chegou definitivamente e não há mais volta. Pelo contrário, as mudanças continuam e será preciso aproveitar todos os benefícios que esse movimento pode trazer, além de garantir a mitigação de riscos. A nova realidade faz com que produtos se tornem obsoletos mais rapidamente, exigindo das empresas, uma nova postura em termos de tecnologia, inovação e capacidade de resposta, para o desenvolvimento imobiliário e de cidades inteligentes.

Aqui vale um destaque importante: dados só se tornam informação a partir da sua correta interpretação. Portanto, enquanto temos cada vez mais dados estatísticos disponíveis que podem ser utilizados como base para tomadas de decisões empresariais, contraditoriamente existe cada vez mais dificuldade em compreendê-los e colocá-los no contexto e realidade adequados.

A grande massa de dados que já temos tende a crescer exponencialmente com a captura de informações das mídias sociais, aplicativos, Internet das Coisas (Iot), onde todas as pessoas e objetos poderão se tornar geradores de informação, tornando o bigdata uma oportunidade e um enorme desafio para ser interpretado.

Trabalhar bem os dados e extrair deles informações ricas para subsidiar as decisões de projetos deve ser o objetivo, assim a Urban Systems atua como integradora de dados e informações buscando analisar e entender os movimentos dos mercados, o histórico de desenvolvimento das cidades e projetar novos cenários para o futuro.

Desde o início dos trabalhos, a Urban já tinha, em seu DNA, esse perfil de agregadora de dados, integrando técnicas de pesquisa que andavam separadas na década de 90, como a técnica de geoprocessamento, pesquisas qualitativas e quantitativas por exemplo. Além disso, o olhar urbano com uma equipe multidisciplinar, que já era intuitivo no início, se tornou uma fórmula única e difícil de ser replicada, que após 23 anos de experiência se consolidou e se destaca no mercado.

Atualmente, a necessidade do desenvolvimento de pesquisa de mercado já é ponto comum em diferentes mercados. No entanto, para a Urban Systems, inteligência de mercado deve considerar diversos dados e informações, além das pesquisas qualitativas e quantitativas. A visão do público, além da nossa experiência de análise de projetos em todas as escalas e tipos de negócios e da projeção de futuro, unindo diversas bases de dados são os diferenciais da Urban Systems.

Desafios

A tecnologia, já citada anteriormente, pode ser uma grande oportunidade para as empresas, mas também um grande desafio. O principal deles é a velocidade, as rápidas mudanças nos mercados e no perfil dos consumidores.

Como trabalhamos com projetos que levam tempo para serem desenvolvidos, aprovados e construídos, é necessário ter agilidade em todos os processos desde o planejamento até a execução, atendendo a demanda do consumidor. Será um desafio imenso, e as empresas que souberem fazer uso da grande disponibilidade de dados, bem como da aceleração tecnológica, sairão na frente.

Outro desafio é a personalização ou nicho dos projetos. Produtos que exijam adaptação do consumidor não terão sucesso. O comprador ou investidor já quer o projeto totalmente adequado às suas novas necessidades. Essa super personalização exige que o incorporador entenda qual é exatamente o seu público, encaixando a escala do projeto e o nicho.

Transformação nas cidades

A cidade será depositária de uma série de novas propostas e produtos que não estavam no nosso horizonte há pouquíssimo tempo, além de outras demandas que irão surgir acompanhando essas mudanças no comportamento, na maneira de viver e pensar as cidades.

O conhecimento da Urban Systems sobre a realidade das cidades brasileiras permite a adaptação de produtos em todos os segmentos que atuamos, uma vez que os reflexos desse novo modo de viver irão demandar novos critérios de análises, que serão determinantes no sucesso tanto de novos empreendimentos imobiliários, quanto de novas políticas públicas.

O que tornou a Urban Systems referência em inteligência de mercado no País, é mais do que antecipar tendências. A nossa missão é também maior do que entregar um bom resultado para que os clientes possam tomar decisões acertadas e terem retorno com seus projetos. Com o desenvolvimento de projetos em diversas escalas para diversos públicos, estamos integrando a cidade e favorecendo seu desenvolvimento, bem como trazendo uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.

É o olhar inteligente ao mercado sempre voltado ao tripé da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. Esse olhar, permite transformar efetivamente as cidades, com produtos que se adaptam não somente às demandas do consumidor, mas também às necessidades das cidades que, mais do que nunca, precisam ser inteligentes, conectadas, descentralizadas, acessíveis e humanas.

São 23 anos de Urban Systems colaborando no desenvolvimento de cidades inteligentes e eficientes e gerando empreendimentos e projetos imobiliários de sucesso. Para este novo ciclo que se inicia, queremos você como parceiro! Vamos juntos, transformar (23 anos de) conhecimento em resultados!

Conteúdo elaborado por Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems

Compartilhe

1 Comment

  • Sergio da Silveira
    03/11/2022

    Esse novo olhar na vocação através da tecnologia contemplando o social e meio ambiente pela sustentabilidade é o caminho perseguido pelas construtoras e incorporadoras de vanguarda.
    Admiro aos 23 de anos de atuação da Urban Systems inovando o mercado imobiliário

Post a Comment