Desenvolvimento Imobiliário Industrial na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Sete Lagoas na RMBH é uma cidade que apresenta diversas vantagens para instalação de indústrias e empresas, além de infraestrutura completa a cidade aderiu aos projetos ‘Avança Minas’ e ‘Decreto de Liberdade Econômica’, saiba mais em nosso blog.

Diversos são os exemplos de novos bairros ou novas regiões imobiliárias surgidas pelo espraiamento urbano, oriundo de especulação imobiliária ou da busca por terrenos mais acessíveis para desenvolvimento de novos projetos, loteamentos ou condomínios. Entretanto, não apenas por estes fenômenos surgem novas regiões de desenvolvimento nas cidades ou novas centralidades. Alphaville, no município de Barueri (SP), é um dos mais conhecidos exemplos de outro fenômeno de desenvolvimento imobiliário, desta vez induzido pela implantação de novas empresas e empregos, que posteriormente induziram o desenvolvimento de empreendimentos residenciais e de serviço.

Tendo este contexto em vista, no texto de hoje vamos abordar o desenvolvimento imobiliário em grandes áreas, ancorado pelo uso não residencial, especificamente industrial, um modelo de transformação urbana que ocorre geralmente em áreas com potencial econômico latente e ampla oferta de infraestrutura logística e de transporte para escoar as produções. Nosso foco: o Eco238, empreendimento da Finvest Real Estate, desenvolvido em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O ECO238

Localizado no setor industrial norte da cidade de Sete Lagoas, o Eco238 tem facilidade de acesso a rodovias e aeroportos. Considerado um dos fatores mais importantes para implantação de novas empresas ou para tomada de decisão de alteração de endereço, a acessibilidade é um dos seus pontos de destaque. O empreendimento está a 50 minutos de Belo Horizonte, a 45 minutos do Aeroporto Internacional de Confins, a 12 quilômetros do centro da cidade de Sete Lagoas, com oferta de serviços e comércio, além da proximidade com a ferrovia Centro Atlântica, que conta com corredor de exportação entre o Terminal de Pirapora (MG) e o Terminal de Produtos Diversos no Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória (ES).

Fonte: Finvest Real Estate

O empreendimento possui cerca de 400 mil metros quadrados de terrenos disponíveis e prontos para a implantação de empresas e indústrias, ao lado de um parque ecológico com aproximadamente 1 quilômetro de extensão e junto a indústrias consolidadas no mercado, como a Iveco e a Ambev.

Em termos de infraestrutura, o empreendimento é completo para atender empresas de diferentes perfis, contando com terrenos com topografia favorável e gerando baixo custo com terraplanagem, acesso ao sistema de abastecimento de água pelo SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), acesso ao sistema de energia elétrica da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), acesso ao sistema de gás canalizado da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais) e sistema de telefonia facilmente acessível.

Para tornar o projeto ainda mais atrativo, o Eco238 adere ao conceito ESG (Environmental, Social and Governance que, em uma tradução literal, significa “meio ambiente, social e governança”), acreditando que esses três pilares trabalham de forma conjunta para guiar ideais empresariais e industriais, tendo a preservação ambiental como um dos seus principais pilares, oferecendo lotes industriais que contribuem para o meio ambiente, desde a falta de necessidade de processos poluentes, como a terraplanagem, como também pela adoção de metodologias diárias internas apoiadas no ESG.

Fonte: Finvest Real Estate

Localização assertiva e município atuante

Já em termos de benefícios e facilidades para as novas empresas, a cidade de Sete Lagoas é uma cidade que fez sua lição de casa e apresenta diversas vantagens, dentre elas a facilitação e a flexibilização da instalação de indústrias e empresas, tendo aderido em 2020 a dois projetos públicos para colaborar com a desburocratização da abertura de empresas: o ‘Avança Minas’ e o ‘Decreto de Liberdade Econômica’.

O “Avança Minas” é um programa do Governo Estadual Mineiro, que apresenta uma série de medidas de desburocratização para melhorar o ambiente de negócios no estado e engloba ainda um pacote de obras públicas que somam R$ 1 bilhão, nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura rodoviária e urbana. Já o “Decreto de Liberdade Econômica” é um documento que estabelece uma série de ações que potencializam o desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício aos negócios.

Atrair empresas e negócios é prioridade da cidade de Sete Lagoas, como afirmou o Prefeito Duílio de Castro em 2021 “Eu sempre enxerguei o empreendedor como amigo e tudo o que pudermos fazer para facilitar os processos burocráticos, faremos. O empreendedorismo é a grande aposta dos novos tempos em que estamos vivendo”, prova dessa prioridade está na criação da ‘Sala Mineira’, onde o pequeno empreendedor que quer se formalizar, com menos de 24 horas, tem a empresa aberta e autorização de funcionamento.

Além disso, a portaria que trata sobre o licenciamento ambiental foi editada. Atualmente este licenciamento é analisado no prazo de até 30 dias e qualquer estudo ou qualquer outra exigência já é feita no mesmo momento. A partir disso, é produzido um relatório indicando todos os documentos necessários para evitar que o empreendedor entregue os documentos de forma incompleta ou até mesmo errada, o que agiliza todo o processo.

Estudo e Concepção

O Eco238 faz parte da maior área industrial disponível no estado de Minas Gerais. Em área junto aos seus 400 mil m² está disponível o projeto Next, com mais de 3,5 milhões de metros quadrados destinados a indústrias de todos os portes em Sete Lagoas.

Fonte: Finvest Real Estate

O projeto como um todo foi pensado, estudado e dimensionado em sua totalidade, e desde os estudos iniciais, realizados junto a Urban Systems (saiba mais aqui), o seu lançamento e ocupação é compreendido dentro do conceito de ciclo longo de desenvolvimento.

André Pompeu, diretor de desenvolvimento da Finvest Real Estate, comenta da importância dos estudos de inteligência de mercado: “é fundamental para o desenvolvimento de um projeto imobiliário, ter uma leitura clara do ambiente que este ativo se encontra. Entender as demandas da região, as potencialidades de crescimento e as oportunidades é uma das estratégias para o futuro sucesso do projeto. A Urban Systems é uma empresa referência no mercado quando se trata de pesquisa imobiliária e inteligência de mercado, ferramentas que auxiliam e norteiam o desenvolvimento do projeto”.

Dos estudos iniciais até sua ocupação e comercialização atual a equipe envolvida no projeto estabeleceu uma estratégia pautada em expectativas e riscos de mercado. Após concepção e aprovação do projeto, muitas foram as parcerias e apresentações realizadas, trazendo como parceiros entidades como a Associação Comercial e Industrial (ACI) Sete Lagoas. “É de extrema importância estarmos unidos neste momento, pois acreditamos que é uma via de mão dupla, a cidade e seu entorno ganham com o nosso empreendimento e as novas indústrias ganham com todo o apoio que a ACI oferece para sua instalação e operação em Sete Lagoas”, afirmou Pompeu.

A FINVEST REAL ESTATE

Responsável pela criação e concepção do Eco238, a Finvest é uma empresa de investimentos com foco nos setores de saúde e serviços financeiros, fundada em 2008. Em 2021, foi criada a Finvest Real Estate, empresa especializada na gestão de ativos imobiliários, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por executivos com grande experiência no setor. Para comandar o desenvolvimento e gerenciamento dos ativos da Finvest em Minas Gerais, foi contratado o executivo mineiro André Pompeu, engenheiro civil e especialista em negócios imobiliários.

Além do Eco238 a Finvest Real Estate desenvolve outros três projetos no estado de Minas Gerais: um loteamento em fase de aprovação na cidade de Esmeraldas, a 55 quilômetros de Belo Horizonte; novos bairros abertos com lotes residenciais de 250 metros quadrados e áreas destinadas para comércio local e estabelecimentos de grande porte em Ribeirão das Neves, a 35 quilômetros de Belo Horizonte; e um projeto residencial e comercial com características diferenciadas em Vespasiano, cidade a 30 quilômetros da capital mineira, projeto em processo de aprovação.

Está em dúvida em como entender a vocação de seu patrimônio? Fale com a Urban Systems.

Clique aqui e conheça o Eco238 empreendimento da Finvest Real Estate.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems

Compartilhe

Post a Comment