Ranking aponta as melhores cidades para investir em Saúde no Brasil

Os serviços de saúde são uma potente âncora de desenvolvimento municipal e regional, com potencial positivo na atração de uma longa cadeia de investimentos nas cidades. Além disso, a carência de infraestrutura de saúde é grande, resultando em uma demanda poderosa. Investir em saúde é um bom negócio para investidores. Entretanto, as muitas variáveis envolvidas e a própria complexidade do setor tornam difíceis as tomadas de decisões para a aplicação de capital na área.

A experiência acumulada pela Urban Systems e pela L+M no desenvolvimento de projetos para o setor de saúde – desde estudos de demanda e potencial de mercado, até a elaboração do business plan e colocação no mercado de projetos imobiliários ancorados por estabelecimentos de saúde, resultou no Ranking das Melhores Cidades para Investir em Saúde, cujos indicadores podem servir de guia e minimizar os riscos dos futuros investidores nesse tipo de negócio.

Para a elaboração do Ranking foram estudados os 666 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, com a utilização de 35 indicadores que fazem parte de sete eixos responsáveis pela formação do ecossistema ideal para desenvolver um empreendimento no setor de saúde. Os eixos que norteiam os indicadores são: Socioeconômico, Demanda, Capital Humano, Infraestrutura, Oferta Existente, Apoio e Mobilidade. A partir dessa análise, o Ranking aponta as 20 cidades com maior potencial a receberem investimentos segmentadas por regiões geográficas do País (Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). Acompanhe alguns destaques do Ranking:

Região Sudeste

O Estado de São Paulo traz 14 das 20 cidades apontadas como as melhores para receberem investimentos em saúde na Região Sudeste, sendo a capital Paulista a primeira da lista. Já o estado do Rio de Janeiro leva três cidades à lista e a capital ficou com a segunda posição. Vitória, capital do Espírito Santo, é a única cidade do Estado entre as 20 melhores cidades para investir no Sudeste, na 3ª posição.

Região Sul

Embora as primeiras colocações estejam concentradas nas capitais, o Ranking traz uma melhor distribuição de cidades classificadas entre os três estados da região, se comparado ao Sudeste.  Santa Catarina tem seis cidades no ranking, com destaque para Florianópolis, na primeira colocação.  Das 20 melhores cidades para se investir em Saúde na Região Sul, cinco estão localizadas no Rio Grande do Sul. A capital, Porto Alegre, ficou com a segunda colocação. Já o estado do Paraná é o estado com maior quantidade de cidades na lista das melhores para investir em saúde, com nove cidades, sendo Curitiba, a terceira colocada.

Região Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, Brasília-DF é a primeira colocada com boas posições nos eixos socioeconômico, demanda e mobilidade. Dez das 20 cidades mais bem colocadas da Região Centro-Oeste estão no Estado de Goiás. Goiânia está na terceira posição com destaque entre as cidades nos eixos de infraestrutura e infraestrutura de apoio. Entre as cinco melhores colocadas estão três cidades do Mato Grosso do Sul. O município de Três Lagoas é o segundo colocado, Campo Grande ficou em quarto lugar e Dourado em quinto. O Estado do Mato Grosso traz seis cidades entre as 20 melhores para investir em Saúde, sendo que a capital, Cuiabá, ficou com sexta colocação, melhor classificada no Estado.

Região Nordeste

Região brasileira com maior número de estados, a Região Nordeste conta com cidades de todos os estados entre as melhores para investir em saúde. A cidade de Recife (PE) ficou com a melhor classificação no Estudo, com destaque para os eixos socioeconômico e capital humano. O estado conta também com a cidade de Caruaru (15ª colocada) na lista das melhores cidades para investir em saúde. Bahia é o estado com o maior número de cidades representadas no estudo, sete cidades, sendo que duas delas estão entre as cinco melhores posicionadas. Salvador ficou com o terceiro lugar e Lauro de Freitas com o quinto. Na Bahia, outro importante destaque fica por conta da cidade de Luis Eduardo Magalhães, com maior potencial de demanda não explorada (atendida em outros municípios). A cidade de Maceió, em Alagoas, ficou com a 19ª posição.

Região Norte

Na região Norte as capitais são as melhores classificadas no Ranking. Palmas no Tocantins ficou com a primeira posição com melhores pontuações nos eixos: socioeconômico, capital humano e infraestrutura. O Estado do Pará conta com oito cidades na lista das 20 melhores para investir em saúde. Boa Vista-RR ficou em segundo lugar, Manaus (AM) com o terceiro. Rio Branco, no Acre, é a quinta colocada e Macapá, no Amapá, é a 10ª.

Sobre a Urban Systems

Durante 20 anos a Urban Systems vem acumulando conhecimento e competência que a tornaram referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil. Hoje são mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas, 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios.

Sobre a L+M

A L+M, empresa brasileira fundada em 1987, é especialista em gestão de projetos hospitalares. A empresa atua em Consultoria, Design e Gestão de Implantação de Empreendimentos de Saúde de todos os portes, em todas as regiões brasileiras.

Todos os indicadores do Ranking Melhores Cidades para se investir em Saúde estão disponíveis AQUI.

Conteúdo elaborado pela Redação Urban Systems.

Compartilhe

Post a Comment